Considerando a produção de obras de infraestrutura, capacitar os alunos a:1.Compreender a estrutura funcional das obras de infraestrutura e seus agentes.2.Compreender as formas de montagem de empreendimentos e contratos.3.Compreender as características da gestão de: recursos humanos, materiais e equipamentos; logística; e aspectos e impactos ambientais.4.Compreender as características do planejamento.5.Compreender e aplicar os conhecimentos sobre métodos construtivos e equipamentos.6.Compreender e aplicar os conhecimentos sobre canteiro de obras.7.Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe, comunicação e elaboração de apresentações, aprimorando valores de liderança e responsabilidade profissional e ética.
Classificação de obras de infraestrutura. Montagem de empreendimentos e contratação de obras. Sistemas de gestão e planejamento geral de obras. Canteiro de obras. Métodos construtivos e equipamentos.
1.Classificação de obras de infraestrutura. Agentes intervenientes. Impactos no meio ambiente.2.Formas de montagem de empreendimentos, modelagens e contratação em obras de infraestrutura. Requisitos Legais. Gestão de contratos. 3.Métodos construtivos e equipamentos para execução de obras de infraestrutura.4.Sistemas de gestão (recursos humanos, materiais e equipamentos e aspectos e impactos ambientais) e planejamento geral de obras (estrutura organizacional, atividades, cronogramas, custos e suprimentos).5.Canteiro de obras: programa de necessidades, projeto, operação e manutenção das áreas; segurança e saúde no trabalho e meio ambiente. 6.Estudos de Casos7.Desenvolvimento de trabalho prático: canteiro de obras, métodos construtivos e equipamentos.8.Apresentação dos trabalhos práticos.
ALFREDINI, P. Obras e gestão de portos e costas: a técnica aliada ao enfoque logístico e ambiental. São Paulo,Edgard Blücher, 2009. 2 ed. rev. e ampl. 776p.BALBO, J. T. Pavimentação asfáltica: materiais, projeto e restauração. Oficina de Textos, São Paulo, 2007.BERNUCCI, L.L.; Motta, L.M.G.; Ceratti, J.P.; Soares, J. B. Pavimentação asfáltica. Formação básica para engenheiros. Petrobrás, ABEDA, 2007.BICKEL, J. O., KUESEL, T.R. Tunnel engineering handbook. New York, Van Nostrand Reinholld, 1982. 670p.CHAGAS, L. R. B. Engenharia da construção: obras de grande porte. São Paulo, Pini, 2008. 252p.CHAPMAN D., METJE, N. & STÄRK, A. Introduction to tunnel construction. Taylor & Francis, 2010. 390p.COCHARERO, R. Ferramentas para gestão de segurança e saúde do trabalho no canteiro de obras. Monografia. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. MBA em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios. São Paulo, EPUSP, 2007. 109p.FLORES, Ramiro Ortiz. Pequenas centrais hidrelétricas. São Paulo, Oficina de Textos, 2014.FIGUEIREDO, A . D., HELENE, P. R. L. Concreto projetado com fibras de aço para túneis. Boletim Técnico. BT / PCC / 181. Escola Poliécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil. 1997.FONTOURA, S. A. B. da. Mecanização de túneis. 1º Encontro Técnico do Comitê Brasileiro de Túneis: Túneis em solo. São Paulo, 1997. p. 99-103.IRAMINA, W. S. Desmonte de rocha e controle ambiental. Dissertação de mestrado. Escola Poliécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Minas. São Paulo, 1997.MATTOS, A. D. Planejamento e controle de obras. São Paulo, Pini, 2010. 420p.MEGAW, T. M. & BARTLETT, J. V. Tunnels: planning, design, construction. Ellis Horwood, 1981. 284p.PEURIFOY, R. L. Construction planning, equipment and methods. MacGraw Hill. 2011 8th Edition. 832p.PALERMO, G. Concreto projetado como revestimento definitivo de túneis. Dissertação de mestrado.Departamento de Engenharia de Construção Civil. EPUSP. São Paulo. 1991.PMI. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK). Project Management Institute. 5ª. Ed 2014. 496p.RABCEWICZ, L. V. O novo método austríaco de abertura de túneis. Associação Brasileira de Geologia de Engenharia. Trad. Santo Bertin Neto. São Paulo. 1974.RICARDO, H. S. CATALANI, G. Manual prático de escavação: terraplenagem e escavação de rocha. 2 ed. São Paulo. Pini, 1990.VELOSO, Norwil. Gerenciamento e manutenção de equipamentos móveis. São Paulo, Sobratema