Considerando as empresas construtoras, capacitar os alunos a: 1. Compreender o papel estratégico que a tecnologia e a gestão desempenham. 2. Compreender os fatores ambientais e as características do setor da Construção Civil que afetam a competitividade dos agentes do setor. 3. Compreender e aplicar conceitos de estratégia e de planejamento estratégico (desafios, metas e ações). 4. Compreender e aplicar princípios e ferramentas voltados à gestão da produção. 5. Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe, comunicação e elaboração de apresentações, aprimorando valores de liderança e responsabilidade profissional e ética.
Tecnologia e gestão como estratégia de ação. Fatores ambientais e características do setor. Estratégia e planejamento estratégico. Sistemas de Gestão da Produção. Estudo de casos. Apresentação de trabalhos práticos.
1. Tecnologia e gestão como estratégia de ação de empresas construtoras. 2. Fatores ambientais e características do setor da Construção Civil. 3. Estratégia e planejamento estratégico. Matriz GE (Competitividade x Atratividade). Análise de SWOT. Fatores Chave de Sucesso. 4. Sistemas de Gestão da Produção: princípio do Sistema Toyota de Produção; Lean Thinking e Lean Constuction. Processos chave. Elementos chave do Sistema: Estratégia de Gestão de Obra, Planejamento e Programação da Produção, Estratégia de Produção e Logística e Gestão da Produção. 5. Estudo de casos. 6. Apresentação de trabalhos práticos.
CARDOSO, Francisco F. (1996). Estratégias empresariais e novas formas de racionalização da produção no setor de edificações no Brasil e na França. Parte 1: O ambiente do setor e as estratégias empresariais. Estudos Econômicos da Construção, São Paulo, 1996(2), pp. 97-156. ________ (2000). Aspectos da Gestão da Produção de Obras. Apostila do curso TG-101 – MBA-USP/TGP. Escola Politécnica da USP, São Paulo, abril 2000. 23 p. ________ (2005). A Dimensão Organizacional da Construção Civil. In: TIGRE, Paulo Bastos (org.), Setor de Construção Civil: segmento de edificações. Série Estudos Setoriais n. 5. Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Departamento Nacional / SENAI. DN – Brasília, 2005. pp.71-124. ISBN 85-7519-162-4. KOSKELA, L. (1992). Application of the new production philosophy to construction. (Technical Report No. 72, Center for Integrated Facility Engineering, Department of Civil Engineering). Stanford, CA: Stanford University, 1992. LIKER, Jeffrey (2005). O Modelo Toyota: 14 princípios de gestão do maior fabricante do mundo. Porto Alegre. Bookman, 2005. MAGRETTA, Joan (2012). Entendendo Michael Porter. O guia essencial da competição e estratégia. São Paulo: HSM, 2012. 246p. MCT (2000). Necessidades de ações de desenvolvimento tecnológico na produção da construção civil e da construção habitacional. Texto-base de workshop de mesmo nome. Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Política Tecnológica Empresarial, 31/10/2000. 21 p. Itens 1 a 3. OHNO, Taiichi (1997). O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga escala – trad Cristina Schumacher. Porto Alegre, Brasil. Ed Bookman.