O canteiro de obras é a fábrica de produção de edifícios e, portanto, local onde os recursos físicos são transformados. Assim é que, com a disponibilidade de materiais, mão-de-obra e equipamentos, o edifício pode ser materializado. Visando o aumento do conhecimento do canteiro, algumas de suas partes são aqui discutidas em profundidade. Tal discussão se fará conjugando uma apresentação conceitual inicial com a discussão com fornecedores importantes do mercado, a visita a canteiros de obras em execução e apresentações e debates em sala de aula. Considerando o canteiro de obras e a gestão dos recursos físicos que deve acontecer nele, a disciplina pretende capacitar os alunos a entenderem e tomarem decisões relativas a 4 grandes “parcelas” do canteiro: 1. Os sistemas de transporte de materiais e pessoas; 2. A gestão dos resíduos de construção; 3. As construções temporárias que abrigarão as áreas de vivência; 4. Os equipamentos de proteção coletiva. Um entendimento inicial do canteiro, suas partes e a gestão dos recursos nele inserida abrirá espaço para aprofundamento nos 4 temas supracitados. Como fechamento se terá o treinamento da visão sistêmica dos alunos na avaliação da gestão dos recurso na produção enquanto gerada em um canteiro de obras que gere eficiência e segurança nos processos. Espera-se desenvolver ainda nos alunos 5. um aprimoramento de sua percepção da correlação teoria-prática das atividades de gestão da produção. 6. a habilidade de trabalho em equipe, comunicação e elaboração de apresentações, aprimorando valores de liderança e responsabilidade profissional e ética.
Este curso pretende discutir a fábrica que se instala para produzir a obra de edifícios. Parte-se do entendimento preliminar sobre o canteiro de obras como um todo e prossegue-se aprofundando a discussão de 4 temas: os sistemas de transporte, a gestão de resíduos, as construções temporárias e a proteção coletiva dos operários. Através da alternância de aulas teóricas, debates com especialistas e visitas a canteiros, e fazendo uso de apresentações preparadas pelos alunos, se pretende alcançar o objetivo de torna-los mais capacitados para entender, aprimorar e conceber os canteiros de obras para a execução de edificações.
1. Conceitos gerais sobre o canteiro de obra 2. Classificação dos sistemas de transporte para obras 3. Cálculo da capacidade de diferentes sistemas de transporte 4. Entendimento dos principais sistemas de transporte: elevadores, gruas, guindastes, bombas etc. 5. Avaliação prática da implementação u utilização dos sistemas de transporte 6. Entendimento das ações e equipamentos criando base para a gestão dos resíduos em obra 7. Avaliação prática da gestão de resíduos em canteiro 8. Entendimento dos meios para providenciar proteção coletiva 9. Avaliação prática da implementação de equipamentos de proteção coletiva 10. Entendimento dos principais sistemas construtivos para áreas de uso temporários na obra (áreas de vivência) 11. Avaliação prática da implementação das construções temporárias em obra 12. Estudos de caso. 13. Apresentação de trabalhos práticos.
1. BIRBOJM, A. Subsídios para a tomada de decisões relativas à escolha e configuração dos elementos do canteiro de obras. São Paulo, EPUSP, 2001. Dissertação de mestrado (Engenharia Civil). 2. BRE. BREEAM Offices 2008. Scheme Document SD 5055. London: BRE Global Limited, 2008. 16p. 3. CARDOSO, F. F.; ARAÚJO, V. M. Levantamento do estado da arte: Canteiro de Obras. Projeto Finep 2386/04: Tecnologias para construção habitacional mais sustentável. São Paulo, 2007. 38p. 4. CIB. Agenda 21 on Sustainable Construction. CIB Report Publication 237. Rotterdam: The International Council for Research and Innovation in Building and Construction, July 1999. 5. DALCUL, Ane Lise P.C. Novas tecnologias e relações de trabalho na construção civil. In: Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 18. São Paulo, 1994. Anais. São Paulo, PACTO/FIA-USP/NPGCT-USP, 1994. v.2, p.1045-61. 6. DEGANI, C. M. Sistemas de gestão ambiental em construtoras de edifícios. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 2003. 223p. mais anexos. 7. FUNDACENTRO. NR-18 - Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção. São Paulo, Fundacentro, 1996. 8. FURTADO, J. S. Gestão com Responsabilidade socioambiental: Ferramentas e tecnologias socioambientais, Fev./Mar. 2003, 78p. 9. GANGOLELLS, M.; CASALS, M.; GASSÓ, S.; FORCADA, N.; ROCA, X.; FUERTES, A. A methodology for predicting the severity of environmental impacts related to the construction process of residential buildings. Building and Environment. V.44. Issue 3, March 2009, pp. 558-571. 10. LICHTENSTEIN, N.B. Formulação de projeto para o dimensionamento do sistema de transporte em canteiro de obras de edifícios de múltiplos andares. São Paulo, EPUSP, 1987. Tese de doutorado (Engenharia Civil). 268p. 11. PINTO, T. P. (coord). Gestão Ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do SindusCon-SP. São Paulo: SINDUSCON-SP. 2005. 48p. 12. RILEY, D.; PEXTON, K.; DRILLING, J. Procurement of sustainable construction services in the United States: the contractor’s role in green buildings. UNEP Industry and Environment April – September 2003, pp 66-69. 13. RILEY, D.R., TOMMELEIN, I.D. Space planning tools for multi-story construction. In: Computing in Civil Engineering, 3rd Congress, 1996, New York. Proceedings, New York, ASCE, 1996. pp718-724. 14. SOUZA, U.E.L. Projeto e implantação do canteiro. Coleção Primeiros Passos da Qualidade no Canteiro de Obras. São Paulo, O Nome da Rosa, 2000. 96p. 15. TOMMELEIN, I.D. New tools for site materials handling and layout control. In: Construction Congress, 1995, San Diego. Proceedings, New York, ASCE, 1995. pp.479-486. 16. UNEP. Cleaner Production–Energy Efficiency (CP-EE) Manual. United Nations Environment Programme. Words and Publications, Oxford, UK, 2004. 296 p. 17. WORLD BANK. Pollution prevention and abatement handbook: toward cleaner production. The World Bank Group in collaboration with the United Nations Enviromnent Programme and the United