Considerando a gestão da produção de obras por empresas construtoras, capacitar os alunos a: 1. Compreender as particularidades das obras de construção pesada e aplicar o processo de formulação de editais de licitação, proporcionando aos futuros profissionais de Engenharia Civil a formação necessária à sua atuação nesse subsetor da Construção Civil. 2. Compreender o processo de formação de um edital público. 3. Formularem editais de licitação. 4. Compreenderem as diferenças entre possíveis formas de contratação. 5. Compreender o processo de formação do preço. 6. Compreender o conceito de pacotes de serviço em uma estrutura analítica de projetos. 7. Compreenderem a relação de dependência entre a diferentes atividades produtivas. 8. Compreender e aplicar os conhecimentos sobre métodos construtivos e equipamentos. 9. Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe, comunicação e elaboração de apresentações, aprimorando valores de liderança e responsabilidade profissional e ética.
Características de obras de construção pesada. Processo de contratação de obras de construção pesada. Organização das empresas de construção pesada. Conceitos de planejamento - desmembramento de um projeto em pacotes de serviço e relação de dependência entre atividades. Orçamentos – composições unitárias e o processo de formação de preços em obras de construção pesada. Formulação de editais públicos – desenvolvimento de requisitos de qualificação, escopo do serviço e planejamento físico financeiro.
1. Características de obras de construção pesada. 2. Processo de contratação de obras de construção pesada. 3. Organização das empresas de construção pesada. 4. Conceitos de planejamento - desmembramento de um projeto em pacotes de serviço e relação de dependência entre atividades. 5. Orçamentos – composições unitárias e o processo de formação de preços em obras de construção pesada. 6. Formulação de editais públicos – desenvolvimento de requisitos de qualificação, escopo do serviço e planejamento físico financeiro. 7. Estudo de casos. 8. Apresentação de trabalhos práticos.
1. Alfredini, P. Obras e Gestão de Portos e Costas: a técnica aliada ao enfoque logístico e ambiental. São Paulo, Edgard Blücher, 2009. 2 ed. rev. e. ampl. 776 p. 2. Bickel, J. O., Kuesel, T.TR. Tunnel Engineering Handbook. New York, Van Nostrand Reinholld, 1982. 670p. 3. Chagas, L. R. B. Engenharia da Construção: Obras de Grande Porte. São Paulo, Pini, 2008. 252p. 4. Chapman D., Metje, N. & Stärk, A. Introduction to Tunnel Construction. Taylor & Francis, 2010. 390 p. 5. Cocharero, R. Ferramentas para Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho no Canteiro de Obras. São Paulo, EPUSP, 2007. 109 p. 6. Mattos, A. D. Planejamento e Controle de Obras. São Paulo, Pini, 2010. 420 p. 7. Megaw, T. M. & Bartlett, J. V. Tunnels: Planning, Design, Construction. Ellis Horwood, 1981. 284 p.