No contexto da construção de edificações, capacitar os alunos a compreender e aplicar conceitos e ferramentas relativos a: 1. Produtividade 2. Produtividade da mão-de-obra 3. Consumo unitário e perdas de materiais 4. Eficiência no uso dos equipamentos 5. Gestão da produção visando a melhoria da eficiência. Espera-se ainda desenvolver nos alunos: 1. um aprimoramento de sua percepção da correlação teoria-prática das atividades de gestão da produção; 2. a capacidade de interação com o meio externo (obras em execução, fornecedores de mão-de-obra, materiais e equipamentos); 3. a habilidade de trabalho em equipe, comunicação e elaboração de apresentações, aprimorando valores de liderança e responsabilidade profissional e ética.
Este curso lida com a discussão conceitual e a aplicação prática relativa ao tema produtividade na Construção. Os conceitos gerais serão transformados em conceitos relativos ao estudo dos três principais recursos físicos usados nas construções: mão-de-obra, materiais e equipamentos. Ferramentas para a avaliação da produtividade vigente nos canteiros serão apresentadas. E os alunos farão a aplicação das mesmas em casos reais de execução de serviços de construção.
1. Produtividade na Construção – conceitos gerais 2. Produtividade da mão-de-obra – conceitos, medição e gestão 3. Estudo da produtividade da mão-de-obra em canteiros de obras 4. Consumo e perdas de materiais – conceitos, medição e gestão 5. Estudo do consumo e perdas de materiais em canteiros de obras 6. Eficiência no uso de equipamentos – conceitos, medição e gestão 7. Estudo da eficiência dos equipamentos em canteiros de obras 8. Apresentação de trabalhos práticos.
1. ANDRADE, A.C. Metodologia para quantificação do consumo de materiais em empresas construtoras de edifícios: execução da estrutura e da alvenaria de vedação. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo. 2. ARAÚJO, L.O.C. Método para a previsão e controle da produtividade da mão-de-obra na execução de fôrmas, armação concretagem e alvenaria. São Paulo, 2000. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo. 3. ARAÚJO, V.M. Práticas recomendadas para gestão mais sustentável de canteiros de obras. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 2009. 202 p. mais apêndice. 4. Como aumentar a eficiência da produtividade da mão-de-obra. São Paulo: Editora Pini, 2006. 5. DALCUL, Ane Lise P.C. Novas tecnologias e relações de trabalho na construção civil. In: Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica, 18. São Paulo, 1994. Anais. São Paulo, PACTO/FIA-USP/NPGCT-USP, 1994. v.2, p.1045-61. 6. FUNDACENTRO. NR-18 - Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção. São Paulo, Fundacentro, 1996. 7. LIBRAIS, C.F. Método prático para estudo da produtividade da mão-de-obra no serviço de revestimento interno de paredes e pisos com placas cerâmicas. São Paulo, 2001. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo. 8. LICHTENSTEIN, N.B. Formulação de projeto para o dimensionamento do sistema de transporte em canteiro de obras de edifícios de múltiplos andares. São Paulo, EPUSP, 1987. Tese de doutorado (Engenharia Civil). 268p. 9. SOUZA, U. E. L. Método para a previsão da produtividade da mão-de-obra e do consumo unitário de materiais para os serviços de fôrmas, armação, concretagem, alvenaria, revestimentos com argamassa, contrapiso, revestimentos com gesso e revestimentos cerâmicos. São Paulo, 2001. 280p. Tese (Livre Docência) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. 10. PALIARI, J.C. Método para prognóstico da produtividade da mão-de-obra e consumo unitário de materiais: sistemas prediais hidráulicos. São Paulo, 2008. 619p. Tese (Doutorado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. 11. PALIARI, J.C. Metodologia para coleta e análise de informações sobre perdas e consumos de materiais e componentes nos canteiros de obras de edifícios. São Paulo, 1999. 473p. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. 12. PINTO, T. P. (coord). Gestão Ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do SindusCon-SP. São Paulo: SINDUSCON-SP. 2005. 48p. 13. SOUZA, U. E. L. Como Reduzir Perdas nos Canteiros - Manual de Gestão do Consumo de Materiais na Construção Civil. São Paulo, Editora Pini; 2005. 128p.