Permitir aos alunos o convívio com problemas reais de investimento sob risco no ambiente do real estate. A disciplina se desenvolverá sob o regime de Jogo de Empresas (JE), no qual grupos de três alunos compõem uma administradora de Fundo de Investimento Imobiliário que, em uma economia desenhada para o JE, deve construir um portfolio de imóveis de escritórios corporativos para renda. O ciclo de investimento é de oito anos e o portfolio pode ser reciclado a cada dois anos.
Em regime de Jogo de Empresas, os alunos, compostos em grupos de até 3 participantes, terão como missão o gerenciamento de um FII, cujo objetivo é prover rentabilidade aos investidores, por meio de sucessivas renovações em seu portfolio de áreas de escritórios comerciais destinadas à locação.
1. Temas das aulas preparatórias • Empreendimentos de base imobiliária. Técnicas de precificação e viés de mercado. Tema centrado nos imóveis comerciais corporativos. • Regras de funcionamento dos FII, usando a legislação brasileira com pequenas simplificações. • Modelos para prognósticos de comportamento de mercado. Indicadores adequados para o ambiente de real estate para renda. Exemplos centrados nos imóveis comerciais corporativos. 2. Desenvolvimento do JE • Uma aula para mostrar a estrutura das informações, os parâmetros de captação de recursos e as regras e custos de administração do FII e do seu portfolio. • Primeira aula de descrição de estratégia e leitura de desempenho. Na segunda aula do JE, os grupos mostram sua estratégia na base (compra do portfolio), ilustram como fizeram os prognósticos para os próximos dois anos e definem suas expectativas de desempenho do FII. Sustentam a estratégia para o professor. Os demais grupos também ouvem e haverá debate sobre prognósticos a arbitragens divergentes. Na terceira, o professor mostra o que ocorreu nos dois anos passados e cada grupo mede seu desempenho (os modelos de gestão deverão estar prontos). O estado de cada FII é mostrado para a classe e os desempenhos serão comparados. Na própria aula (modelos deverão estar prontos) os grupos definem compras e vendas para revitalização do portfolio. Na quarta e na quinta replicam-se os lances para os anos seguintes. Na sexta aula os alunos mostram o que ocorreu com os investidores, que entraram no ano base e ficaram com recursos aplicados por oito anos. O portfolio do final dos oito anos é vendido e o FII liquidado. Nessa aula, os desempenhos comparados são julgados e uma nota é conferida aos grupos. Os alunos entregam um relatório compreendendo os oito anos de operação com análise crítica da gestão. Uma nota é conferida ao relatório. Cada aluno receberá uma nota conferida pelo seu desempenho individual nos debates em classe.
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