Capacitar o aluno para atuar nas áreas de projeto e operação de sistemas prediais com a utilização de conceitos e ferramentas de gestão da oferta e da demanda de água em edifícios.
Gestão da água em edifícios sob dois enfoques: demanda e oferta na implantação de programas de conservação de água e uso racional da água.
1. Sistemas prediais hidráulicos e sanitários: desempenho e modelos de projeto 2. Conservação e uso racional da água: conceitos de demanda e oferta 3. Ações para a redução da demanda: tecnologias economizadoras de água e controle de vazão e de perdas 4. Ações para a ampliação da oferta: água pluvial, água recuperada e água subterrânea 5. Gerenciamento do consumo de água: setorização do consumo, medição individualizada, monitoramento do consumo e indicadores de consumo 6. Metodologia para a implantação de programa de conservação e uso racional da água
- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Aproveitamento de água de chuva de coberturas para fins não potáveis – Requisitos. Rio de Janeiro, 2019. - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 16782: Conservação de águas em edificações – requisitos, procedimentos e diretrizes. Rio de Janeiro, 2019. - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16783: Uso de fontes alternativas de água não potável em edificações. Rio de Janeiro, 2019. - CASTILHO, C. P. Avaliação durante operação de sistemas prediais de água não potável. 2016. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. - DIAS, C. M. Modelos para a tomada de decisão quanto ao tipo de sistema predial de água não potável. 2017. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo. - FERREIRA, T. de V.G.; OLIVEIRA, L. H. Sistema descentralizado individual de água não potável: a necessidade da gestão da qualidade e da quantidade. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 373-386, jan./mar. 2018. - OLIVEIRA, L. H. Metodologia para a implantação de uso racional da água em edifícios. 1999. Tese (Doutorado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. - OLIVEIRA, L. H., REIS, R.P.A. Sistemas integrados: aproveitamento de água pluvial e drenagem na fonte. Hydro, São Paulo, v.26, p.50 - 55, dez., 2008. - PATUCCI, R. A. Modelo para tomada de decisão entre a produção de água não potável em edifícios e a produção de água potável pelo Sistema Produtor São Lourenço. 2019. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. - PEIXOTO, L. M. Requisitos e critérios de desempenho para sistema de água não potável de edifícios residenciais. 2008. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. - SAUTCHÚK, C. A. et al. Conservação e reuso da água em edificações. Manual ANA. Junho, 2005. - TAMAKI, H. O. A medição setorizada como instrumentos de gestão da demanda de água em sistemas prediais – estudo de caso: programa de uso racional da água na Universidade de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado). Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.