O objetivo da disciplina é prover aos estudantes os fundamentos da prototipagem rápida e manufatura digital e a relação/impacto destas tecnologias no processo do projeto, assim como as tecnologias tradicionais. Por meio de conceitos teóricos e práticas laboratoriais, a disciplina pretende desenvolver conhecimentos e habilidades que permitam os estudantes a dominarem, selecionarem e aplicarem as diferentes tecnologias de manufatura avançada ou criar processos para a produção dos componentes ou construção de edificações.
Introdução dos conceitos fundamentais, apresentação aspectos tecnológicos e econômicos das diversas vertentes da manufatura digital, prática dos processos do projeto a manufatura, experimentação e discussão sobre as estratégias do projeto, assim como as questões sobre tolerâncias e ajustes.
1. Conceitos fundamentais de prototipagem rápida e manufatura digital direta. 2. Aspectos tecnológicos e econômicos da manufatura digital: manufatura aditiva incluindo: impressão 3D por extrusão, pó, laminação, jateamento e fotopolimerização, assim como corte laser, CNC. 3. Processos gerais e específicos da manufatura digital: software, hardware, materiais, processamentos, manuseios. 4. Aspectos do projeto: projeto para manufatura digital, materiais e geometrias otimizadas, projeto modular, tolerâncias e ajustes.
- Ali K. Kamrani, Emad Abouel Nasr. Engineering Design and Rapid Prototyping. Springer. 2010. - Ian Gibson. Additive Manufacturing Technologies: Rapid Prototyping to Direct Digital Manufacturing. Springer. 2014. - Clifford T. Smyth. Functional Design for 3D Printing: Designing 3d printed things for everyday use. 3th edition. 2017. - Samuel N. Bernier, Bertier Luyt, Tatiana Reinhard. Design for 3D Printing: Scanning, Creating, Editing, Remixing, and Making in Three Dimensions. Maker Media, 1st edition, 2015. - Martin Leary. Design for Additive Manufacturing (Additive Manufacturing Materials and Technologies). Elsevier. 1st edition. 2019.