Capacitar o aluno a analisar o comportamento térmico e lumínico de edificações, tendo como referência os respectivos requisitos para a Qualidade do Ambiente Interno (QAI), utilizando a simulação computacional.
Apresentação dos fenômenos físicos envolvidos no processo de simulação térmica (transferência de calor e massa e propriedades termofísicas de materiais) e lumínica, qualidade do ambiente interno, princípios da simulação computacional, conceitos de conforto térmico e lumínico, definição de zonas térmicas, sistemas passivos para projetos de edifícios sustentáveis, critérios para avaliação de alternativas de projeto e escolha de uma solução. Prática de simulação térmica e lumínica de modelo simples de edifício; construção de modelo de simulação e simulação de um projeto de edifício mais complexo, com a inclusão de alterações passivas; análise do impacto de cada uma das alterações na carga térmica interna e na iluminância.
Parte I – Apresentação de conceitos básicos e prática de simulação térmica e lumínica de modelo simples de edifício. Teoria - Exposição e discussão dos conteúdos: - Conceituação dos fenômenos físicos envolvidos no processo de simulação térmica (transferência de calor e massa e propriedades termofísicas de materiais) e lumínica; - qualidade do ambiente interno; - princípios da simulação computacional. Prática - Realização individual de exercício: dado o modelo geométrico de uma edificação simples, completar o modelo de simulação, simular e analisar as variações de carga térmica e dos níveis de iluminância internos considerando a envoltória da edificação. Parte II – Apresentação de conceitos de modelagem para simulação térmica e lumínica e simulação de um projeto de edifício. Teoria - Exposição e discussão dos conteúdos: - definição de zonas térmicas; - construção de modelo de simulação; - sistemas passivos para projetos de edifícios sustentáveis; - conceitos de conforto térmico e lumínico; - critérios para avaliação de alternativas de projeto e escolha de uma solução. Prática - Realização de atividade em equipe (Projeto): dado o projeto arquitetônico de uma edificação de um pavimento, o seu memorial descritivo e uma relação de possíveis alterações no projeto, cada equipe deverá construir o modelo de simulação, simular o modelo original e, posteriormente, implementar no mesmo alterações passivas visando a sustentabilidade e habitabilidade e simular novamente. Analisar o impacto de cada uma das alterações na carga térmica interna e na iluminância.
Peter Gevorkian. 2006. “Sustainable Energy System Engineering: The Complete Green Building Design Resource.” New York: McGraw-Hill Professional. 568p. Jan L.M. Hensen, Roberto Lamberts. 2011. IBIPSA, “Building Performance Simulation for Design and Operation.” New York: Spoon Press. 507p. Autodesk Inc. 2020. “Insight | Building Performance Analysis Software | Autodesk.” Acessado em Fevereiro 28, 2020 (https://www.autodesk.com/products/insight/overview). Beausoleil-Morrison, Ian, and Christina J. Hopfe. 2016. “Developing and Testing a New Course for Teaching the Fundamentals of Building Performance Simulation.” pp. 22–33 in Proceedings of the eSim 2016. CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, GT Normas AsBEA. 2013. Guia para Arquitetos na Aplicação da Normas de Desempenho ABNT NBR 15.575. GhaffarianHoseini, AmirHosein, Nur Dalilah Dahlan, Umberto Berardi, Ali GhaffarianHoseini, Nastaran Makaremi, e Mahdiar GhaffarianHoseini. 2013. “Sustainable Energy Performances of Green Buildings: A Review of Current Theories, Implementations and Challenges.” Renewable and Sustainable Energy Reviews 25:1–17. Trimble Inc. 2019. “Sefaira | Software for Early Stage Analysis of Building Performance | Sefaira Support.” Acessado em Fevereiro 28, 2020 (https://support.sefaira.com/hc/en-us).