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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Construção Civil
 
Disciplina: PCC3533 - Introdução à Simulação Computacional do Desempenho Térmico e Lumínico do Edifício
Building Thermal and Daylight Performance Simulation

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a analisar o comportamento térmico e lumínico de edificações, tendo como referência os
respectivos requisitos para a Qualidade do Ambiente Interno (QAI), utilizando a simulação computacional.
 
The main goal is to enable the student to assess the thermal and daylight performance of buildings considering the respective requirements for the Indoor Environment Quality (IEQ), using building simulation.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
393462 - Brenda Chaves Coelho Leite
901190 - Joao Roberto Diego Petreche
 
Programa Resumido
Apresentação dos fenômenos físicos envolvidos no processo de simulação térmica (transferência de calor e
massa e propriedades termofísicas de materiais) e lumínica, qualidade do ambiente interno, princípios da
simulação computacional, conceitos de conforto térmico e lumínico, definição de zonas térmicas, sistemas
passivos para projetos de edifícios sustentáveis, critérios para avaliação de alternativas de projeto e escolha de uma solução. Prática de simulação térmica e lumínica de modelo simples de edifício; construção de modelo de simulação e simulação de um projeto de edifício mais complexo, com a inclusão de alterações passivas; análise do impacto de cada uma das alterações na carga térmica interna e na iluminância.
 
Explanation of the physical phenomena involved in the process of thermal (heat and mass transfer and thermophysical properties of materials) and daylighting simulation, indoor environment quality, principles of building simulation, concepts of thermal and lighting comfort, thermal zones definition, passive systems for sustainable building design, criteria for evaluating design alternatives and selecting a solution. Practice of thermal and daylighting simulation of a simple building model; construction of a simulation model of a more complex building project, with the inclusion of passive changes; analisis of the thermal and lighting building performance.
 
 
Programa
Parte I – Apresentação de conceitos básicos e prática de simulação térmica e lumínica de modelo simples de edifício.
Teoria - Exposição e discussão dos conteúdos: - Conceituação dos fenômenos físicos envolvidos no processo de simulação térmica (transferência de calor e massa e propriedades termofísicas de materiais) e lumínica; - qualidade do ambiente interno; - princípios da simulação computacional.
Prática - Realização individual de exercício: dado o modelo geométrico de uma edificação simples, completar o modelo de simulação, simular e analisar as variações de carga térmica e dos níveis de iluminância internos considerando a envoltória da edificação.
Parte II – Apresentação de conceitos de modelagem para simulação térmica e lumínica e simulação de um projeto de edifício.
Teoria - Exposição e discussão dos conteúdos: - definição de zonas térmicas; - construção de modelo de
simulação; - sistemas passivos para projetos de edifícios sustentáveis; - conceitos de conforto térmico e
lumínico; - critérios para avaliação de alternativas de projeto e escolha de uma solução.
Prática - Realização de atividade em equipe (Projeto): dado o projeto arquitetônico de uma edificação de um pavimento, o seu memorial descritivo e uma relação de possíveis alterações no projeto, cada equipe deverá construir o modelo de simulação, simular o modelo original e, posteriormente, implementar no mesmo
alterações passivas visando a sustentabilidade e habitabilidade e simular novamente. Analisar o impacto de cada uma das alterações na carga térmica interna e na iluminância.
 
Theory - Presentation and discussion of contents: - Conceptualization of the physical phenomena involved in the process of thermal (heat and mass transfer and thermophysical properties of materials) and daylighting building simulation; - indoor environment quality; - principles of building simulation. Practice - Individual assignment: given the geometric model of a simple building, complete the simulation model, simulate and analyze variations in internal thermal load and illuminance levels considering the building envelope. Part II - Presentation of modeling concepts for thermal and daylighting simulation and simulation of a building design. Theory - Presentation and discussion of the contents: - definition of thermal zones; - construction of a building simulation model; - passive systems for sustainable building design; - concepts of thermal and lighting comfort; - criteria for evaluating design alternatives and selecting a solution. Practice - Perform a team activity (Project): given a single floor building design, and its materials specification and a list of possible passive interventions in the project, each team must build the simulation model, simulate the original model and subsequently, implement passive systems, aiming at sustainability and habitability ,and simulate it again. Analyze the impact of each of the interventions on the internal thermal load and illuminance.
 
 
Avaliação
     
Método
Exercícios e projeto
Critério
Média final, calculada com base nas médias dos exercícios e projeto >= 5
Norma de Recuperação
Os alunos que tiverem nota superior a 3 (três) e inferior a 5 (cinco) deverão fazer uma prova versando sobre todo o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
 Peter Gevorkian. 2006. “Sustainable Energy System Engineering: The Complete Green Building
Design Resource.” New York: McGraw-Hill Professional. 568p.
 Jan L.M. Hensen, Roberto Lamberts. 2011. IBIPSA, “Building Performance Simulation for Design and
Operation.” New York: Spoon Press. 507p.
 Autodesk Inc. 2020. “Insight | Building Performance Analysis Software | Autodesk.” Acessado em
Fevereiro 28, 2020 (https://www.autodesk.com/products/insight/overview).
 Beausoleil-Morrison, Ian, and Christina J. Hopfe. 2016. “Developing and Testing a New Course for
Teaching the Fundamentals of Building Performance Simulation.” pp. 22–33 in Proceedings of the
eSim 2016.
 CAU/BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, GT Normas AsBEA. 2013. Guia para
Arquitetos na Aplicação da Normas de Desempenho ABNT NBR 15.575.
 GhaffarianHoseini, AmirHosein, Nur Dalilah Dahlan, Umberto Berardi, Ali GhaffarianHoseini,
Nastaran Makaremi, e Mahdiar GhaffarianHoseini. 2013. “Sustainable Energy Performances of Green
Buildings: A Review of Current Theories, Implementations and Challenges.” Renewable and
Sustainable Energy Reviews 25:1–17.
 Trimble Inc. 2019. “Sefaira | Software for Early Stage Analysis of Building Performance | Sefaira
Support.” Acessado em Fevereiro 28, 2020 (https://support.sefaira.com/hc/en-us).
 

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