Capacitar o aluno para entender os propósitos, as funções, os processos e os recursos necessários para o adequado gerenciamento do ambiente construído.
O programa foi elaborado para cobrir os aspectos mais relevantes de gerenciamento do ciclo de vida de facilidades construídas. No programa se apresenta os elementos fundamentais da organização enfatizando a importância do alinhamento da operação com as atividades centrais das empresas. Diversos aspectos são abordados sob os pontos de vista de serviços, financeiro, utilização, físico, ambiental e de comunidade. A abordagem da disciplina tem por finalidade última apresentar aspectos teórico e práticos da gestão do ciclo de vida de facilidades construídas de modo a assegurar a usabilidade, funcionalidade, higiene, conforto, produtividade, segurança, valor procurando otimização de custos e reduzindo riscos. O programa é desenvolvido em 3 grupos a saber: Grupo I: Os sistemas Grupo II: As operações Grupo III: A organização de gerenciamento de facilidades
Grupo I - Os sistemas 1.Gerenciamento de ativos imobiliários: o papel da infra-estrutura no desempenho nas organizações. 2.Gerenciamento de propriedade e Legislação. 3.Gerenciamento de facilidades: teoria e prática. 4.Projeto e gerenciamento da experiência do usuário: trabalho e meio ambiente. Grupo II - As operações 5.Operações de serviços. 6.Gerenciamento de projetos. 7.Avaliação da condição/estado físico das edificações. 8.Manutenção e modernização da propriedade imobiliária. 9.Gerenciamento ambiental de Facilidades. 10.Controle de riscos e crises em facilidades. 11.Gerenciamento do espaço. Grupo III - A organização de gerenciamento de facilidades. 12.Estratégias em gerenciamento de facilidades. 13.Gerenciamento do desempenho das edificações e serviços. 14.Organizações das operações de serviços.
ATKIN, B.; BROOKS, A. Total Facililities Manamgement. Hoboken: Blackwell Publishing, 2005. 238p. BARRET, P.; BALDRY, D. Facilities Management: towards best practice. Oxford: Blackwell Publishing, 2003. 280p. BINGELLI, C.; Building Systems for Interior Designers. Hoboken, John Wiley & Sons Inc. 2003. 469p. BORODZICZ, E.; Risks, Crisis & Security Management. Hoboken, John Wiley & Sons Inc. 2005. 256p. COTTS, D. G.; ROPER, K. O.; PAYANT, R. P. The Facility Mangement Handbook, AMACON. 2009. CHANTER, B.; SWALLOW, P. Building Maintenance Management. Oxford: Blackwell Publishing, 1996. 325p. DELL’ISOLA, A. J.; KIRK, S. J. Life Cycle Costing for facilities. RSMeans 2003. 396p. HAYNES, B.P.; NINNINGTON, N. Corporate Real Estate Asset Management: Strategy and Implementation. Oxford: EG Books, 2010. 298p. Mc GREGOR, W.; THEN, D. S. S. Facilitities Management and the Business of Space. London: Arnold, 1999. 248p. O’MARA, M. A. Strategy and Place: Managing Corporate Real Estate and Facilities for Competitive Advantage. New York: The Free Press, 1999. 368p. PREISER, F. E.; VISCHER, J. C. Assessing Building Performance. London: Elsevier, 2005. 243p. TEICHOLZ, E.; Facility Design and Management Handbook, New York, Mc Graw Hill, 2001. McGREGOR, W.; SHIEM-SHIN THEN, D. Facilities Manegement and the Business of Space, London, Arnold, 1999. SHIEM-SHIN THEN, D.; TENG HEE, T. Facilities Manegement and the Business of Managing Assets, London, Routledge, 2013. WORDSWORTH, P. Lee’s Building Maintenance Management. Oxford: Blackwell Publishing, 2001. 340p. ZEITHAML V. A.; PARAZURAMAN A.; BERRY L. L. Delivering Quality Service – Balancing Perceptions and Expectations. New York: The Free Press, 1990. OBSERVAÇÃO: a bibliografia será complementada com artigos técnicos. NOTE: the bibliography will be complemented with technical articles.