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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Construção Civil
 
Disciplina: PCC3534 - Gerenciamento de Facilidades
Facility Management

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Capacitar o aluno para entender os propósitos, as funções, os processos e os recursos necessários para o adequado gerenciamento do ambiente construído.
 
The main goal is to enable student to understand the purposes, the functions, the processes and the needed resources to the properly management of the built environment.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
48146 - Moacyr Eduardo Alves da Graca
 
Programa Resumido
O programa foi elaborado para cobrir os aspectos mais relevantes de gerenciamento do ciclo de vida de facilidades construídas.  No programa se apresenta os elementos fundamentais da organização enfatizando a importância do alinhamento da operação com as atividades centrais das empresas. Diversos aspectos são abordados sob os pontos de vista de serviços, financeiro, utilização, físico, ambiental e de comunidade. A abordagem da disciplina tem por finalidade última apresentar aspectos teórico e práticos da gestão do ciclo de vida de facilidades construídas de modo a assegurar a usabilidade, funcionalidade, higiene, conforto, produtividade, segurança, valor procurando otimização de custos e reduzindo riscos.
O programa é desenvolvido em 3 grupos a saber:
Grupo I: Os sistemas
Grupo II: As operações
Grupo III: A organização de gerenciamento de facilidades
 
The developed program was designed to cover the main aspects of the life cycle of built facilities. The program presentes basic elements of the organization pointing the importance of the alignment of the funcyions of the built eenvironment with the core business purposes. Several aspects are considered by the points of view of services, finance, use, physical, environmental, and the community.In this discipline the theoretical and practical aspects of the built facilities life cycle management are presented. The main goal of the knowlede body is to assure the usability, funcionality, hygiene, comfort, productivity, security and safety, the assets value optimizing costs and reducing risks. Thedevelopment of the the program is divided in 3 groups: Gorup I: The systems Group II: The operations Gorup III: The organization of facilities management
 
 
Programa
Grupo I - Os sistemas
1.Gerenciamento de ativos imobiliários: o papel da infra-estrutura no desempenho nas organizações.
2.Gerenciamento de propriedade e Legislação.
3.Gerenciamento de facilidades: teoria e prática.
4.Projeto e gerenciamento da experiência do usuário: trabalho e meio ambiente.

Grupo II - As operações
5.Operações de serviços.
6.Gerenciamento de projetos.
7.Avaliação da condição/estado físico das edificações.
8.Manutenção e modernização da propriedade imobiliária.
9.Gerenciamento ambiental de Facilidades.
10.Controle de riscos e crises em facilidades.
11.Gerenciamento do espaço.

Grupo III - A organização de gerenciamento de facilidades.
12.Estratégias em gerenciamento de facilidades.
13.Gerenciamento do desempenho das edificações e serviços.
14.Organizações das operações de serviços.
 
Grup I The systems 1.Real Estate Asset Management and the performance of the organizations. 2.Property Management and the influence of the law. 3.Facility Management; theory and practice. 4.Design and management of the user experience; work and the environment. Grup II The operations 5.Services operations. 6.Project management. 7.Facility condition assessment. 8.Maintenance and modernization of real estate assets. 9.Environmental management of facilities. 10.Risk and crisis management. 11.Space management. Grup III The organization of facilities management 12.Facilities management strategies. 13.Facility performance management. 14.Organization of service operations.
 
 
Avaliação
     
Método
Seminarios e Prova Final
Critério
A disciplina terá como método de avaliação uma nota relativa a um seminário em grupo abordando um dos temas e uma prova. A nota final será obtida pela equação a seguir: A = (0,2S + 0,3T + 0,5P) Em que: A= nota final S = nota de seminário T = nota de trabalho escrito P = nota de prova Média final, calculada com base nas médias ponderadas da prova, trabalho escrito e seminário >=5
Norma de Recuperação
Os alunos que tiverem nota superior a 3 (três) e inferior a 5 (cinco) deverão fazer uma prova versando sobre todo o conteúdo da disciplina.
 
Bibliografia
     
ATKIN, B.; BROOKS, A. Total Facililities Manamgement. Hoboken: Blackwell Publishing, 2005. 238p.
BARRET, P.; BALDRY, D. Facilities Management: towards best practice. Oxford: Blackwell Publishing, 2003. 280p.
BINGELLI, C.; Building Systems for Interior Designers. Hoboken, John Wiley & Sons Inc. 2003. 469p.
BORODZICZ, E.; Risks, Crisis & Security Management. Hoboken, John Wiley & Sons Inc. 2005. 256p.
COTTS, D. G.; ROPER, K. O.; PAYANT, R. P. The Facility Mangement Handbook, AMACON. 2009.
CHANTER, B.; SWALLOW, P. Building Maintenance Management. Oxford: Blackwell Publishing, 1996. 325p.
DELL’ISOLA, A. J.; KIRK, S. J. Life Cycle Costing for facilities. RSMeans 2003. 396p.
HAYNES, B.P.; NINNINGTON, N. Corporate Real Estate Asset Management: Strategy and Implementation. Oxford: EG Books, 2010. 298p.
Mc GREGOR, W.; THEN, D. S. S. Facilitities Management and the Business of Space. London: Arnold, 1999. 248p.
O’MARA, M. A. Strategy and Place: Managing Corporate Real Estate and Facilities for Competitive Advantage. New York: The Free Press, 1999. 368p.
PREISER, F. E.; VISCHER, J. C. Assessing Building Performance. London: Elsevier, 2005. 243p.
TEICHOLZ, E.; Facility Design and Management Handbook, New York, Mc Graw Hill, 2001.
McGREGOR, W.; SHIEM-SHIN THEN, D. Facilities Manegement and the Business of Space, London, Arnold, 1999.
SHIEM-SHIN THEN, D.; TENG HEE, T. Facilities Manegement and the Business of Managing Assets, London, Routledge, 2013.
WORDSWORTH, P. Lee’s Building Maintenance Management. Oxford: Blackwell Publishing, 2001. 340p.
ZEITHAML V. A.; PARAZURAMAN A.; BERRY L. L. Delivering Quality Service – Balancing Perceptions and Expectations. New York: The Free Press, 1990.

OBSERVAÇÃO: a bibliografia será complementada com artigos técnicos. 
NOTE: the bibliography will be complemented with technical articles.

 

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