Capacitar o aluno a avaliar o desempenho energético de edifícios e as suas condições de conforto térmico e luminoso, utilizando a simulação computacional como ferramenta. A partir de conhecimentos básicos de Física das Construções e de habilidades na utilização de ferramentas computacionais de projeto, são introduzidos novos conteúdos de programas computacionais que incluam o projeto, a operação e a manutenção de sistemas para conforto ambiental.
Criação do modelo do edifício para simulação energética; simulação do comportamento térmico da edificação e a determinação das cargas térmicas para dimensionamento de sistemas de climatização; simulação do edifício com ventilação e iluminação naturais; simulação de sistemas artificiais de climatização aplicados ao edifício e cálculo do consumo de energia para manutenção do conforto térmico e luminoso.
Parte I – Criação do modelo do edifïcio para simulação energética.Modelagem geométrica do edifício e elaboração do modelo com a inclusão dos dados referentes a atividades, construção, aberturas, iluminação e sistemas de climatização.Parte II – Simulação do edifício para determinação do desempenho térmico.Verificação do comportamento térmico do edifício sujeito a um determinado clima, ao longo de determinado período (anual, diário, sazonal) com a determinação das cargas térmicas para dimensionamento de sistemas de climatização.Parte III – Simulação da ventilação e iluminação naturais.Simulação do comportamento térmico e lumínico do edifício contando com ventilação e iluminação naturais, considerando, inclusive, os períodos de ocupação e os tipos de atividades.Parte IV – Simulação de sistemas artificiais de climatização.Detalhamento dos sistemas de climatização artificial (equipamentos, dutos, programação de operação, etc.) para simulação dinâmica das instalações integradas ao edifício e cálculo do consumo de energia para manutenção do conforto térmico e luminoso.
Energy Simulation in Building Design. Joseph A. Clarke. Oxford: Elsevier, 2001. 362p.• Advanced building simulation. Edited by Ali M. Malkawi and Godfried Augenbroe - London: Taylor & Francis, 2004. 252 p.• Computerized building energy simulation handbook. James P. Waltz - Lilburn: Prentice Hall, 2000. 211p.• Sustainable Energy System Engineering: The Complete Green Building Design Resource. Peter Gevorkian. New York: McGraw-Hill Professional, 2006. 568 p.• Modelling Methods for Energy in Buildings. Chris Underwood. New York : Blackwell, 2004. 312 p.• HVAC systems design handbook . Roger W. Haines, Michael E. Myers. New York : McGraw-Hill, 2010. 560 p. • EnergyPlus Energy Simulation Software Documentation, 2013. Disponível em: Acessado em 19 de Fevereiro de 2013.• DesignBuilder Software Training Tutorials, 2010. Disponível em: Acessado em 19 de Fevereiro de 2013.• CRAWLEY, D. B. et al. EnergyPlus: creating a new-generation building energy simulation program. Energy and Buildings. Elsevier, 2001, 33 (4): 319-331.• LEITE, BRENDA CHAVES COELHO. Sistema de Ar Condicionado com Insuflamento pelo Piso em Ambientes de Escritórios: Avaliação do Conforto Térmico e Condições de Operação. São Paulo, 2003. Tese de Doutorado.• IBIPSA, Building Performance Simulation for Design and Operation. Jan L.M. Hensen, Roberto Lamberts (Org.), New York: Spoon Press, 2011.