Capacitar os alunos a:1. Compreender o fluxo de massa e a vida útil dos materiais na construção em diferentes localidades, e seus impactos na geração dos resíduos.2. Empregar indicadores de geração de resíduos de diferentes fontes geradores (construção, demolição, reforma), e ferramentas de gestão mais utilizadas.3. Discutir as estratégias de minimização da geração de resíduos em canteiros de obra, de desmontagem em edifícios e de reciclagem de resíduos de construção e demolição.4. Definir usos para agregados reciclados, com base no conhecimento de critérios técnicos e ambientais.
Fluxos de materiais da construção. Variabilidade da composição dos resíduos de construção e demolição (RCD) e fontes geradoras. Resíduos perigosos presentes no RCD. Indicadores de geração de RCD. Estratégias para o gerenciamento do RCD. Minimização da geração de RCD. Desmontagem de edificações e reuso/reciclagem dos materiais de componentes de construção. Uso para os agregados reciclados de RCD e critérios técnicos e ambientais. Tecnologias de reciclagem de RCD e desenvolvimento de novas aplicações.
Fluxo de materiais de construção, durabilidade e a geração de resíduos.A variabilidade dos resíduos e sua relação com as fontes geradoras (construção, reforma e edmolição). Compreendendo a periculosidade dos resíduos presentes na construção.O uso de indicadores sócio-econômicos e relativos às fontes geradoras como ferrramenta para prever a geração de resíduos.Diagnóstico dos impactos sócio-ambientais dos resíduos de construção e ferramentas para o gerenciamento desses resíduos.Estratégias para minimização da geração e reciclagem de resíduos de canteiros de obras.Estratégias aplicáveis à desmontagem de edifícios, e reuso e reciclagem dos materiais e componentes da construção.Definição de usos para os agregados reciclados. Critérios técnicos e ambientais. O uso das tecnologias de reciclagem e suas potencialidades. Desenvolvimento de aplicações inovadoras.
ADDIS, B. Reuso de materiais e elementos de construção. São Paulo : Oficina de textos. (2010).ANGULO, S. C.; FIGUEIREDO, A.D. Concreto com agregados reciclados. In: Instituto Brasileiro do Concreto. (Org.). Concreto: ciência e tecnologia. 1a ed. São Paulo: Arte Interativa, 2011, v. II, p. 1731-1768.ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR-15.116: Agregados de resíduos sólidos da construção civil: utilização em pavimentação e preparo de concreto sem função estrutural - requisitos. 2004.BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010: institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 3 ago. 2010.BUILDING DEPARTMENT OF HONG KONG (BDHK). Code of practice for demolition of buildings. Hong Kong, 2004. 180 p. Disponível em http://www.bd.gov.hk/ INTERNATIONAL COUNCIL FOR RESEARCH AND INNOVATION IN BUILDING AND CONSTRUCTION (CIB). Overview of deconstruction in selected countries. Estados Unidos, 2000. 239p.COCHRAN, K.; TOWSEND, T.; REINHART, D.; HECK, H. Estimation of regional building-related C&D debris generation and composition: Case study for Florida, US. Waste Management. n. 27, p. 921–931, 2007.CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). Resolução n º 307, de 05 de julho de 2002: Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2002.MALIA, M. A. B. Indicadores de resíduos de construção e demolição. Dissertação (Mestrado) – Instituto Superior Técnico. Lisboa. 2010. 138p.PINTO, T. P. et al. Ministério das Cidades. Manejo e gestão de resíduos da construção civil: como implantar um sistema de manejo e gestão nos municípios. v. 1. 196 p. Brasília: Caixa, 2005.SINDICATO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (SINDUSCON-SP). Gestão ambiental de resíduos da construção civil: a experiência do SINDUSCON-SP. PINTO, T. P. et al. São Paulo: Obra Limpa/I&T/SINDUSCON-SP, 2005. 48 p.HANSEN, T. C. (Ed.). Recycling of Demolished Concrete and Masonry. London: E&FN SPON, 1990. 305 p. Rilem report 6.HENDRIKS, C. F. A new vision on the building cycle. Holanda: Aeneas, 2004. 251 p.ULSEN, C. Caracterização e separabilidade de agregados miúdos produzidos a partir de resíduos de construção e demolição. 2011. 222 p. Tese (Doutorado) - Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, Universidade de São paulo, São Paulo.VAZQUEZ, E. R. Progress of recycling in the built environment. Final Report of RILEM technical committee 217-PRE. Springer. RILEM State-of-the-art reports, 8. 2013. 284 p.