Apresentar as tecnologias básicas necessárias ao desenvolvimento de sistemas de multimídia/hipermídia e realidade virtual; analisar as diversas áreas de aplicações, bem como técnicas, metodologias e ferramentas de desenvolvimento; discutir o estado da arte, perspectivas de evolução, e desafios a serem vencidos; propiciar o contato prático com os aspectos relacionados à criação e produção de sistemas interativos avançados.
Caracterização das tecnologias de Hipertexto, Hipermídia, Multimídia e Realidade Virtual. Histórico e evolução do Hipertexto e da Hipermídia. Conceitos de Comunicação e mídia. Interface de navegação em espaços informacionais. Estruturas de navegação e métricas. Tipos de dados de multimídia. Modelos e padrões. Animações. Vídeo Digital. Som digital. Formatos de Mídia e Compressão. Hardware e software básicos de tecnologias interativas. Infra-estrutura de comunicação. Considerações sobre o projeto de sistemas multimídia interativos. Problemas a serem resolvidos.
Teoria:Caracterização das tecnologias de Hipertexto, Hipermídia, Multimídia e Realidade Virtual. Histórico e evolução do Hipertexto e da Hipermídia. Conceitos de Comunicação e mídia. Interface de navegação em espaços informacionais. Estruturas de navegação e métricas.Tipos de dados de multimídia. Modelos e padrões. Animações. Vídeo Digital. Som digital. Formatos de Mídia e Compressão. Hardware e software básicos de tecnologias interativas. Infra-estrutura de comunicação. Considerações sobre o projeto de sistemas multimídia interativos. Problemas a serem resolvidos.Prática:Demonstrações e apresentações de produtos e sistemas de multimídia e realidade virtual. Ferramentas de tratamento e produção de mídias. Autoria de sistemas hipermídia. SyllabusPCS2057 Multimedia and HypermediaTheory:Characterization of Hypertext, Hypermedia, Multimedia and Virtual Reality technologies. Hystory and evolution of Hypertext and Hypermedia. Concepts of Communication and media. Human-computer interfaces for the navigation in information spaces. Structures of navigation and metrics.Types of multimedia data. Models and standards. Animation. Digital Video. Digital sound. Media Formats and Compression. The basics of hardware and software for interactive technologies. Communication Infra-structure. Consideratios on the design of interactive multimedia systems. Problems to be adressed.Practice:Demonstrations and presentations of products and systems of multimedia and virtual reality. Tools for handling and production of media. Hypermedia Authoring.
Bibliografia Principal:.Tannenbaum, R. S. Theoretical Foundations of Multimedia. W. H. Freeman and Company. 625p. 1998..Fluckiger, F. Understanding Networked Multimedia Application and Technology, Printece Hall, 1995.Bibliografia Complementar:.Mitchell, J.L.; Pennebaker, W.B.; Fogg, C.E.; LeGall, D.J. MPEG Vídeo Compression Standard. Chapman & Hall, 1996..Nielsen, J. Multimedia and Hypertext. Morgan Kaufmann.480 p. 1995..K. Jack, Video Demystified, segund edition, HighText Publ., 1996..Lowe, D.; Hall, W. Hypermedia and the Web: An Engineering Approach. Wiley. 626 p. 1999.England, E.; Finney, A. Managing Multimedia : Project Management for Interactive Media. Addison Wesley. 440 p. 1999..Haskell, B.G.; Puri, A.; Netravali, A. Digital Video: An Introduction to MPEG-2. Chapman & Hall, New York, 1997.Observação: serão também utilizados Artigos de Periódicos (impressos ou digitais) e, eventualmente, apostilas.