Introduzir os estudantes no campo da tecnologia de computação gráfica, abordando conceitos teóricos e práticos fundamentais ao uso profissional dessa tecnologia no campo do design.
Conceituação e aplicação da tecnologia de computação gráfica, abordando-se hardware e software básicos. Estudo do processo de pipeline, incluindo os principais estágios de transformação e renderização. Apresentação de modelos de iluminação e shading. Modelagem de objetos e cenas; animação. Principais algoritmos. Breve introdução à tecnologia de multimídia e realidade virtual.Concepts and applications of computer graphic technology, covering basic hardware and software systems. Study of pipeline process, including main transformations and rendering stages. Ilumination and shading models. Objects and scenes modeling; animation. Main algorithms. Introduction to multimedia and virtual reality technology.
Exemplos de sistemas gráficos e de suas arquiteturas; Origens e Aplicações.Modelo conceitual da Computação Gráfica Interativa. Terminologia e classificação.Introdução à computação gráfica através de pacotes gráficos independentes de dispositivo.Tecnologia básica de hardware e software. Equipamentos de entrada e saída.Primitivas gráficas. Estruturas matriciais e vetoriais.Transformações geométricas. Transformações de projeção e perspectiva.Curvas e superfícies.Modelagem de Sólidos. Animação.Iluminação, cores e texturas. Pipeline. Rendering. Shading.Introdução a Multimídia, Hipermídia e Realidade Virtual.Syllabus - PCS-2290 - Fundamentals of Informatics IIGraphics Systems: origins, examples and applications.Conceptual model for Interactive Computer Graphics. Terminology and taxonomy.Introduction to computer graphics via device independent graphics packages.Basic hardware and software technology. Input/Output devices.Graphics primitives. Raster and vector structures.Geometric transformations. Projective and perspective transformation.Curves and surfaces.Solid Modeling. Animation.Ilumination, color and textures. Pipeline. Rendering. Shading.Introduction to Multimedia, Hypermedia and Virtual Reality.
Bibliografia Principal:WATT, A. 3D Computer Graphics. 3rd ed. Addison-Wesley, 1999.HEARN, D.; BAKER, M.P. Computer Graphics- C Version. Prentice-Hall, 1997.Bibliografia Complementar:FOLEY, J. D. et al. Computer Graphics - Principles and practice. Addison-Wesley, 1990.KIRNER, C.; TORI, R. (eds). Realidade Virtual: Conceitos e Tecnologia. Mania de Livro, 2004.MURRAY, J. Hamlet no Holodeck. MIT Press, 1998.