Introduzir os conceitos básicos e as técnicas de análise e síntese de circuitos lógicos sequenciais, aplicados à solução de problemas da Engenharia Elétrica e da Engenharia de Computação. Apresentar os principais blocos funcionais básicos de circuitos digitais sequenciais, memórias e demais dispositivos programáveis, suas características e formas de utilização. Desenvolver pequenos projetos de circuitos digitais com base nesses blocos, introduzindo a metodologia de projeto estruturado. Estudo da linguagem de descrição de hardware (HDL) como uma ferramenta de descrição e simulação de circuitos e sistemas digitais.Goals:To introduce the basic concepts and techniques of sequential logic circuits analysis and synthesis, applied to problems solution in Electrical Engineering and Computing Engineering. To present the main basic functional blocks of digital sequential circuits, memories and other programmable devices, their characteristics and forms of usage. To develop small projects of digital circuits based on those blocks, introducing the structured project methodology. To study the hardware description language (HDL) as a tool for description and simulation of digital circuits and systems.
Circuitos lógicos sequenciais. Análise e síntese de circuitos sequenciais síncronos. Introdução aos diagramas ASM. Circuitos seqüenciais-blocos básicos. Memórias. Lógica programável. Introdução à metodologia de projeto estruturado. Exercícios e projetos.Abstract:Sequential logic circuits. Analysis and synthesis of synchronous sequential circuits. Introduction to ASM diagrams. Sequential circuits – basic blocks. Memories. Programmable logic. Introduction to structured project methodology. Exercises and projects.
Circuitos lógicos sequenciais: biestáveis, carta de tempos. Análise e síntese de circuitos sequenciais síncronos, Modelos de Mealy e de Moore. Introdução aos diagramas ASM (Algorithmic State Machine). Circuitos sequenciais: flip-flops, registradores, deslocadores, contadores. Memórias: conceitos gerais, memórias apenas de leitura, memórias de escrita e leitura estáticas e dinâmicas. Lógica programável: PLA, PAL e outros dispositivos. Introdução à metodologia de projeto estruturado: fluxo de dados, unidade de controle. Exercícios e projetos ao longo do curso para cada um dos tópicos abordados.Syllabus: PCS2304 - Digital Systems IIDigital sequential circuits: flip-flops, time charts. Analysis and synthesis of synchronous sequential circuits: Mealy and Moore models. Introduction to ASM (Algorithmic State Machine) diagrams. Sequential circuits: flip-flops, registers, shifters, counters. Memories: general concepts, read-only memories, static and dynamic read and write memories. Programmable logic: PLA, PAL. Introduction to structured project methodology: data flow, control unit. Exercises and projects distributed along the course for each of these topics.
1. WAKERLY, J.F., "Digital Design: Principles and Practices", Pearson Prentice-Hall, 4.ed., 2006.2. MANO, M.M.; KIME, C.R. "Logic and Computer Design Fundamentals". Pearson Prentice Hall, 4.ed. 2008.3. TOCCI, R.J.; WIDMER, N.S.; MOSS, G.L. " Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações", Pearson Prentice-Hall, 10ª ed., 2007.4. VAHID, F. Sistemas Digitais – Projeto, otimização e HDLs”. Bookman, 2008.Bibliografia Complementar / Complementary bibliography:1.HASKELL, R.E.; HANNA, D.M. Learning by Example Using VHDL - Basic Digital Design with a BASYS FPGA Board. Richard E. Haskell, Darrin M. Hanna. LBE Books. 2008. 2. HASKELL, R.E.; HANNA, D.M. Learning by Example Using VHDL – Advanced Digital Design with a NEXYS 2 FPGA Board. Richard E. Haskell, Darrin M. Hanna. LBE Books (http://www.lbebooks.com). 2009.3. HASKELL, R.E.; HANNA, D.M. Introduction to Digital Design Using Digilent FPGA Boards - Block Diagram/VHDL Examples". LBE Books, 2009.4. ERCEGOVAC, M.D.; LANG , T.; MORENO, J.H. "Introdução aos Sistemas Digitais". Bookman, 2000..5. FREGNI, E., SARAIVA, A.M. "Engenharia do Projeto Lógico Digital", Ed. Edgard Blücher, 1995.6. GAJSKI, D.D. "Principles of Digital Design". New Jersey Prentice Hall, 1997.