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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Comp e Sist Digitais
 
Disciplina: PCS2390 - Projeto e Engenharia do Produto IV
Design and Engineering of Product IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2008 Desativação:

Objetivos
- Desenvolvimento de habilidades projetuais de interfaces digitais interativas;
- Contato com tecnologias digitais para desenvolvimento de interfaces interativas e sistemas de autoria voltados para mídia eletrônica, tais como TV digital interativa, Rich Media WEB, Streamming Media, WEB 2.0, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Games etc..
- Contato com metodologias para projeto, desenvolvimento e avaliação de interfaces gráficas interativas e/ou multimídia;
- Oferecimento de noções de ergonomia e usabilidade de interfaces interativas digitais.

Goals:

Development of habilities on interactive digital interface design;
- Allowing contact with digital technology aimed tointeractive interface development and with authoring systems aimed to electronic media, such as interactive digital television, Rich Media Web, Web 2.0, Virtual Reality, Augmented Reality, Games etc...
- Allowing contact with interactive and/or multimedia graphical interface design, developmente and evaluation methodologies;
- Offering basic knowledge on digital interactive interface ergonomy and usability.

 
Docente(s) Responsável(eis)
52217 - Romero Tori
 
Programa Resumido
- Visão geral de tecnologia e aplicações de mídias digitais interativas;
- Noções de projeto de interfaces digitais, ergonomia e usabilidade em mídias digitais interativas;
- Prática de testes de usabilidade e avaliação de interfaces interativas;
- Projeto Prático.

Abstract:

- Overview on technology and applications of interactive digital media;
- Basic knowledge on digital interactive interface ergonomy and usability;
- Practical Activities on usability tests and interactive interface evakuation;
- "Hands on" Project
 
Programa
- Visão geral de tecnologias e aplicações de mídias digitais interativas (TV digital interativa, Rich Media WEB, Streamming Media, WEB 2.0, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Games etc.. );
- Ferramentas e linguagens de autoria e programação;
- Noções de ergonomia e usabilidade em mídias digitais interativas;
- Testes de usabilidade e estudos de caso;
- Desenvolvimento de Pesquisa exploratória;
- Especificação do projeto a ser desenvolvido;
- Desenvolvimento do projeto (Interface Digital Interativa);
- Avaliação dos resultados.

Syllabus - PCS2390 - Engineering and Product Design 4

- Overview of technologies and applications of interactive digital media (Interactive Digital TV, Rich Media WEB, Streamming Media, WEB 2.0, Virtual Reality, Augmented Reality, Games etc.. );
- Tools and authoring/programming languages;
- Overview of ergonomy and usability in interactive digital media;
- Usability tests and case studies;
- Development of an exploratory research;
- Specification of the project to be developed;
- Development of the project (Interactive Digital Interface);
- Results evaluation.
 
Avaliação
     
Método
- Avaliação contínua das atividades em sala de aula (aulas expositivas) e no Laboratório de Computação Gráfica (desenvolvimento de projeto).
- Seminários, trabalhos analíticos e projetos realizados pelos alunos.

Evaluation Method:

- Continuous assessment of classroom activities ans Computer Graphics Laboratory;
- Seminars ans projects.
Critério
Avaliação continuada e análise dos resultados alcançados pelos alunos nas pesquisas, nos seminários, nos trabalhos analíticos e no projeto final. Serão avaliados: participação, resultados obtidos, apresentações, documentos produzidos e produto final. A média será obtida pela ponderação das seguintes notas: A (Avaliação Contínua), P1 (Projeto intermediário) e P2 (Projeto Final). M = (A + P1 + 2 P2)/4.

Criterion for approval:

Continuous assessment. It will be evaluated: engagement, achievements, presentations, documents and final product. Average grade will be obtained by the following formula: A (Continuous Assesment), P1 (Intermediate Project) and P2 (Final Project). M = (A+P1+2P2)/4
Norma de Recuperação
Normas aprovadas pelo departamento.

Norms for remedial work.

Approved department rules.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Principal:

MITCHELL, Peter P. A Step-by-Step Guide to Usability Testing. iUniverse, 2007.

NIELSEN, Jakob; LORANGER, Hoa. Prioritizing Web Usability. New Riders Press, 2006.

TORI, R. (Org.) ; KIRNER, Claudio (Org.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006. v. 1. 422 p (disponível apenas em versão digital: www.interlab.pcs.poli.usp.br).

RASKIN, Jef. The humane interface: new directions for designing interactive systems. Addison-Wesley Professional, 2000.

Bibliografia Complementar:

CHARLTON, Samuel G.; O'BRIEN, Thomas G. Handbook of Human Factors Testing and Evaluation. LEA, 2001.

MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck. MIT Press, 1998.

NEGROPONTE, Nicholas P. A vida digital. Editora Schwarcz, São Paulo, 1995.

NORMAN, Donald A. The Invisible Computer. MIT Press, 1999.

RUMSEY, Francis; ATKINSON, John. Digital interface handbook. London: Focal Press, 1995.

WATT, Alan. 3D Computer Graphics. Addison-Wesley, 2000.
 

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