Apresentar os conceitos principais relacionados com a organização e projeto de computadores, focalizando os aspectos de interface software-hardware e seu impacto no desempenho. Os tópicos cobertos incluem programação em assembly language, como programas de alto nível são traduzidos em linguagem de máquina, a estrutura geral dos computadores, interrupções, caches, translação de endereços, e tópicos relacionados
Introdução. Anatomia de Computadores - tecnologia e abstrações de computadores. Desempenho de Computadores. Classificação de computadores. Microprocessadores. Instruções de ComputadorAritmetica para Computadores. Processamento de Interrupções Entrada-Saída Memórias cache e Hierarquia de memória Processadores: Fluxo de Dados e Controle Pipelining
[01] D.A.Patterson & J.L. Hennessey. Computer Organization & Design. 2nd. Edition. Morgan Kaufmann.[02] D.A.Patterson & J.L. Hennessey. Computer Architecture: A quantitative Approach". 2nd. Edition. Morgan Kaufmann.[03] A. S. Tanenbaum. Organização Estruturada de Computadores. Prentice-Hall.[04] Apostilas e transparências de aula