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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Comp e Sist Digitais
 
Disciplina: PCS2520 - Tecnologia de Computação Gráfica
Computer Graphics Technology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
- Desenvolvimento de habilidades projetuais de interfaces digitais interativas;
- Contato com tecnologias digitais para desenvolvimento de interfaces interativas e sistemas de autoria voltados para mídia eletrônica, tais como TV digital interativa, Rich Media WEB, Streamming Media, WEB 2.0, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Games etc.
- Contato com metodologias para projeto, desenvolvimento e avaliação de interfaces gráficas interativas e/ou multimídia;
- Oferecimento de noções de ergonomia e usabilidade de interfaces interativas digitais.

Goals:

- Development of skills in designing interactive digital interfaces
- Contact with digital technologies for development of interactive interfaces and authoring systems aimed to electronic media, such as Interactive Digital Television, Rich Media Web, Streamming Media, Web 2.0, Virtual Reality, Augmented Reality, Games etc.
- Contact with design methodologies, development and evaluation of interactive graphics interfaces and/or multimedia
- Offering basic concepts of ergonomics and usability of digital interactive interfaces.

 
Docente(s) Responsável(eis)
52217 - Romero Tori
 
Programa Resumido
Apresenta e discute os conceitos fundamentais da tecnologia de computação gráfica, da modelagem 3D aos algoritmos matriciais. Tendo como eixo condutor o pipeline gráfico, aborda, além do próprio pipeline, os seguintes tópicos: modelagem 3D, equipamentos, cores, padrões, sistemas de coordenadas homogêneas, transformações geométricas, projeções, iluminação, texturas, animação, curvas , superfícies e algoritmos gráficos. Noções de programação gráfica.

Abstract:

Presents and discusses the fundamental concepts of computer graphics technology, from 3D modeling to raster algorithms. Using the graphics pipeline as reference, addresses, in addition to the pipeline itself, the following topics: 3D modeling, equipment, colors, graphics patterns, homogeneous coordinate systems, geometric transformations, projections, lighting, textures, animation, curves, surfaces and graphics algorithms. Basic concepts of graphics programming.
 
Programa
- Introdução à computação gráfica: síntese e processamento de imagens;
- Modelagem digital de objetos 3D;
- Cores e percepção visual;
- Modelos de iluminação;
- Mapeamento de texturas;
- Sistemas de coordenadas e transformações geométricas;
- Curvas e superfícies;
- Algoritmos gráficos.

Syllabus: PCS2520 - Computer Graphics Technology

- Introduction to computer graphics: image synthesis and image processing;
- Digital modeling of 3D objects;
- Colors and visual perception;
- Lighting models;- Texture mapping;
- Coordinate systems and geometric transforms;
- Curves and surfaces;
- Graphics algorithms.
 
Avaliação
     
Método
- Avaliação contínua das atividades em sala de aula (aulas expositivas) e no Laboratório de Computação Gráfica (desenvolvimento de projeto)
- Seminários, trabalhos analíticos e projetos realizados pelos alunos.

Evaluation Method:

- Continuous evaluation of classroom (lecture classes) and Laboratory (project development) activities
- Seminars, analytical tasks and projects undertaken by students.
Critério
Avaliação continuada e análise dos resultados alcançados pelos alunos nas pesquisas, nos seminários, nos trabalhos analíticos e no projeto final. Serão avaliados: participação, resultados obtidos, apresentações, documentos produzidos e produto final. A média será obtida pela ponderação das seguintes notas: A (Avaliação Contínua), P1 (Projeto intermediário) e P2 (Projeto Final). M = (A + P1 + 2 P2)/4

Criterion for approval:

Continuous assessment and analysis of results achieved by students in researches, in Seminars, in analyticaltasks and in the final project. It will be assessed: participation, results, presentations, documents produced and the final project. The average is obtained by taking into account the following notes: A (Continuous Assessment), P1 (Intermediary Project ) and P2 (Final Project). M = (A + P1 + 2 P2) / 4
Norma de Recuperação
Normas aprovadas pelo departamento.

Norms for remedial work:

As approved by department.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Principal:
ANGEL, E. Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach. Addison-Wesley, 2005. 816p.
FOLEY, J. D.; VAN DAM, A.; FEINER, S. K.; HUGHES, J. F.; PHILIPS, R. L. Introduction to Computer Graphics. Addison-Wesley, 1993. 632p.
WATT, A. 3D Computer Graphics. Addison-Wesley, 1999. 592p.

Bibliografia Complementar:
AKENINE-MOLLER, T.; HAINES, E. Real-Time Rendering. AK Peters, 2002. 835p.
FOLEY, J. D.; VAN DAM, A.; FEINER, S. K.; HUGHES, J. F. Computer Graphics: Principles and Practice in C. Addison-Wesley, 1995. 1200p.
HESS, R. Essential Blender. No Starch Press, 2007. 376p.
REAS, C.; FRY, B. Processing: A Programming Handbook for Visual Artists and Designers. MIT Press, 2007. 710p.
SHREINER, D.; WOO, M.; NEIDER, J.; DAVIS, T. OpenGL Programming Guide. Addison-Wesley, 2005. 896p.
 

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