Aprendizado dos conceitos, modelos e linguagens computacionais, abordando seus aspectos teóricos e práticos. Domínio de técnicas básicas de lógica de programação, incluindo programação estruturada e orientada a objetos. Prática de programação criativa. Desenvolvimento de protótipos de sistemas digitais.
Introdução à lógica e a linguagens de programação; variáveis, estruturas de controle e de dados, classes e objetos; funções e bibliotecas; acesso a serviços da internet; desenvolvimento de protótipos.
1. Introdução à lógica de programação 2. Linguagens de programação 3. Variáveis e estruturas de controle de fluxo 4. Funções 5. Estruturas de dados 6. Classes e objetos 7. Bibliotecas de funções 8. Interface homem-máquina 9. Acesso a serviços da internet 10. Programação criativa 11. Desenvolvimento de protótipos.
1. SHIFFMAN, D. Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction; Morgan Kaufmann, 2008, 450 p. 2. REAS, C.; FRY, B. Processing: a programming handbook for visual designers and artists. MIT Press. 2007. 737 p. 3. GREENBERG, I. Processing: Creative Coding and Computational Art . Friends of Ed, 2007. 840 pages. 4. PUGA, S.; RISSETI, G. Lógica de Programação e Estruturas de Dados. 3ª ed. Pearson, 2016. 320p. Bibliografia Complementar / Complementary bibliography 1. MAEDA, J. Maeda & Media. Nova York: Rozzoli, 2000. 2. REAS, C.; FRY, B. Processing: A Programming Handbook for Visual Artists and Designers. MIT Press, 2007. 710p. 3. SHREINER, D.; WOO, M.; NEIDER, J.; DAVIS, T. OpenGL Programming Guide. Addison-Wesley, 2005. 896p.