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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Comp e Sist Digitais
 
Disciplina: PCS3021 - Linguagem Computacional
Computational Language

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Aprendizado dos conceitos, modelos e linguagens computacionais, abordando seus aspectos teóricos e práticos. Domínio de técnicas básicas de lógica de programação, incluindo programação estruturada e orientada a objetos. Prática de programação criativa. Desenvolvimento de protótipos de sistemas digitais.
 
Learning concepts, models and computational languages, approaching theoretical and practical aspects. Mastering basic techniques of programming logic, including structured and object-oriented programming. Practice in creative programming. Development of digital systems prototypes.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1679080 - Ricardo Nakamura
52217 - Romero Tori
 
Programa Resumido
Introdução à lógica e a linguagens de programação; variáveis, estruturas de controle e de dados, classes e objetos; funções e bibliotecas; acesso a serviços da internet; desenvolvimento de protótipos.
 
Introduction to programming logic and languages; variables, control and data structures; classes and objects; function libraries; access to internet services; prototype developments.
 
 
Programa
1.	Introdução à lógica de programação
2.	Linguagens de programação
3.	Variáveis e estruturas de controle de fluxo
4.	Funções
5.	Estruturas de dados
6.	Classes e objetos
7.	Bibliotecas de funções
8.	Interface homem-máquina
9.	Acesso a serviços da internet
10.	Programação criativa
11.	Desenvolvimento de protótipos.
 
1. Introduction to programming logic 2. Programming languages 3. Variables and flow control structures 4. Procedures 5. Data structures 6. Class and objects 7. Function libraries 8. Human computer interfaces 9. Access to Internet services 10. Criative programming 11. Prototypes development.
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação contínua das atividades em estúdio e no Laboratório de Computação. Provas e trabalhos práticos.
Critério
MF (média final) = (A + P + T) / 3 Onde: A = avaliação das atividades realizadas em laboratório e estúdio P = nota da prova escrita T = média das notas de documentação, apresentação e resultados finais do trabalho prático desenvolvido para a disciplina.
Norma de Recuperação
Prova escrita.
 
Bibliografia
     

1.	SHIFFMAN, D. Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and Interaction; Morgan Kaufmann, 2008, 450 p.
2.	REAS, C.; FRY, B. Processing: a programming handbook for visual designers and artists. MIT Press. 2007. 737 p.
3.	GREENBERG, I. Processing: Creative Coding and Computational Art . Friends of Ed, 2007. 840 pages. 
4.	PUGA, S.; RISSETI, G. Lógica de Programação e Estruturas de Dados. 3ª ed. Pearson, 2016. 320p.

Bibliografia Complementar / Complementary bibliography
1.	MAEDA, J. Maeda & Media. Nova York: Rozzoli, 2000.
2.	REAS, C.; FRY, B. Processing: A Programming Handbook for Visual Artists and Designers. MIT Press, 2007. 710p.
3.	SHREINER, D.; WOO, M.; NEIDER, J.; DAVIS, T. OpenGL Programming Guide. Addison-Wesley, 2005. 896p.

 

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