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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Comp e Sist Digitais
 
Disciplina: PCS3099 - Computação Interativa
Interactive Computing

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Aprendizado das tecnologias básicas necessárias ao desenvolvimento de sistemas computacionais interativos, tais como recursos de multimídia, computação física, realidade virtual e aumentada. Discussão crítica sobre estado da arte, perspectivas de evolução e desafios a serem vencidos. Desenvolvimento de habilidades relacionadas à criação e produção de sistemas interativos.
 
Learning the essential technologies needed for the development for developing interactive computer systems: multimedia resources, physical computing, augmented and virtual reality. Critical thinking on the state of the art, trends and challenges to be overcome. Acquisition of skills related to the creation and production of immersive interactive systems.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1679080 - Ricardo Nakamura
52217 - Romero Tori
 
Programa Resumido
Desenvolvimento de atividades práticas em laboratório ou ateliê relacionadas com sistemas computacionais interativos, envolvendo: Conceitos de Comunicação e mídia; recursos de Multimídia; vídeo e som imersivos; computação física; realidade virtual e aumentada; hardware e software para interação em realidade virtual e aumentada; novas tecnologias interativas.
 
Development of practical activities in laboratory or studio involving: communication and media concepts; multimedia resources; immersive video and sound; physical computing; virtual and augmented reality; hardware and software for interaction in virtual and augmented reality; new interactive technologies.
 
 
Programa
1.	Conceitos de comunicação e mídia.
2.	Recursos de Multimídia. Vídeo e som imersivos.
3.	Hardware e software para computação física. Dispositivos de interação.
4.	Realidade virtual e aumentada. Imersão. Registro 3D. Modelo do espaço contínuo entre realidade e virtualidade.
5.	Hardware e software específicos para interação em realidade virtual e aumentada. Retorno de força. Displays imersivos. Sistemas de rastreamento.
6.	Projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais interativos.
 
1. Communication and media concepts. 2. Multimedia resources. Immersive video and sound. 3. Hardware and software for physical computing. Interaction devices. 4. Virtual and augmented reality. Immersion. 3D registration. Reality and virtuality continuum. 5. Specific hardware and software for interaction in virtual and augmented reality. 6. Design and development of interactive computer systems.
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação contínua das atividades práticas em laboratório. Proposta, planejamento, execução, testes e apresentação de trabalho de aplicação realizado pelos alunos.
Critério
MF (média final) = (P + 2A1 + 3A2) / 6 onde P é a avaliação da proposta inicial, A1 é a avaliação da apresentação intermediária e A2 é a avaliação final, levando em conta apresentação, relatório e resultados.
Norma de Recuperação
Reapresentação do projeto.
 
Bibliografia
     
[1] TORI, R. (Org.) ; KIRNER, Claudio (Org.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006. v. 1. 422 p (disponível apenas em versão digital: www.interlab.pcs.poli.usp.br)
.
[2] Bowman et. al. 3D User Interfaces: Theory and Practice. Addison-Wesley, 2004. 512 p.

[3] Yvonne Rogers; Helen Sharp; Jennifer Preece. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador, 3ª. Ed. Bookman, 2013. 600 p.

[4] Dan O'Sullivan, Tom Igoe. Physical Computing: Sensing and Controlling the Physical World with Computers. Thomson, 2004. 496 p.

Bibliografia complementar:
[1]. BANZI, M. SHILOH, M. Getting Started with Arduino: The Open Source Electronics Prototyping Platform (Make). MakerMedia, 2014. 262 p.

[2] ENGLAND, E.; FINNEY, A. Managing Multimedia : Project Management for Interactive Media. Addison Wesley. 440 p. 1999.

[3]. IGOE, T. Making Things Talk: Using Sensors, Networks, and Arduino to See, Hear, and Feel Your World. MakerMedia, 2011. 496 p.

[4] REAS, C.; FRY, B. Processing: A Programming Handbook for Visual Artists and Designers. MIT Press, 2007. 710p.

 

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