Aprendizado das tecnologias básicas necessárias ao desenvolvimento de sistemas computacionais interativos, tais como recursos de multimídia, computação física, realidade virtual e aumentada. Discussão crítica sobre estado da arte, perspectivas de evolução e desafios a serem vencidos. Desenvolvimento de habilidades relacionadas à criação e produção de sistemas interativos.
Desenvolvimento de atividades práticas em laboratório ou ateliê relacionadas com sistemas computacionais interativos, envolvendo: Conceitos de Comunicação e mídia; recursos de Multimídia; vídeo e som imersivos; computação física; realidade virtual e aumentada; hardware e software para interação em realidade virtual e aumentada; novas tecnologias interativas.
1. Conceitos de comunicação e mídia. 2. Recursos de Multimídia. Vídeo e som imersivos. 3. Hardware e software para computação física. Dispositivos de interação. 4. Realidade virtual e aumentada. Imersão. Registro 3D. Modelo do espaço contínuo entre realidade e virtualidade. 5. Hardware e software específicos para interação em realidade virtual e aumentada. Retorno de força. Displays imersivos. Sistemas de rastreamento. 6. Projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais interativos.
[1] TORI, R. (Org.) ; KIRNER, Claudio (Org.). Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006. v. 1. 422 p (disponível apenas em versão digital: www.interlab.pcs.poli.usp.br) . [2] Bowman et. al. 3D User Interfaces: Theory and Practice. Addison-Wesley, 2004. 512 p. [3] Yvonne Rogers; Helen Sharp; Jennifer Preece. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador, 3ª. Ed. Bookman, 2013. 600 p. [4] Dan O'Sullivan, Tom Igoe. Physical Computing: Sensing and Controlling the Physical World with Computers. Thomson, 2004. 496 p. Bibliografia complementar: [1]. BANZI, M. SHILOH, M. Getting Started with Arduino: The Open Source Electronics Prototyping Platform (Make). MakerMedia, 2014. 262 p. [2] ENGLAND, E.; FINNEY, A. Managing Multimedia : Project Management for Interactive Media. Addison Wesley. 440 p. 1999. [3]. IGOE, T. Making Things Talk: Using Sensors, Networks, and Arduino to See, Hear, and Feel Your World. MakerMedia, 2011. 496 p. [4] REAS, C.; FRY, B. Processing: A Programming Handbook for Visual Artists and Designers. MIT Press, 2007. 710p.