Obtenção de conhecimentos práticos e habilidades associadas ao projeto e uso das arquiteturas de microprocessadores e dos sistemas microprocessados, por meio da aplicação dos conceitos associados em experimentos práticos.
O programa da disciplina inclui a realização de experiências com o objetivo de exercitar os conceitos de: Familiarização com arquiteturas de microprocessadores; Organização de sistemas microprocessados; Acesso à memória e periféricos; Barramento e interfaces; Utilização de linguagens de baixo e alto níveis; Ambientes e ferramentas de desenvolvimento de aplicações.
O programa da disciplina inclui a realização de experiências com o objetivo de exercitar os conceitos de: Familiarização com arquiteturas de microprocessadores: UCP, ULA, registradores, pilha, unidade de controle e decodificação, interrupções; Organização de sistemas microprocessados: mapeamento de memória e periféricos, decodificação de endereços; Acesso à memória e periféricos: acesso aos diferentes tipos de memória e periféricos, controle e temporização; Barramento e interfaces: tipos de barramentos e interfaces, formas de acesso, padrões; Utilização de linguagens de baixo e alto níveis: projeto e implementação de códigos em linguagens de baixo e alto níveis; Ambientes e ferramentas de desenvolvimento de aplicações: familiarização e uso dos ambientes e ferramentas para o desenvolvimento de códigos e aplicações.
1. Microprocessor System Design. A. Clements. PWS-Kent Publisiing Company, 2nd Edition, 1992. 2. Microprocessors and Peripherals. B.B. Brey. Maxwell MacMillan Internl. Editions, 2nd Edition, 1991. 3. Microprocessors - Principles and Applications. Charles M. Gilmore. McGraw-Hill, 1995. 4. Manuais e home pages dos principais fabricantes: Intel, Motorola, Atmel. 5. Coletânea de apostilas elaborada por professores do PCS/EPUSP.