Aprendizado dos conceitos e tecnologias de computação gráfica, especialmente na área de síntese de imagens 3D. Desenvolvimento de habilidades de projeto de cenas e ambientes tridimensionais. Domínio das técnicas de programação para aplicações gráficas.
Conceitos fundamentais da tecnologia de computação gráfica, da modelagem 3D aos algoritmos de síntese de imagens. Pipeline gráfico, modelagem 3D, equipamentos, cores, padrões, sistemas de coordenadas homogêneas, transformações geométricas, projeções, iluminação, texturas, animação, curvas, superfícies e algoritmos gráficos. Noções de programação gráfica e shaders.
1. Introdução à computação gráfica: síntese e processamento de imagens; pipeline gráfico; 2. Modelagem digital de objetos 3D; 3. Cores e percepção visual; 4. Modelos de iluminação; 5. Mapeamento de texturas; 6. Sistemas de coordenadas e transformações geométricas; 7. Curvas e superfícies; 8. Shaders.
1. ANGEL, E. Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach. Pearson, 2011.6ª ed., 768p. 2. AZEVEDO, E.; CONCI, A. Computação Gráfica: Teoria e Prática. Campus, 2003. 368p. 3. WATT, A. 3D Computer Graphics. Addison-Wesley, 1999. 624p. Bibliografia Complementar / Complementary bibliography 1. Computer graphics: principles and practice. JF Hughes, A Van Dam, JD Foley, SK Feiner - 2014 - Pearson Education. 2. Aura Conci e Eduardo Azevedo, Computação Gráfica. Teoria e Prática - Volume2, Editora Campus, 2007. 3. REAS, C.; FRY, B. Processing: A Programming Handbook for Visual Artists and Designers. MIT Press, 2007. 710p. 4. SHREINER, D.; WOO, M.; NEIDER, J.; DAVIS, T. OpenGL Programming Guide. Addison-Wesley, 2005. 896p.