Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Comp e Sist Digitais
 
Disciplina: PCS3539 - Tecnologia de Computação Gráfica
Computer Graphics Technology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Aprendizado dos conceitos e tecnologias de computação gráfica, especialmente na área de síntese de imagens 3D. Desenvolvimento de habilidades de projeto de cenas e ambientes tridimensionais. Domínio das técnicas de programação para aplicações gráficas.
 
Learning concepts and technologies of computer graphics, especially in the field of 3D image synthesis. Developing skills for designing three-dimensional scenes and environments. Mastering programming techniques for graphical applications.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1679080 - Ricardo Nakamura
52217 - Romero Tori
 
Programa Resumido
Conceitos fundamentais da tecnologia de computação gráfica, da modelagem 3D aos algoritmos de síntese de imagens. Pipeline gráfico, modelagem 3D, equipamentos, cores, padrões, sistemas de coordenadas homogêneas, transformações geométricas, projeções, iluminação, texturas, animação, curvas, superfícies e algoritmos gráficos. Noções de programação gráfica e shaders.

 
Fundamental concepts of computer graphics technology, from 3D modeling to image synthesis algorithms. Graphics pipeline, 3D modeling, equipment, colors, graphics patterns, homogeneous coordinate systems, geometric transformations, projections, lighting, textures, animation, curves, surfaces and graphics algorithms. Basic concepts of graphics programming and shaders.
 
 
Programa
1.	Introdução à computação gráfica: síntese e processamento de imagens; pipeline gráfico;
2.	Modelagem digital de objetos 3D;
3.	Cores e percepção visual;
4.	Modelos de iluminação;
5.	Mapeamento de texturas;
6.	Sistemas de coordenadas e transformações geométricas;
7.	Curvas e superfícies;
8.	Shaders.
 
1. Introduction to computer graphics: image synthesis and image processing;graphics pipeline; 2. Digital modeling of 3D objects; 3. Colors and visual perception; 4. Lighting models; 5. Texture mapping; 6. Coordinate systems and geometric transforms; 7. Curves and surfaces; 8. Shaders.
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação contínua das atividades em sala de aula (aulas expositivas) e no Laboratório de Computação Gráfica (desenvolvimento de projeto). Seminários, trabalhos analíticos e projetos realizados pelos alunos.
Critério
MF (média final) = (A + TT + TP) / 3 sendo A a nota de acompanhamento de atividades feitas em laboratório e atendimentos para o desenvolvimento do trabalho final; TT é a nota de um trabalho individual sobre conceitos de computação gráfica; TP é a nota do trabalho final, levando em conta documentação, apresentação e resultados.
Norma de Recuperação
Apresentação de extensão do trabalho final.
 
Bibliografia
     
1.	ANGEL, E. Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach. Pearson, 2011.6ª ed., 768p.
2.	AZEVEDO, E.; CONCI, A. Computação Gráfica: Teoria e Prática. Campus, 2003. 368p.
3.	WATT, A. 3D Computer Graphics. Addison-Wesley, 1999. 624p. 

Bibliografia Complementar / Complementary bibliography

1.	Computer graphics: principles and practice. JF Hughes, A Van Dam, JD Foley, SK Feiner - 2014 - Pearson Education.
2.	Aura Conci e Eduardo Azevedo, Computação Gráfica. Teoria e Prática - Volume2, Editora Campus, 2007.
3.	REAS, C.; FRY, B. Processing: A Programming Handbook for Visual Artists and Designers. MIT Press, 2007. 710p.
4.	SHREINER, D.; WOO, M.; NEIDER, J.; DAVIS, T. OpenGL Programming Guide. Addison-Wesley, 2005. 896p.
 

Clique para consultar os requisitos para PCS3539

Clique para consultar o oferecimento para PCS3539

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP