Aquisição de conhecimentos como: características dos jogos; conceitos de game design, gameplay e experiência de usuário; organização de um jogo digital. Desenvolvimento de habilidades como: pensamento crítico; pensamento criativo; trabalho em equipe multidisciplinar; solução de problemas. Formação de competências como: concepção de propostas de jogos; documentação do design de um jogo; construção e avaliação de protótipos de jogos; desenvolvimento de jogos.
Visão geral do processo de desenvolvimento de jogos digitais, incluindo aspectos de design e implementação. Realização de atividades práticas pelos alunos, inicialmente com jogos de tabuleiro e depois com jogos digitais.
1. Conceito e características de jogos; 2. Game design: conceitos e práticas; 3. Documentação de um jogo; 4. Organização de um jogo digital; 5. Mecânicas e outros elementos formais; 6. Narrativa e outros elementos dramáticos; 7. Processo de desenvolvimento de jogos; 8. Prototipação e análise de jogos.
1. SALEN, K., ZIMMERMAN, E. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos. vol 1. Blucher, 2012. 168p. 2. ______. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos. vol. 2. Blucher, 2012. 229p. 3. ______. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos. vol. 3. Blucher, 2012. 258p. 4. ______. Regras do Jogo: Fundamentos do Design de Jogos. vol. 4. Blucher, 2012. 154p. 5. SCHELL, J. The Art of Game Design: A Book of Lenses. A K Peters, 2014. 600p. 6. SCHUYTEMA, P. Design de Games: Uma Abordagem Prática. Cengage Learning, 2008. 472p. Bibliografia Complementar / Complementary bibliography: 1. BRATHWAITE, B., SCHREIBER, I. Challenges for Game Designers. Cengage Learning, 2008. 352p. 2. EBERLY, D. H. 3D Game Engine Design: A Practical Approach to Real-Time Computer Graphics. Morgan Kaufmann, 2000. 561p. 3. FULLERTON, T. Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative Games. Morgan Kaufmann, 2008. 496p. 4. KOSTER, R. A Theory of Fun for Game Design. Paraglyph Press, 2005. 244p. 5. LEINO, O., WIRMAN, H., FERNANDEZ, A. (ed.). Extending Experiences: Structure, Analysis and Design of Computer Game Player Experience. Lapland University Press, 2008. 298p. 6. NYSTROM, R. Game Programming Patterns. Disponível em http://gameprogrammingpatterns.com/