Conhecer as tecnologias básicas necessárias ao desenvolvimento de sistemas interativos imersivos, tais como recursos de multimídia, realidade virtual e aumentada. Discussão crítica do estado da arte, perspectivas de evolução e desafios a serem vencidos. Desenvolver habilidades relacionadas à criação e produção de sistemas interativos imersivos.
Conceitos de Comunicação e mídia. Recursos de Multimídia. Vídeo e som imersivos. Realidade virtual e aumentada. Hardware e software para interação em realidade virtual e aumentada.. Visualização de informações. Projeto de sistemas interativos imersivos
1. Conceitos de comunicação e mídia. 2. Recursos de Multimídia. Vídeo e Som imersivo. 3. Realidade virtual e aumentada. Imersão. Registro 3D. Modelo do espaço contínuo entre realidade e virtualidade. 4. Hardware e software específicos para interação em realidade virtual e aumentada. Retorno de força. Displays imersivos. Sistemas de rastreamento. 5. Projeto e desenvolvimento de sistemas interativos imersivos. 6. Visualização de informações.
Bibliografia principal [1] TORI, R.; HOUNSELL, M. S. (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018. [2] BOWMAN et. al. 3D User Interfaces: Theory and Practice. [3] ROGERS, Y; SHARP, H.; PREECE, J. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador, 3ª. Ed. Bookman, 2013. 600 p. [4] JERALD, J. The VR book: Human-centered design for virtual reality. Morgan & Claypool, 2016. Bibliografia complementar [1] ENGLAND, E.; FINNEY, A. Managing Multimedia : Project Management for Interactive Media. Addison Wesley. 440 p. 1999. [2] REAS, C.; FRY, B. Processing: A Programming Handbook for Visual Artists and Designers. MIT Press, 2007. 710p.