Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Comp e Sist Digitais
 
Disciplina: PCS3559 - Tecnologias para Aplicações Interativas
Technologies for Interactive Applications

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Conhecer as tecnologias básicas necessárias ao desenvolvimento de sistemas interativos imersivos, tais como recursos de multimídia, realidade virtual e aumentada. Discussão crítica do estado da arte, perspectivas de evolução e desafios a serem vencidos. Desenvolver habilidades relacionadas à criação e produção de sistemas interativos imersivos.

 
Learning the essential technologies needed for developing immersive interactive systems: multimedia resources, augmented and virtual reality. Critical thinking of the state of the art, trends and challenges to be overcome. Acquisition of skills related to the creation and production of immersive interactive systems.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1679080 - Ricardo Nakamura
52217 - Romero Tori
 
Programa Resumido
Conceitos de Comunicação e mídia. Recursos de Multimídia. Vídeo e som imersivos. Realidade virtual e aumentada. Hardware e software para interação em realidade virtual e aumentada.. Visualização de informações. Projeto de sistemas interativos imersivos
 
Communication and media concepts. Multimedia resources. Immersive video and sound. Virtual and augmented reality. Hardware and software for interaction in virtual and augmented reality. Information visualization. Design of immersive interactive systems.
 
 
Programa
1.	Conceitos de comunicação e mídia.
2.	Recursos de Multimídia. Vídeo e Som imersivo.
3.	Realidade virtual e aumentada. Imersão. Registro 3D. Modelo do espaço contínuo entre realidade e virtualidade.
4.	Hardware e software específicos para interação em realidade virtual e aumentada. Retorno de força. Displays imersivos. Sistemas de rastreamento.
5.	Projeto  e desenvolvimento de sistemas interativos imersivos.
6.	Visualização de informações.
 
1. Communication and media concepts. 2. Multimedia resources. Immersive video and sound. 3. Virtual and augmented reality. Immersion. 3D registration. Reality and virtuality continuum. 4. Specific hardware and software for interacting in virtual and augmented reality. Force feedback. Immersive displays. Tracking systems. 5. Design and development of immersive interactive systems. 6. Information visualization.
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação contínua das atividades em sala de aula. Trabalhos analíticos e projetos realizados pelos alunos.
Critério
MF (média final) = (A + 2T) / 3 onde A = avaliação das atividades realizadas em laboratório e atendimentos; T = média das notas de documentação, apresentação e resultados finais do trabalho prático
Norma de Recuperação
Apresentação de complemento do trabalho prático.
 
Bibliografia
     
Bibliografia principal
[1] TORI, R.; HOUNSELL, M. S. (org.). Introdução a Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2018. 
[2] BOWMAN et. al. 3D User Interfaces: Theory and Practice.
[3] ROGERS, Y; SHARP, H.; PREECE, J. Design de Interação: Além da Interação Humano-Computador, 3ª. Ed. Bookman, 2013. 600 p.
[4] JERALD, J. The VR book: Human-centered design for virtual reality. Morgan & Claypool, 2016. 

Bibliografia complementar
[1] ENGLAND, E.; FINNEY, A. Managing Multimedia : Project Management for Interactive Media. Addison Wesley. 440 p. 1999. 
[2] REAS, C.; FRY, B. Processing: A Programming Handbook for Visual Artists and Designers. MIT Press, 2007. 710p.


 

Clique para consultar os requisitos para PCS3559

Clique para consultar o oferecimento para PCS3559

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP