Introduzir os conceitos de Interação Humano-Computador (IHC) e enfatizar a importância de considerar experiência do usuário no projeto e operação de sistemas computacionais. Propiciar ao aluno o conhecimento sobre teorias e métodos para concepção, desenho, desenvolvimento e avaliação das interfaces com usuários. Desenvolver habilidades em técnicas e ferramentas usadas no ciclo de vida da IHC. Discutir tendências da área.
Conceitos fundamentais da Interação Humano-Computador (IHC) e de Fatores Humanos. Qualidade da interação. Teorias da IHC. Projeto centrado no usuário. Métodos e técnicas de identificação de requisitos do usuário. Pesquisa de usuário: perfil e personas. Princípios e padrões de design. Métodos e técnicas de avaliação da experiência de usuário.
1. Histórico da área. Evolução dos paradigmas e estilos de interação. 2. Conceitos fundamentais da IHC: interação, interface, usabilidade, experiência do usuário (UX). Multidisciplinaridade na IHC. Impacto da UX em comunicação, projetos e corporações. 3. Engenharia de Fatores Humanos: percepção, motricidade, cognição, emoção. 4. Tecnologias para interação: toque, gestos, rastreador do olhar e do corpo, interfaces de voz. Sistemas inteligentes, sistemas sensíveis a contexto. Ecologia de dispositivos. RA, imersão. Visualização de informações. 5. Qualidade da interação: usabilidade, qualidade em uso, acessibilidade, comunicabilidade, jogabilidade, qualidade hedônica. 6. Teorias da IHC: engenharia cognitiva, engenharia semiótica, teoria da atividade, design emocional. 7. Processo de design de interação. Projeto centrado no usuário. UX em ambientes ágeis. 8. Técnicas de pesquisa com usuários: observação, questionários, entrevistas, grupos de foco. 9. Perfil do usuário e personas. 10. Prototipação. Fidelidade. Ferramentas de prototipação. 11. Princípios de design. Heurísticas de usabilidade. Affordances. Gestalt. Padrões de projeto. Responsividade. 12. Avaliação da qualidade de interação. Métodos de inspeção. Avaliação heurística. Testes com usuários. Avaliação remota. Ferramentas para avaliação. 13. Design universal. Acessibilidade. 14. Interfaces avançadas e tendências
[1] Preece, J; Sharp, H.; Rogers, Y.; Interaction Design – beyond Human Computer Interaction. Wiley. 4th ed. 2015. ISBN 978-1119020752 Bibliografia Complementar / Complementary bibliography [1] Barbosa, S.D.J.; Silva, B.S. Interação Humano-Computador. Série Campus-SBC. 2010. Elsevier. ISBN 978-85-3523-418-3 [2] Creswell. J.W. Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. 4th edition. Sage Publications. 2014. ISBN 978-1452226101 [3] De Souza, C.S. The semiotic engineering of human computer interaction. MIT Press. 2005. ISBN 9780262042208 [4] Gothelf, J.; Seiden, J.; Lean UX: Designing Great Products with Agile Teams. O’Reilly. 2016 ISBN 9781491953600 [5] ISO25010:2011 Systems and software engineering -- Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) -- System and software quality models [6] ISO9241: Ergonomics of human-system interaction (série) [7] Lidwell, W.; Holden, K., Butler, J. Princípios Universais do Design. Bookman. 2010. ISBN 9788577807383 [8] Nielsen, J; Usability Engineering, Academic Press, 1993 ISBN 9780125184069 [9] Rubin, J.; Handbook of Usability Testing (2a ed) Wiley, 2008. ISBN 978-0470185483 [10] Artigos científicos selecionados/ Selected papers