Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Comp e Sist Digitais
 
Disciplina: PCS3579 - Inovação, Tecnologia, Estratégia de Negócio e a Sociedade
Innovation, Technology, Business Strategy and Society

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Apresentar os conceitos relacionados com inovação e as opções para se constituir uma plataforma de negócios operada na rede mundial de computadores. Serão cobertos desde o processo de inovação, tanto nos aspectos tecnológicos como nos modelos de negócios, incluindo a discussão da influência das novas tecnologias digitais nos negócios, na sociedade e no meio ambiente.
 
To present concepts related to innovation and alternatives to create a business platform in the world computer network. The course covers the innovation process, considering both the technological and business aspects, including a discussion on the influence of the new digital technologies in businesses, society and the environment.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
51262 - Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho
75279 - Wilson Vicente Ruggiero
 
Programa Resumido
Conhecimento e Inovação. Das ideias ao negócio. A sustentabilidade na inovação. Teoria da difusão da inovação. Visão Geral Sobre Estratégia. Modelos de Negócios na Internet. Cadeia de Suprimentos Integrada. As novas tecnologias digitais e sua influência nos negócios, sociedade e meio ambiente. Desenvolvimento de Plano de Negócios.
 
Knowledge and Innovation. From ideas to business. Sustainability and innovation. Diffusion theory of innovation. General view on strategy. Internet business models. Integrated supply chain. The new digital technology and its influence on business, society and environment. Business Plan development.
 
 
Programa
1.	Conhecimento e Inovação
a.	O novo cenário competitivo
b.	Definições e Modelos de inovação
c.	Agregação de valor e seus indicadores
i.	Visão Científica
ii.	Visão de Mercado
d.	Geração de Conhecimento e o método científico
i.	Método e Técnica
ii.	Tipos de Conhecimento
iii.	Características da ciência
iv.	O método científico
e.	A busca de valor pela inovação: Exemplo de Casos
i.	Edson e a GE
ii.	Microsoft e o modelo de negócio do MS-DOS
2.	Das ideias aos negócios
a.	Etapa de criação
b.	Etapa de experimentação
c.	Etapa de difusão
3.	A sustentabilidade na inovação
a.	Como adicionar valor nas novas dimensões?
4.	Teoria da difusão da inovação
a.	Modelo consagrado da inovação: a curva S
b.	Os quatro elementos da difusão
c.	O processo de decisão
d.	Estudos de caso
i.	Milho por seleção genética nos EUA 
ii.	Teclado QWERT
iii.	Internet Banking
e.	Os atributos da inovação
f.	O modelo tradicional de inovação
g.	Fontes da inovação
5.	Visão Geral Sobre Estratégia
a.	Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância
b.	Modelos de Estratégia
c.	Impacto da Internet nos Modelos Estratégicos Tradicionais
d.	Estudo de Caso
6.	Modelos de Negócios na Internet
a.	Tipos de Produtos 
b.	Visão Geral sobre Modelos de Negócio na Internet
c.	Estudo e Avaliação de Modelos Específicos de Negócio
i.	Venda Direta
ii.	Intermediário
iii.	Provedor Total 
iv.	Infraestrutura Compartilhada
v.	Provedor de Conteúdo
vi.	Redes Sociais
vii.	Estudos de Caso 
7.	Cadeia de Suprimentos Integrada
8.	 As novas tecnologias digitais, os negócios e a sociedade
a.	A sociedade de custo marginal zero
b.	As aplicações distribuídas e suas implicações
i.	As moedas digitais
ii.	BlockChain e os registros distribuídos
iii.	As tendências da cripto economia
9.	Desenvolvimento de Plano de Negócios
 
1. Knowledge and Innovation a. The new competitive scenario b. Innovation: Definition and Models c. Added value and its indicators i. Scientific vision ii. Market vision d. Knowledge generation and the scientific method i. Method and technique ii. Types of Knowledge iii. Characteristics of Science iv. The scientific method e. The search for value through innovation: Case studies i. Edson and GE ii. Microsoft and the MS-DOS business model 2. From ideas to business a. Creative phase b. Experimental phase c. Diffusion phase 3. Sustainability and innovation a. How to add value in the new dimensions? 4. Diffusion theory of innovation a. Curve S: traditional model of innovation b. The four elements of diffusion c. The decision process d. Case studies i. Genetic selection of corn in USA ii. QWERT keyboard iii. Internet Banking e. The attributes of innovation f. The traditional model of innovation g. Sources of innovation 5. General view on Strategy a. Strategy concept and its importance b. Strategy models c. The impact of Internet in the traditional models of strategy d. Case study 6. Business models in the Internet a. Type of Products b. General vision of Business models on the Internet c. Study and evaluation of specific business models i. Direct sales ii. Broker sales iii. Total provider iv. Shared infrastructure v. Content provider vi. Social networks vii. Case studies 7. Integrated Supply Chain 8. The new digital technologies, business and the society a. The Zero marginal cost society b. The impact of distributed applications i. BitCoin and digital money ii. BlockChain and distributed ledgers iii. Crypto economy and its tendencies 9. Development of a Business Plan.
 
 
Avaliação
     
Método
Testes, exercícios , trabalhos, discussões e análise crítica de estudos de caso selecionados apresentados em classe.
Critério
Média ponderada das notas dos testes, exercícios e trabalhos .
Norma de Recuperação
Trabalho específico.
 
Bibliografia
     
[1] ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations, Free Press, Nova York, 2003.
[2] STOKES, D. E. Pasteur's Quadrant - Basic Science and Technological Innovation,Brookings Institution Press, 1997;
[3] BRYNJOFSSON, E.; URBAN, G. Strategies for e-Business success, MIT Press, 2002.
[4] PORTER, M. E. On Competition. Updated and expanded edition. Harvard Business Review. Cambridge, EUA, 2008.
[5] SIEBEL, Thomas M., Pat House, Cyber Rules: Strategies for Excelling at E-BusinessCurrency Doublebey, 1999;
[6] WEILL, P.; VITALE, M. Place to Space: Migrating to Ebusiness Models. Havard Business Press. 2001.
[7] Rifkin, Jeremy, “The Zero Marginal Cost Society: The internet of Things, the Creative commons and the eclipse of capitalism”, Macmimilan, New York , 2014. 
[8] Tapscott, Dan, et all., “Blockchain Revolution: How the technology behind BitCoin is changing Money, Business and the World”, Penguin, New York, 2016.
 

Clique para consultar os requisitos para PCS3579

Clique para consultar o oferecimento para PCS3579

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP