Apresentar os conceitos relacionados com inovação e as opções para se constituir uma plataforma de negócios operada na rede mundial de computadores. Serão cobertos desde o processo de inovação, tanto nos aspectos tecnológicos como nos modelos de negócios, incluindo a discussão da influência das novas tecnologias digitais nos negócios, na sociedade e no meio ambiente.
Conhecimento e Inovação. Das ideias ao negócio. A sustentabilidade na inovação. Teoria da difusão da inovação. Visão Geral Sobre Estratégia. Modelos de Negócios na Internet. Cadeia de Suprimentos Integrada. As novas tecnologias digitais e sua influência nos negócios, sociedade e meio ambiente. Desenvolvimento de Plano de Negócios.
1. Conhecimento e Inovação a. O novo cenário competitivo b. Definições e Modelos de inovação c. Agregação de valor e seus indicadores i. Visão Científica ii. Visão de Mercado d. Geração de Conhecimento e o método científico i. Método e Técnica ii. Tipos de Conhecimento iii. Características da ciência iv. O método científico e. A busca de valor pela inovação: Exemplo de Casos i. Edson e a GE ii. Microsoft e o modelo de negócio do MS-DOS 2. Das ideias aos negócios a. Etapa de criação b. Etapa de experimentação c. Etapa de difusão 3. A sustentabilidade na inovação a. Como adicionar valor nas novas dimensões? 4. Teoria da difusão da inovação a. Modelo consagrado da inovação: a curva S b. Os quatro elementos da difusão c. O processo de decisão d. Estudos de caso i. Milho por seleção genética nos EUA ii. Teclado QWERT iii. Internet Banking e. Os atributos da inovação f. O modelo tradicional de inovação g. Fontes da inovação 5. Visão Geral Sobre Estratégia a. Conceituação sobre Estratégia e Sua Importância b. Modelos de Estratégia c. Impacto da Internet nos Modelos Estratégicos Tradicionais d. Estudo de Caso 6. Modelos de Negócios na Internet a. Tipos de Produtos b. Visão Geral sobre Modelos de Negócio na Internet c. Estudo e Avaliação de Modelos Específicos de Negócio i. Venda Direta ii. Intermediário iii. Provedor Total iv. Infraestrutura Compartilhada v. Provedor de Conteúdo vi. Redes Sociais vii. Estudos de Caso 7. Cadeia de Suprimentos Integrada 8. As novas tecnologias digitais, os negócios e a sociedade a. A sociedade de custo marginal zero b. As aplicações distribuídas e suas implicações i. As moedas digitais ii. BlockChain e os registros distribuídos iii. As tendências da cripto economia 9. Desenvolvimento de Plano de Negócios
[1] ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations, Free Press, Nova York, 2003. [2] STOKES, D. E. Pasteur's Quadrant - Basic Science and Technological Innovation,Brookings Institution Press, 1997; [3] BRYNJOFSSON, E.; URBAN, G. Strategies for e-Business success, MIT Press, 2002. [4] PORTER, M. E. On Competition. Updated and expanded edition. Harvard Business Review. Cambridge, EUA, 2008. [5] SIEBEL, Thomas M., Pat House, Cyber Rules: Strategies for Excelling at E-BusinessCurrency Doublebey, 1999; [6] WEILL, P.; VITALE, M. Place to Space: Migrating to Ebusiness Models. Havard Business Press. 2001. [7] Rifkin, Jeremy, “The Zero Marginal Cost Society: The internet of Things, the Creative commons and the eclipse of capitalism”, Macmimilan, New York , 2014. [8] Tapscott, Dan, et all., “Blockchain Revolution: How the technology behind BitCoin is changing Money, Business and the World”, Penguin, New York, 2016.