Aplicação dos conceitos de engenharia de software, através do desenvolvimento controlado de um sistema de software, desde a análise de requisitos até a aceitação do software, com aplicação de técnicas de verificação e validação e geração dos documentos relevantes.
Desenvolvimento de um software desde especificação dos requisitos até aceitação do sistema implementado. Ambiente de desenvolvimento de software. Ferramentas de implementação e testes. Aplicação de método ágil.
Apresentação dos elementos do ambiente de desenvolvimento de software. Entendimento do projeto. Conceitos de controle de versão. Levantamento e análise dos requisitos de software. Apresentação do pattern básico de arquitetura de software (3 camadas e/ou MVC). Desenvolvimento dos modelos UML: modelo de casos de uso, modelo de classes, modelo de sequência e de estados. Elaboração do protótipo da interface de usuário. Aplicação de uma técnica para revisão do documento de Especificação de Requisitos de Software. Desenvolvimento e revisão do pattern de arquitetura de software. Projeto do Banco de Dados: parte prática do mapeamento do modelo de análise para as camadas de negócio e de dados vista na teoria. Ferramentas de implementação: depurador, controle de configuração e versão. Implementação do sistema: mapeamento de modelos para código. Testes de unidade e de integração. Aplicação de método ágil e refatoração. Elaboração e revisão do Plano de Aceitação. Aceitação do sistema.
[1] BEZERRA, E. Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Editora Campus, Rio de Janeiro, 2007.[2] PRESSMAN, R. S. Engenharia de software: Uma Abordagem Profissional. 7ª Edição. Porto Alegre: AMGH, 2011. 780 p.[3] YOURDON, E.; Análise Estruturada Moderna. Editora Campus. Série Yourdon Press, 1990.Bibliografia complementar / Complementary Bbliography[1] SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 9ª Edição. Pearson Prentice-Hall. 2011. 529 p.[2] BOOCH, G; RUMBAUGH, J.; JACOBSON, I. UML – Guia do Usuário, Editora Campus, Rio de Janeiro, 2005.