Estimular e instrumentar o empreendedorismo. Apresentar aos alunos os conceitos e instrumentos básicos para a criação e gestão de uma empresa de computação no mercado brasileiro. Conceitos e teorias serão reforçados por trabalho em grupo de criação simulada de empresa na área de computação.
Esta é uma disciplina básica voltada aos alunos que pretendem criar a própria empresa ao se formarem. Ele foca nas principais questões estratégicas, administrativas e políticas enfrentadas por um empreendedor ao começar uma nova empresa. Nesta disciplina, existe um assunto para cada semana, previamente definido com material de estudo indicado. As aulas são divididas em duas metades, de cerca de duas horas cada. O calendário fornecido apresenta o nome dos convidados e descreve o tópico de estudo da semana.
A primeira metade das aulas começa com uma provinha de 15 minutos sobre o assunto marcado para aula do dia e, a seguir, esse assunto é discutido entre alunos e professores. O processo é intensamente participativo – o debate de ideias é essencial. Após o intervalo, existe um convidado que vem compartilhar suas experiências com os alunos. Esse convidado pode ser um especialista em algum assunto importante (por exemplo – em gestão de recursos humanos) ou alguém que montou sua própria empresa. Os alunos devem se organizar em grupos de três. Cada grupo deverá apresentar a ideia de uma empresa que será planejada até o final da disciplina. O trabalho de conclusão desta disciplina é o plano de negócios (business plan) para a nova empresa. Esse projeto deve ser pra valer (como se os alunos fossem montar a empresa) – e seguirá o roteiro de trabalho fornecido em sala de aula. A empresa deve ser viável e inovadora, e tendo como essência a tecnologia de computação. Aproximadamente um mês após o início das aulas, haverá a prova de qualificação dos trabalhos. Nesse dia, os alunos trarão uma proposta do trabalho e um plano detalhado para a realização do trabalho. Nessa apresentação, a empresa deve estar definida (o que faz, qual o mercado, qual a inovação) e deve ter a viabilidade demonstrada. As turmas que não forem aprovadas na qualificação terão uma semana para corrigir as deficiências do plano. Caso ainda não sejam aprovados, cada estudante deverá realizar um trabalho definido pelo professor.
Estudos de caso e artigos clássicos na criação e gestão de empresas de computação. Lista fornecida nas aulas.