Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Estruturas e Geotécnica
 
Disciplina: PEF2403 - Obras de Terra
Earthworks

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 30/01/2023

Objetivos
Objetiva-se transmitir aos futuros engenheiros uma sólida base conceitual e uma visão abrangente do projeto e das técnicas executivas de Obras de Terra, bem como das formas de obtenção dos parâmetros geotécnicos indispensáveis à boa prática da engenharia. Por Obras de Terra entende-se: a estabilização de encostas naturais; os aterros sobre solos moles; os aterros compactados; as barragens de terra e enrocamento, entre outras.
 
 
 
Programa Resumido
O programa encerra três ênfases, distribuídas entre as aulas, em proporções variáveis ao longo do semestre: 1) princípios e métodos; 2) obras e técnicas; e 3) atividades de campo. Com ilustrações de casos de obras, exercícios e simulações em computadores procura-se, portanto, transmitir: a)sólidos conceitos calcados na Mecânica dos Solos; b)uma revisão abrangente das técnicas de execução e de cálculo; e c) uma discussão cuidadosa das formas de obtenção de parâmetros geotécnicos. Não há divisão entre aulas teóricas e práticas.
 
 
 
Programa
Princípios e métodos Percolação de água. Condutividade hidráulica, Lei de Darcy, equação de Laplace, condições de contorno, heterogeneidades, anisotropia. Regime permanente e regime transiente. Métodos de resolução. Problemas práticos em que a incógnita é a vazão; poços. Noções de transporte de poluentes. Estabilidade de taludes. Métodos de equilíbrio-limite. Métodos das lamelas. Tipos de solicitação; parâmetros de resistência dos solos naturais e compactados; pressão neutra. Noções de comportamento de solos insaturados.Prospecção do subsolo e especificação de ensaios de campo e de laboratório para obras de terra.Instrumentação e monitoramento de obras de terra. Encostas naturais. Caracterização dos maciços rochosos; identificação dos fenômenos subjacentes às instabilizações de encostas; cálculos de estabilidade. Técnicas de estabilização de encostas:  impermeabilizações; muros de arrimo, muros de gabiões, solo grampeado, terra armada, cortinas.

Syllabus: PEF2403 - Earth Structures

Principles and methods of water percolation. Hydraulic conductivity, Darcy's Law, Laplace equation, boundary conditions, heterogeneities, anisotropy. Steady state and transient flow. Resolution methods. Practical problems where flow is the unknown; wells. Understanding of transport of pollutes. Slope stability. Limit equilibrium methods. Methods of lamellae. Types of efforts; strength parameters of natural soils and compacted soils; pore pressure. Understanding the behavior of non saturated soil. Prospection of the subsoil, specification of field and laboratory tests for earth structures. Instrumentation and monitoring of earth structures. Natural slopes. Characterization of rock masses, identification of phenomena under lack of stabilization in natural slopes; slope stability analysis. Techniques for stabilization of natural slopes: waterproofing, retaining walls, gabion walls, soil nailing, reinforced earth, curtains.
 
 
 
Avaliação
     
Método
São realizadas duas provas normais e uma prova substitutiva para os alunos que perderem uma das provas normais. A prova substitutiva só poderá ser feita pelos alunos que justificarem a ausência em uma das provas normais; a justificativa será analisada pela equipe de professores da disciplina. Em todas as provas é cobrado o conteúdo da disciplina discutido até a data da prova. A nota P é a média aritmética das duas provas realizadas pelo aluno. Caso o aluno tenha apenas uma nota de prova, a outra será zero. Além disso, são dados exercícios (obrigatórios) para nota, durante o Curso, para avaliação de conteúdos específicos. Um dos exercícios é um trabalho prático a ser desenvolvido em grupo e que deverá ser apresentado para todos os alunos inscritos na disciplina, em datas previamente estabelecidas.
Critério
M = média de aproveitamento = 0,9 P+ 0,10 E Aprovação: M>= 5,0. P = média aritmética das notas de duas provas E = média aritmética das notas de exercícios de classe e nota de projeto.
Norma de Recuperação
Não há recuperação
 
Bibliografia
     
Massad, Faiçal – Obras de Terra. Oficina de Textos, 2003
Pinto, C.S. – Curso Básico de Mecânica dos Solos. Oficina de Textos, 2003.
Cruz, P. T. – Cem Barragens Brasileiras. Oficina de Textos, 1996.
Lambe, T. W. e Whtiman, R. V. – Soil Mechanics, Wiley, 1969.
Schnaid, F. – Ensaios de Campo e suas aplicações à Engenharia de Fundações. Oficina de textos, 2000.
 

Clique para consultar os requisitos para PEF2403

Clique para consultar o oferecimento para PEF2403

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP