É discutir através de uma abordagem prática as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas. O seu conteúdo abrange todo o espectro de atividades e habilidades empreendedoras, necessárias para o desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio.
Empreendedorismo de “alto potencial”. Reconhecimento de oportunidade.Modelos de negócios. Marketing e posicionamento. Planos de negócio e requisitos financeiros. A equipe do empreendimento. Aspectos legais / propriedade intelectual /riscos / ética. Finanças. Capital de risco. Retirada e colheira. De plano de negócio para a realidade. Administrando o crescimento. Desenvolvendo uma estratégia empreendedora pessoal.
1 - INTRODUÇÃO O que é empreendedorismo “de alto potencial” e como funciona o processo empreendedor As exigências do cursoDistribuição de questionário sobre o histórico e os interesses do alunoO plano de negócio: Critérios, a apresentação oral como um apelo de venda.2 - RECONHECIMENTO DE OPORTUNIDADE Entender os critérios para avaliação de oportunidades de negócioDesenvolver uma estrutura de referência para a avaliação de oportunidadeAvaliar uma proposta de negócio3 - MODELOS DE NEGÓCIOSDesenvolver a compreensão das dinâmicas do mercado e das oportunidades de negócioCompreender as implicações da Internet para análise de oportunidades de negócioAvaliar quando as tecnologia tem a oportunidade de serem disruptivas4 - MODELOS DE NEGÓCIO Explorar diferentes modos de abordar o “mesmo” negócioBusca pelo “ajuste” – Análise do modelo de negócio5 - MARKETING e POSICIONAMENTOEntender a localização e validação do clienteEntender como o processo de desenvolvimento do cliente afeta o plano de negócio6 - PLANOS DE NEGÓCIO E REQUISITOS FINANCEIROSGanhar uma compreensão dos elementos do PNEntender as implicações do Modelo de Negócio sobre os Requisitos FinanceirosCompreender como se faz a análise dos requisitos financeiros e como se determina quanto de dinheiro sua empresa necessita e quando.7 - A EQUIPE DO EMPREENDIMENTOCompreender aspectos centrais sobre a organização da equipe de fundadoresEstratégias de recrutamento para empregados em posições chave nos estágios iniciais do desenvolvimento da nova empresaProjeto das compensações para novos empreendimentosEstratégias para alavancar conselheiros e consultores8 - ASPECTOS LEGAIS/PROPRIEDADE INTELECTUAL/RISCOS/ÉTICAEntender os aspectos legais fundamentais que devem ser considerados na fundação de uma empresaProteção do capital intelectualLidando com empregados, contratados e fornecedores de serviçoLeasing de espaço de escritório e de equipamentosLevantamento de fundos9 - FINANÇAS: Construindo uma estratégia financeiraComo montar uma estratégia financeira para um novo empreendimentoAnjos e fontes alternativas de recursos – como diferem dos outros tipos de financiadores10 - FINANCIAMENTO: Capital de RiscComo funciona o capital de risco – estrutura do setor, atributos de investimentos, expectativas de taxas de retorno.Desenvolvimento de estratégias para a construção incremental de uma base de ativos com valor crescenteEntender como se estrutura um acordo com um investidor pessoa física (anjo) ou com uma empresa de capital de risco 11- APRESENTAÇÃO DE MEIO DE CURSOApresentaçãoes em sala de aula dos PN (10 minutos, 10 slides no máximo)12 - RETIRADA E COLHEITA Entender o processo de tornar a empresa públicaConsiderar os benefícios e detrimentos de obter liquidação através de uma venda ou de uma fusãoGanhar uma percepção, da perspectiva do investidor, de várias alternativas de liquidação13 - DE PLANO DE NEGÓCIO PARA A REALIDADECompreender como são implementados diferentes modelos de negócio e estratégias.Considerar as circunstâncias especiais do Bioempreendedorismo14 - ADMINISTRANDO O CRESCIMENTO Investigar como questões éticas afetam a estratégia e a implementação de um empreendimentoEntender os desafios do crescimento de empresas empreendedoras, desde start-ups, ao longo de todo o arco empreendedor15 - DESENVOLVENDO UMA ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA PESSOAL Integrar o que foi aprendido sobre colaboração em uma equipe empreendedora16 - Apresentações orais
Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006.