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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Estruturas e Geotécnica
 
Disciplina: PEF3111 - Empreendedorismo e Modelos de Negócios
Entrepreneurship and Business Models

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
É discutir através de uma abordagem prática as habilidades e conhecimentos necessários para montar e fazer crescer uma empresa de alto potencial. O curso concentra-se em negócios que, espera-se, não permaneçam pequenos durante toda sua existência, mas que se transformem em grandes empresas.  O seu conteúdo abrange todo o espectro de atividades e habilidades empreendedoras, necessárias para o desenvolvimento em equipe do plano de ação para implantação de um modelo de negócio.
 
This is a course about starting and growing a high potential business. The course focuses on businesses that are not intended to be small throughout their duration, but rather those businesses that with hard work and good luck can be expected to develop into large and complex enterprises. The content covers entreprenerial activities and skills that are necessary for the team development of a working plan for a business model.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
69567 - Jose Antonio Lerosa de Siqueira
 
Programa Resumido
Empreendedorismo de “alto potencial”. Reconhecimento de oportunidade.Modelos de negócios. Marketing e posicionamento. Planos de negócio e requisitos financeiros. A equipe do empreendimento. Aspectos legais / propriedade intelectual /riscos / ética. Finanças. Capital de risco. Retirada e colheira. De plano de negócio para a realidade. Administrando o crescimento. Desenvolvendo uma estratégia empreendedora pessoal.
 
“High potential” entrepreneurship. Oportunity recognition. Business models. Marketing and positioning. Business plans and financial requirements. The entrepreneurship team. Legal aspects / IP/ risks / ethics. Finance. Venture capital. Exit and harvest. From business plan to reality. Managing growth.
 
 
Programa
1 - INTRODUÇÃO 
O que é empreendedorismo “de alto potencial” e como funciona o processo empreendedor
As exigências do curso
Distribuição de questionário sobre o histórico e os interesses do aluno
O plano de negócio: Critérios, a apresentação oral como um apelo de venda.


2 - RECONHECIMENTO DE OPORTUNIDADE
Entender os critérios para avaliação de oportunidades de negócio
Desenvolver uma estrutura de referência para a avaliação de oportunidade
Avaliar uma proposta de negócio

3 - MODELOS DE NEGÓCIOS
Desenvolver a compreensão das dinâmicas do mercado e das oportunidades de negócio
Compreender as implicações da Internet para análise de oportunidades de negócio
Avaliar quando as tecnologia tem a oportunidade de serem disruptivas

4 - MODELOS DE NEGÓCIO
Explorar diferentes modos de abordar o “mesmo” negócio
Busca pelo “ajuste” – Análise do modelo de negócio

5 - MARKETING e POSICIONAMENTO
Entender a localização e validação do cliente
Entender como o processo de desenvolvimento do cliente afeta o plano de negócio

6 - PLANOS DE NEGÓCIO E REQUISITOS FINANCEIROS
Ganhar uma compreensão dos elementos do PN
Entender as implicações do Modelo de Negócio sobre os Requisitos Financeiros
Compreender como se faz a análise dos requisitos financeiros e como se determina quanto de dinheiro sua empresa necessita e quando.

7 - A EQUIPE DO EMPREENDIMENTO
Compreender aspectos centrais sobre a organização da equipe de fundadores
Estratégias de recrutamento para empregados em posições chave nos estágios iniciais do desenvolvimento da nova empresa
Projeto das compensações para novos empreendimentos
Estratégias para alavancar conselheiros e consultores

8 - ASPECTOS LEGAIS/PROPRIEDADE INTELECTUAL/RISCOS/ÉTICA
Entender os aspectos legais fundamentais que devem ser considerados na fundação de uma empresa
Proteção do capital intelectual
Lidando com empregados, contratados e fornecedores de serviço
Leasing de espaço de escritório e de equipamentos
Levantamento de fundos

9 - FINANÇAS: Construindo uma estratégia financeira
Como montar uma estratégia financeira para um novo empreendimento
Anjos e fontes alternativas de recursos – como diferem dos outros tipos de financiadores

10 - FINANCIAMENTO: Capital de RiscComo funciona o capital de risco – estrutura do setor, atributos de investimentos, expectativas de taxas de retorno.
Desenvolvimento de estratégias para a construção incremental de uma base de ativos com valor crescente
Entender como se estrutura um acordo com um investidor pessoa física (anjo) ou com uma empresa de capital de risco

11- APRESENTAÇÃO DE MEIO DE CURSO
Apresentaçãoes em sala de aula dos PN (10 minutos, 10 slides no máximo)

12 - RETIRADA E COLHEITA
Entender o processo de tornar a empresa pública
Considerar os benefícios e detrimentos de obter liquidação através de uma venda ou de uma fusão
Ganhar uma percepção, da perspectiva do investidor, de várias alternativas de liquidação

13 - DE PLANO DE NEGÓCIO PARA A REALIDADE
Compreender como são implementados diferentes modelos de negócio e estratégias.
Considerar as circunstâncias especiais do Bioempreendedorismo

14 - ADMINISTRANDO O CRESCIMENTO
Investigar como questões éticas afetam a estratégia e a implementação de um empreendimento
Entender os desafios do crescimento de empresas empreendedoras, desde start-ups, ao longo de todo o arco empreendedor

15 - DESENVOLVENDO UMA ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA PESSOAL
Integrar o que foi aprendido sobre colaboração em uma equipe empreendedora

16 - Apresentações orais
 
GETTING STARTED
Gain an understanding of what ‘high potential’ entrepreneurship is and how the process works
Gain a thorough understanding of course requirements
Distribute questionnaire on student backgrounds and interests
The business plan: Criteria, Oral Presentation as a Pitch
OPPORTUNITY RECOGNITION
Develop an understanding of criteria for evaluating business opportunities
Develop a framework for opportunity assessment
Evaluate a business proposal
BUSINESS MODELS
Sharpen understanding of Market dynamics and business opportunity
Understanding the implications of the Internet to business opportunity assessment
Evaluate when technologies have the opportunity to be ‘disruptive’
BUSINESS MODELS
Explore different ways of approaching the ‘same’ business
Searching for ‘fit’ – Business model analysis
MARKETING and POSITONING
Understand Customer Discovery and Validation
Understand How the Customer Development Process effects the business plan
BUSINESS PLANS AND FINANCIAL REQUIREMENTS
Gain an understanding of the elements of the BP.
Understand the implications of Business Model on Financial Requirements.
Understand how to do financial requirements analysis, determining how much $$ your ventureneeds and when.
THE ENTREPRENEURIAL TEAM
Understand central issues about organizing a founding team
Recruiting strategies for key hires in the early stages of new venture development
Compensation design for new ventures
Strategies for leveraging advisors and consultants
Legal/IP/ Entity selection/Product Liability/Risks/Ethics
Understand the key legal issues of founding a business, protecting intellectual capital, having employees, dealing with contractors and service providers, leasing offices and equipment, and raising money
FINANCE: Building a financial Strategy
How to build a financial strategy for a new venture
Angel and alternative equity sources – gain an understanding of how it differs and works with institutional venture capital
FINANCE: Venture Capital
Venture capital and how it works – gain an understanding of the structure of the industry, attributes of appropriate investments, and expected rates of return.
Develop strategies for incrementally building an appreciating equity base
Understand how to structure an angel investor or Venture Capital deal
MID-TERM PRESENTATIONS
Mid term in class presentations (10 minutes, 10 power point slides max.)
EXIT AND HARVEST
Gain an understanding of the process of going public
Consider the benefits and detriments of achieving liquidity through sale or merger
Gain an appreciation of an investors perspective of various liquidity alternatives
FROM BUSINESS PLAN TO REALITY
Understand how different business models and strategies get implemented
Consider the issues of women in leadership
Consider the unique circumstances of BioEntrepreneurship
Managing Growth
Investigate how ethical questions effect entrepreneurial strategy and implementation
Understand the challenges of growing the entrepreneurial enterprise, from start-up through the complete entrepreneurial arc
DEVELOPING A PERSONAL ENTREPRENEURSHIP STRATEGY
Integrate what we have learned about collaborating on an entrepreneurial team
Oral Presentations
 
 
Avaliação
     
Método
A nota final do curso baseia-se no seguinte:
Exercício em grupo: Plano de negócio (como descrito acima) 80%
Individual: Participação em sala de aula, qualidade da preparação para discussão dos casos, crítica durante a competição de planos de negócios 20%
Critério
Nota final A>=5
Norma de Recuperação
Prova de Recuperação R: realizada na última semana do período de férias. Critério de Aprovação: (A+R)/2>=5
 
Bibliografia
     
Baron e Shane: Empreendedorismo: uma visão do processo (EVP), Ed. Thomson, 2006.
 

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