A disciplina pretende apresentar os elementos da mecânica dos sólidos deformáveis necessários ao embasamento dos engenheiros químicos; em especial, forte ênfase se dará ao estudo dos estados de tensão e critérios de resistência dos materiais, bem como dos vasos de pressão e tubulações, entre outros, não se esquecendo as noções gerais da disciplina como linhas de estado, tensões, deformações, segurança etc.
Introdução à Resistência dos Materiais. Cálculo de reações e determinação de esforços solicitantes em estruturas isostáticas.Tensões, deformações, lei de Hooke, segurança. Tração e compressão simples: aplicação a treliças simples, tubulações e vasos de pressão. Corte puro.Figuras planas: centro de gravidade e momento de inércia. Flexão normal: tensões normais e tangenciais. Linha elástica. Torção de barras de seção circular e anular. Estado duplo de tensão. Estado triplo de tensão.Critérios de resistência.
Feodosiev; Resistencia de Materiales, Ed. Mir, Moscou.Beer & Johnston; Resistência dos Materiais, McGraw Hill, São Paulo.Timoshenko & Gere, Mecânica dos Sólidos, Ed. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro