Conhecimentos a serem assimilados Dominar: conceitos básicos da Resistência dos Materiais; teoria da flexão de barras; teoria da torção de barras; estado duplo e estado triplo de tensão; critérios de resistência e seu emprego; conceitos de flexão composta de barras esbeltas e estabilidade do equilíbrio de barras; análise matricial de estruturas. Habilidades a serem desenvolvidas Adquirir destreza na resolução e verificação de problemas. Consolidar as magnitudes dos parâmetros mais importantes dos problemas estruturais. Empregar fluentemente a nomenclatura e notação da área de Mecânica das Estruturas. Valorizar a diversidade dos problemas estruturais da Engenharia Civil por intermédio de exemplos. Perceber a importância da computação e do cálculo numérico na engenharia. Perceber a necessidade de utilizar recursos computacionais para a análise de tensões em estruturas reais. Entender como se calculam deslocamentos e esforços solicitantes em estruturas reticuladas usando o computador. Reconhecer a ligação entre o que se vê nas aulas e as estruturas reais. Ser capaz de: aplicar conhecimentos adquiridos em outras disciplinas; comunicar-se tecnicamente com clareza e precisão; modelar problemas estruturais visando a compreender seu comportamento mecânico; resolver problemas simples envolvendo estruturas reticuladas; compreender a importância da protensão quando se emprega materiais com baixa resistência à tração; reconhecer a importância da verificação da estabilidade do equilíbrio das estruturas esbeltas e da sensibilidade a imperfeições. Valores e atitudes a serem incorporados Valorizar a importância da formação básica para o engenheiro. Adotar posturas éticas. Passar a observar as estruturas das construções e objetos que nos cercam. Reconhecer a importância e utilidade da engenharia de estruturas. Apreender o caráter multidisciplinar de mecânica das estruturas e seu papel na engenharia mecânica, naval, aeronáutica, medicina, odontologia, etc.
Flexão oblíqua e flexão composta. Torção uniforme de barras. Estudo das tensões: Estado duplo de tensão; Noções sobre estado triplo de tensão. Energia de deformação. Critérios de resistência. Flexão composta de barras esbeltas. Estabilidade do equilíbrio de barras. Análise matricial de estruturas.
1 FLEXÃO OBLÍQUA E FLEXÃO COMPOSTA Hipóteses; tensão normal; tração e compressão excêntricas; a ideia da protensão; material não resistente à tração. 2 TORÇÃO UNIFORME DE BARRAS Seção circular; seções delgadas unicelulares; resultados da Teoria da Elasticidade para seções não circulares e seções delgadas abertas; problemas hiperestáticos simples com torção e flexão. 3 ESTUDO DAS TENSÕES 3.1 Estado Plano de Tensão Vetor tensão; tensões principais e planos principais; círculo de Mohr; casos particulares. 3.2 Noções sobre Estado Triplo de Tensão Tensões em um plano qualquer; tensor das tensões de Cauchy; tensões principais e direções principais; círculos de Mohr. 4 ENERGIA DE DEFORMAÇÃO Relação entre , e ; lei de Hooke generalizada; energia de deformação; energia de distorção. 5 CRITÉRIOS DE RESISTÊNCIA Critérios de Rankine, Tresca, von Mises, Mohr-Coulomb. 6 FLEXÃO COMPOSTA DE BARRAS ESBELTAS Equilíbrio na configuração deformada; teoria de primeira ordem vs. teoria de segunda ordem; equação diferencial linearizada da linha elástica. 7 ESTABILIDADE DO EQUILÍBRIO DE BARRAS Modelo com barra rígida e mola rotacional; flambagem de barras prismáticas; cargas de flambagem; sensibilidade a imperfeições; dimensionamento à flambagem. 8 ANÁLISE MATRICIAL DE ESTRUTURAS Análise matricial de pórticos planos: matrizes da barra; matrizes da estrutura. Simplificação para treliças planas. Extensão para grelhas. Apresentação de um programa.
• Diogo, L.A.C. Resistência dos Materiais. Apostila do PEF, 2000• Almeida Neto, E.S. Estado Duplo e Estado Triplo de Tensão. Apostila do PEF, 2014.• Almeida Neto, E.S. Flexo-Compressão e Flambagem de Barras Esbeltas. Apostila do PEF, 2014.• Feodosiev, V.I. Resistência dos Materiais. Editora MIR, Moscou, 2a edição.• Hibbeler, R.C. Resistência dos Materiais. Pearson - Prentice Hall, 7a edição, 2010.• Gere, J.M. e Goodno, B.J. Mecânica dos Materiais. Cengage Learning, 2011.• Soriano, H.L. Análise de Estruturas. Editora Ciência Moderna, 2005.• Hibbeler, R.C. Análise de Estruturas. Pearson, 8ª edição, 2013.• Kassimali, A. Matrix Analysis of Structures, Cengage Learning; 2 ª edição, 2011.• Weaver, Jr. W. e Gere, J. M. Matrix Analysis of Framed Structures, D. Van Nostrand Company, New York, 3 ª edição, 1990.