Oferecer aos futuros engenheiros uma sólida base conceitual de Mecânica dos Solos e das Rochas, com identificação clara dos aspectos geotécnicos dos problemas civis e ambientais e desenvolvimento de capacitação para análise dos fenômenos envolvidos e para obtenção dos parâmetros geotécnicos indispensáveis à boa execução e ao bom projeto. Esta disciplina enfatiza princípios, teorias, modelos e métodos dos assuntos mais básicos de Geomecânica (até adensamento), preparando os estudantes para as disciplinas subsequentes: Mecânica dos Solos e das Rochas II, que trata essencialmente dos problemas de estados limites últimos em Geomecânica, e Engenharia Geotécnica e de Fundações e Geotecnia Ambiental, nas quais a ênfase se desloca para estruturas geotécnicas específicas, técnicas e outras atividades de campo.Os créditos-trabalho referem-se a uma demonstração de campo (SPT) e a sessões de laboratório e reuniões de equipe decorrentes para interpretação e análise dos resultados, e elaboração de relatórios e apresentações.Atividades de classe, campo, laboratório e discussão são planejadas de modo a promover atitudes e valores tais como trabalho de grupo, liderança, responsabilidade e ética, bem como habilidades de comunicação textual, gráfica e oral.
A origem dos solos e rochas é discutida e relacionada às características decorrentes dos diferentes processos de formação, com ênfase na necessidade absoluta de prospecção de campo, interpretada à luz da Geologia, para definir a distribuição espacial desse material natural na obra de Engenharia. A demonstração da sondagem de simples reconhecimento, com SPT, é parte essencial das atividades de campo e laboratório. O caráter polifásico do solo e descontínuo das rochas é destacado, bem como a simplificação para meio contínuo, que permite aplicar teorias consagradas para descrever o seu comportamento, tais como a Teoria da Elasticidade e a Teoria da Plasticidade. Ao mesmo tempo, destacam-se as peculiaridades dos solos, tais como o princípio das tensões efetivas, a percolação e a teoria do adensamento. Atividades de laboratório permitem que os estudantes construam, eles próprios, o conhecimento dos parâmetros que governam o comportamento dos solos.
• Origem, natureza, estado (natural e construído)• Tensões efetivas• Fenômenos de transporte em solos e rochas• Estados de tensão e deformação em Geomecânica• Elasticidade linear aplicada• Fenômenos acoplados em solos: adensamento• Laboratórios (identificação e classificação, permeabilidade, adensamento, compactação) e demonstração de campo (SPT)
● Pinto, C.S. - Curso Básico de Mecânica dos Solos com exercícios resolvidos. Oficina de Textos, 2006.● Hachich, W. et alii (editores) - Fundações: Teoria e Prática. Pini, 1998● Das, B.M. – Fundamentos de Engenharia Geotécnica. Thomson Learning, 2007● André, J.C. et al – Lições em Mecânica das Estruturas, Oficina de Textos, 2011● Caputo, H. P. – Mecânica dos Solos e suas aplicações. Livros Técnicos e Científicos, 1983● Vargas. M. – Introdução à Mecânica dos Solos. McGraw-Hill, 1978● Negro, A. et alii (editores) – Solos da Cidade de São Paulo. ABMS, 1992● Falconi, F. et al (editores) – Solos do Litoral de São Paulo. ABMS, 1994● Cintra, J.C.A. et al (editores) – Solos do Interior de São Paulo. ABMS, 1993● Taylor, D.W. - Fundamentals of Soil Mechanics, Wiley, 1948● Lambe, T.W. e Whitman, R.V. - Soil Mechanics. Wiley, 1979● Terzaghi, K. e Peck, R. B. – Mecânica dos Solos na Prática da Engenharia. Ao Livro Técnico, 1962● Terzaghi, K – Theoretical Soil Mechanics. Wiley, 1948