A disciplina apresenta os elementos da mecânica dos sólidos deformáveis necessários ao embasamento dos engenheiros dos cursos de Engenharia de Materiais, Metalúrgica, Minas e de Petróleo; em especial, forte ênfase se dá ao estudo dos estados de tensão e critérios de resistência dos materiais, bem como dos vasos de pressão e tubulações, entre outros, não se esquecendo das noções gerais da disciplina como diagramas de estado, deformações, segurança, etc.
Reações de apoio e determinação de esforços solicitantes em estruturas isostáticas. Tensões, deformações, Lei de Hooke, segurança. Tração e compressão simples. Cisalhamento puro. Centro de gravidade e momento de inércia. Flexão normal: tensões normais e tangenciais. Linha elástica. Torção de barras de seção circular e anular. Estados duplo e triplos tensão. Critérios de resistência.
1. Introdução à Resistência dos Materiais.2. Cálculo de reações e determinação de esforços solicitantes em estruturas isostáticas.3. Tensões, deformações; Lei de Hooke; Segurança.4. Tração e compressão simples: aplicação a treliças simples, tubulações e vasos de pressão.5. Corte puro.6. Figuras planas: centro de gravidade e momento de inércia.7. Flexão normal: tensões normais e tangenciais.8. Linha elástica.9. Torção de barras de seção circular e anular.10. Estado duplo de tensão.11. Estado triplo de tensão.12. Critérios de resistência
Beer & Johnston; Resistência dos Materiais, McGraw Hill, São Paulo.Feodosiev; Resistencia de los Materiales, Ed. Mir, Moscou.Machado Junior, Eloy Ferraz. Introdução à isostática. São Paulo EESC USP 1999.246 p.Popov, E., Introduction to Mechanics of Solids, Prentice Hall, Englewood Cliffs.Sussekind, José Carlos. Curso de Análise Estrutural, v.1, Ed. Globo, 1991.Timoshenko & Gere, Mecânica dos Sólidos, Ed. Livros Técnicos e Científicos, Rio de Janeiro.