Fornecer aos alunos de graduação uma visão e aplicação prática da mecânica computacional para a análise de estruturas mediante seu contato com os conceitos teóricos da modelagem física do problema em conjunto com sua efetiva modelagem computacional com o uso de métodos matemáticos clássicos. Permitir que os alunos entendam como isso é desenvolvido pelo mercado e quais ferramentas utilizam esses conceitos.
Introdução: Álgebra Matricial; Solução de sistemas de equações algébricas lineares; Definição de auto-problemas; Aplicação e desenvolvimento de códigos computacionais. Introdução ao tratamento de não-linearidades em códigos computacionais. Introdução à Visualização Científica.
Introdução: Álgebra Matricial: Operações elementares com vetores e matrizes. Solução de sistemas de equações algébricas lineares: métodos diretos e iterativos. Definição de auto-problemas. Método de solução de Equações diferenciais; Elementos Finitos. Conceitos e comandos básicos e de linguagem computacional. Desenvolvimento de códigos computacionais na resolução de problemas lineares de estruturas. Aplicação e desenvolvimento de código computacional da análise modal. Interpretação de autovalor e autovetor. Introdução ao tratamento de não-linearidades em códigos computacionais. Métodos de solução. Introdução à Visualização Científica. Ferramentas e bibliotecas. Apresentação de soluções comerciais.
Chapra, Steven C.; Canale, Raymond P. Numerical Methods for engineers. ISBN 978-0-07340106-5. McGraw Hill, N.Y., 2010. Gere, J. M. and WEAVER JR., W. Análise de Estruturas Reticuladas. Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1981. Olsson, Karl-Gunnar, Dahlblom, Ola. Structural Mechanics: Modelling and analysis of frames and trusses. ISBN: 978-1-119-15933-9. Wiley, 2016. Pilkey, D. Walter; Wunderlich, Walter. Mechanics of structures: Variational and Computational Methods. ISBN 0-8493-4435-2. CRC Press, 1994. Soriano, H. Lima. Análise de Estruturas: Formulação Matricial e Implementação Computacional. ISBN 85-7393-452-2. Editora Ciência Moderna Ltda, 2005. Booch, G. Object-oriented Analysis and Design. Addison Wesley, 2 ed. 1994. Gamma, E.; Helm R.; Johnson, R. Vlissides, J. Design Patterns. Addison Weley, 1995. Petzold, C. Applications = Code + Markup: A Guide to the Microsoft Windows Presentation Foundation. [S.l.]: Microsoft Press, 2006. Petzold, C. 3D Programming for Windows: Three-Dimensional Graphics Programming for the Windows Presentation Foundation. [S.l.]: Microsoft Press, 2007.