O objetivo do curso é presentar e discutir as questões ambientais atuais e relevantes para a formação de engenheiros.
O curso irá tratar, do ponto de vista da engenharia, das relações entre as atividades humanas e o ambiente com uma contextualização histórica da evolução dos problemas ambientais associados à diferentes estágios de desenvolvimento tecnológico do país e também das novas ferramentas para integração do desenvolvimento econômico e proteção ambiental. Para tanto serão apresentados em sala de aula temas relacionados aos processos de poluição em escalas local e global, com destaque para a poluição da água, ar e solo, fundamentos sobre mecanismos de controle da poluição e a responsabilidade do engenheiro na sua ocorrência, para que posteriomente sejam discutidas as novas ferramentas disponíveis para uma melhor atuação do engenheiro em relação às questões ambientais, como prevenção da poluição, licenciamento ambiental, produção mais limpa e gestão ambiental.
Evolução dos problemas ambientais e a sua relação com o desenvolvimento econômico, dinâmica das populações, padrões de consumo e produção, recursos naturais e poluição ambiental. Conceitos sobre recursos hídricos, usos da água, tratamento de água e efluentes e escassez e conservação e reúso de água. Poluição atmosférica e efeitos sobre a saúde e o meio ambiente, dispersão de poluentes e padrões de qualidade do ar e controle da poluição atmosférica. Geração de resíduos domésticos e industriais, problemas de manejo, tratamento e disposição dos resíduos sólidos e os efeitos sobre o meio ambiente, Políticas Nacional e Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos. A importância da energia para o desenvolvimento humana, consolidação da matriz energética, fontes de energia disponíveis e formas de aproveitamento, perspectivas futuras para o atendimento da demanda energética. Legislação ambiental e licenciamento de empreendimentos e estudos de impacto ambiental. Conceitos sobre prevenção da poluição, produção mais limpa e gestão ambiental pela série ISO 14.000 de normas.
[1] – Braga, Benedito, et al. Introdução à engenharia ambiental – O desafio do desenvolvimento sustentável. Segunda edição. Pearson Prentice Hall. São Paulo, 2005. 318 p. [2] – Calijuri, Maria do Carmo e Cunha, Davi Gasparini Fernandes (coordenadores). Engenharia Ambiental – Conceitos, tecnologia e gestão. Elsevier Editora Ltda. São Paulo, 2013. 789 p. [3] – Barbieri, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2nd edição atual. e ampl. Editora Saraiva. São Paulo, 2007. 382p. [4] – Sabbagh, Roberta Buendia. Gestão Ambiental (Cadernos de Educação Ambiental). Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente. São Paulo, 2011. 176p. [5] – Mansor, Maria Teresa Castilho, et al. Resíduos Sólidos (Cadernos de Educação Ambiental). Governo do Estado de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, Coordenadoria de Planejamento Ambiental. São Paulo, 2010. 76p. [6] - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). A produção mais limpa e o consumo sustentável na América Latina e Caribe. Governo do Estado de São Paulo e Secretaria do Meio Ambiente. São Paulo, 2005. 108p. [7] – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). Implementação de um programa de prevenção à poluição (Relatórios Ambientais). Governo do Estado de São Paulo. Secretaria de Estado do Meio Ambiente. São Paulo, 2002. 16p.