Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Politécnica
 
Engenharia Hidráulica e Sanitária
 
Disciplina: PHD2219 - Introdução à Engenharia Ambiental
Introduction to Environmental Engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Quadrimestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação:

Objetivos
Dar conhecimento aos alunos de noções básicas sobre ecologia e impacto das atividades da engenharia sobre o meio ambiente. Conceitos legais e institucionais para o desenvolvimento sustentável.Planejamento Ambiental com destaque para Estudos de Impacto Ambiental.
 
Docente(s) Responsável(eis)
952058 - José Carlos Mierzwa
 
Programa Resumido
1. ECOLOGIA GERAL: A crise ambiental e as leis da física. Fluxo de Energia nos ecossistemas, cadeias alimentares, sucessão ecológica e ciclos biogeoquímicos. Dinâmica das populações. Bases para o desenvolvimento sustentável. 2. POLUIÇÃO AMBIENTAL E SEU CONTROLE: O conceito de poluição e seu controle (medidas estruturais e não estruturais). A hidrosfera: usos e requisitos de qualidades das águas, parâmetros característicos da água.. Poluição: fontes e poluição biodegradação, poluentes tóxicos e metais pesados, comportamento dos poluentes no meio aquático, modelo matemático de dispersão (Streeter-Phelps). Poluição em lagos: estratificação térmica e eutrofização, monitoramento da poluição da água, poluição difusa urbana e rural. Estudo de caso: a poluição do rio Tietê na região metropolitana de São Paulo.
 
Programa
1. ECOLOGIA GERAL: A crise ambiental e as leis da física. Fluxo de Energia nos ecossistemas, cadeias alimentares, sucessão ecológica e ciclos biogeoquímicos. Dinâmica das populações. Bases para o desenvolvimento sustentável. 2. POLUIÇÃO AMBIENTAL E SEU CONTROLE: O conceito de poluição e seu controle (medidas estruturais e não estruturais). A hidrosfera: usos e requisitos de qualidades das águas, parâmetros característicos da água.. Poluição: fontes e poluição biodegradação, poluentes tóxicos e metais pesados, comportamento dos poluentes no meio aquático, modelo matemático de dispersão (Streeter-Phelps). Poluição em lagos: estratificação térmica e eutrofização, monitoramento da poluição da água, poluição difusa urbana e rural. Estudo de caso: a poluição do rio Tietê na região metropolitana de São Paulo. A litosfera: origem, composição e formação dos solos, erosão e seu controle. Poluição do solo rural: fertilizantes, defensivos agrícolas, formas alternativas de controle de pragas do solo urbano. Formas de disposição do lixo urbano: compostagem, incineração e aterro sanitário. Resíduos: fontes, efeitos sobre a saúde e disposição do lixo atômico. O programa nuclear brasileiro e suas implicações no meio ambiente. A Atmosfera: poluição global, efeito estufa e camada de ozônio. Poluição local e regional: smog industrial e fotoquímico, efeitos da poluição do ar. Meteorologia e dispersão de poluentes: o modelo gaussiano de dispersão de plumas, controle da poluição do ar nas grandes cidades brasileiras. Poluição sonora. 3. PLANEJAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO: A crise energética, fontes alternativas de energia. O problema energético brasileiro, análise econômica, relação benefício-custo, externalidades e benefícios secundários, análise multiobjetivo, as fases do planejamento, planejamento conciliado por metas, instrumentos de planejamento e gestão: alocação de custos, cobrança pelo uso dos recursos naturais, princípio poluidor-pagador, outorga de uso de recursos naturais, avaliação de impactos ambientais: descrição geral, indicadores de impacto, métodos quantitativos, RIMA, aspectos legais e institucionais do controle ambiental.
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com a utilização de recursos de projeções e audiovisual.
Critério
P1 + P2 / 2 > = 5,0 (aprovado).
Norma de Recuperação
Uma (01) prova escrita, em data a ser definida pela C.G.
 
Bibliografia
     
Braga, B.P.F.; Barros, M.T.; Conejo, J.G.; Porto, M.F.; Veras M.S.; Nucci, N.; Juliano, N.; Eiger, S. Hespanhol, I..- Introdução à Engenharia Ambiental, Makron Books, São Paulo, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para PHD2219

Clique para consultar o oferecimento para PHD2219

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP