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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Licenciatura em Ciências
 
Disciplina: PLC0504 - Sociedade, cultura e meio ambiente
Society, culture and environment

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
A disciplina tem como objetivo levar os alunos a conhecer o papel do homem na sociedade e as relações históricas entre cultura e meio ambiente, os modelos de desenvolvimento da sociedade e seu impacto ambiental, assim como, os desafios para o desenvolvimento sustentável no marco da justiça socio-ambiental.
 
 
 
Programa Resumido
O papel do homem na sociedade e no meio em que vive e as transformações decorrentes ao longo do processo histórico. Sociedade, urbanização e industrialização. Meio Ambiente na sociedade atual: Produção, consumo, cultura de massa e questões ambientais. Globalização e sua relação com o meio ambiente. Desafios para o desenvolvimento sustentável da sociedade atual.
 
 
 
Programa
O homem, ser social e cultural. Conceitos de sociedade, desenvolvimento, meio ambiente. Relação natureza e cultura. Desenvolvimento e processos de industrialização. Padrões sociais de produção e consumo. Crescimento demográfico e expansão urbana. Estudo das sociedades urbanas: cidade como espaço de práticas culturais diferenciadas. Formas de apropriação do espaço-territorialização, vida nas metrópoles. Estudo das comunidades rurais: dinâmica das comunidades no seu território. Meio ambiente na sociedade atual: cultura de massa e seu impacto ambiental. Sociedade Global e a questão ambiental. Segurança Ambiental: problemas sociais decorrentes da transformação do meio ambiente. Desenvolvimento sustentável. Cidades saudáveis, justiça sócio-ambiental e sócio-biodiversidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desenvolvimento de atividades via Web e presenciais, apresentação de relatórios e desempenho em avaliações presenciais.
Critério
Será baseada no desempenho do aluno nas atividades presenciais e não presenciais, provas,
relatórios, trabalhos em grupo e discussões pelo AVA, de acordo com os critérios definidos pelo
docente no início do semestre e postado no AVA. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 e porcentagem de freqüência de no mínimo 70%.

Prova Substitutiva
O oferecimento de uma “prova substitutiva fechada” (apenas para alunos que perderam uma das provas por falta justificada) ou “prova substitutiva aberta” (para todos que desejam fazê-la) ficará a critério do docente responsável que deverá explicitar o oferecimento no início do semestre. A prova substitutiva deverá substituir uma das provas regulares de nota inferior a ela e será utilizada no cálculo da média final. Na prova substitutiva será avaliado todo o conteúdo da disciplina.
Norma de Recuperação
Além do apoio contínuo aos alunos pelos tutores, educadores e professores durante o desenvolvimento da disciplina. Será realizada uma prova de recuperação que aborda todo o conteúdo ministrado durante o semestre. Para ter direito a recuperação o aluno dever ter no mínimo 70% de freqüência e média final maior ou igual a 3,0 e menor que 5,0.
 
Bibliografia
     
ALVITO, M. As cores de Acari: uma favela carioca. Rio, FGV Editora, 2001.   
ARANTES, A. A. Paisagens paulistanas: transformações do espaço público. Campinas, Ed. Unicamp, 2000.
BOOKCHIN, M. Sociobiologia ou ecologia social? Rio de Janeiro: Achiamé, 2000.
HARLEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo, Ed. Loyola, 1989.
CLIFFORD G. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar., 2001
LAVALLE,G.A. Cidadania, Igualdade, Diferença. Lua Nova 59, 2003.
HELMAN, C. Cultura, saúde e doença, 4. ed., Porto Alegre: Artmed, 2003.
LENZI, C. L. Sociologia ambiental: risco e sustentabilidade na modernidade. Bauru: Edusc, 2006.
MAWHINNEY, M. Desenvolvimento sustentável. Uma introdução ao debate ecológico. São Paulo: Loyola, 2002.
LÉVI-STRAUSS, C. Tristes Trópicos, São Paulo, Companhia das Letras, 2001.
MAGNANI, J. G. C. e TORRES, L. (org.). Na Metrópole: Textos de Antropologia Urbana. São Paulo, Edus, 2000
MIRANDA, A. C.; BARCELLOS, C.; MOREIRA, J. C.; MONKEN, M., organizadores. Território, Ambiente e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2008. 274 p.
MORAN, E. Meio Ambiente e Ciências Sociais. Interações homem-ambiente e sustentabilidade. São Paulo, Editora Senac, 2011.
PERROT, D. Quem impede o desenvolvimento circular? Desenvolvimento e povos autóctones, paradoxos e alternativas. Revista Cadernos de Campo, n.17, 2008.
PHILIPPI JR A. (org.). Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Universidade de São Paulo. Barueri, SP: Ed. Manole, 841 p., 2005.
QUEIROZ, M. I. P. Cultura, Sociedade Rural, Sociedade Urbana no Brasil. Rio de Janeiro/São Paulo, LTC/Edusp, 1978.
SALDIVA, P. Meio ambiente e saúde: o desafio das metrópoles. São Paulo: Exlibris, 2010.
TOMAZI, D. N., coord. Iniciação à sociologia. São Paulo:Atual, 1993.
TRIGUEIRO, A. (coord); Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
YEARLEY, S. A causa verde. Uma sociologia das questões ecológicas. Oeiras: Celta Editora: 1991.
ZUKIN, S. Paisagens urbanas pós-modernas: mapeando cultura e poder in: Antônio Arantes (org.), O espaço da diferença, Campinas, Papirus, 2000.
 

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