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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Pró-Reitoria de Graduação - Cursos Interunidades
 
Licenciatura em Ciências
 
Disciplina: PLC0505 - Educação em Ciências
Education on Sciences

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2013 Desativação: 31/12/2021

Objetivos
Discutir diferentes concepções de aprendizagem na perspectiva construtivista, focalizando os movimentos que tiveram expressão no campo da educação em ciências, tais como o de valorização das concepções alternativas, o de mudança conceitual, a ideia de perfil conceitual e aprendizagem significativa.
 
 
 
Programa Resumido
Concepções de aprendizagem na perspectiva construtivista.
 
 
 
Programa
A perspectiva construtivista de aprendizagem
O reconhecimento das concepções alternativas no campo das ciências naturais
Mudança conceitual
Aprendizagem significativa em ciências
Perfil conceitual
Linguagem e ensino de ciências
 
 
 
Avaliação
     
Método
Desenvolvimento de atividades via Web e presenciais, apresentação de relatórios e desempenho em avaliações presenciais.
Critério
Será baseada no desempenho do aluno nas atividades presenciais e não presenciais, provas,
relatórios, trabalhos em grupo e discussões pelo AVA, de acordo com os critérios definidos pelo
docente no início do semestre e postado no AVA. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 e porcentagem de freqüência de no mínimo 70%.

Prova Substitutiva
O oferecimento de uma “prova substitutiva fechada” (apenas para alunos que perderam uma das provas por falta justificada) ou “prova substitutiva aberta” (para todos que desejam fazê-la) ficará a critério do docente responsável que deverá explicitar o oferecimento no início do semestre. A prova substitutiva deverá substituir uma das provas regulares de nota inferior a ela e será utilizada no cálculo da média final. Na prova substitutiva será avaliado todo o conteúdo da disciplina.
Norma de Recuperação
Além do apoio contínuo aos alunos pelos tutores, educadores e professores durante o desenvolvimento da disciplina. Será realizada uma prova de recuperação que aborda todo o conteúdo ministrado durante o semestre. Para ter direito a recuperação o aluno dever ter no mínimo 70% de freqüência e média final maior ou igual a 3,0 e menor que 5,0.
 
Bibliografia
     
Ausubel, D.P., Novak, J.D., Hanesian, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
Bastos, F.; Nardi,R. Diniz, R.E.S e Caldeira, A.M.A. Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem em Ciências – revisitando os debates sobre Construtivismo. In: Nardi,R. Bastos, F. e Diniz, R.E.S. Pesquisa em ensino de Ciências – contribuição para a formação de professores. São Paulo, Escrituras, 2004.
Campos, M.C.C. e Nigro R.G. Didática de Ciências – O Ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo, FTD, 1999.
Jiménez-Aleixandre, M.P. (coord.) Enseñar ciencias. Barcelona: GRAÓ, 2009.
Mortimer, E.F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? In: Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química e Biologia, 3, 1994, Serra Negra. Coletânea. São Paulo: FEUSP, 1995. p. 56-74.
Trivelato, S.L.F., Fernandes, J.A.B. O papel da observação na produção de sentido em aulas expositivas de ciências. In: Castellar, S.M.V., Munhoz, G. Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.
 

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