Discutir diferentes concepções de aprendizagem na perspectiva construtivista, focalizando os movimentos que tiveram expressão no campo da educação em ciências, tais como o de valorização das concepções alternativas, o de mudança conceitual, a ideia de perfil conceitual e aprendizagem significativa.
Concepções de aprendizagem na perspectiva construtivista.
A perspectiva construtivista de aprendizagemO reconhecimento das concepções alternativas no campo das ciências naturaisMudança conceitualAprendizagem significativa em ciênciasPerfil conceitualLinguagem e ensino de ciências
Ausubel, D.P., Novak, J.D., Hanesian, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.Bastos, F.; Nardi,R. Diniz, R.E.S e Caldeira, A.M.A. Da necessidade de uma pluralidade de interpretações acerca do processo de ensino e aprendizagem em Ciências – revisitando os debates sobre Construtivismo. In: Nardi,R. Bastos, F. e Diniz, R.E.S. Pesquisa em ensino de Ciências – contribuição para a formação de professores. São Paulo, Escrituras, 2004.Campos, M.C.C. e Nigro R.G. Didática de Ciências – O Ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo, FTD, 1999.Jiménez-Aleixandre, M.P. (coord.) Enseñar ciencias. Barcelona: GRAÓ, 2009.Mortimer, E.F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? In: Escola de Verão para Professores de Prática de Ensino de Física, Química e Biologia, 3, 1994, Serra Negra. Coletânea. São Paulo: FEUSP, 1995. p. 56-74.Trivelato, S.L.F., Fernandes, J.A.B. O papel da observação na produção de sentido em aulas expositivas de ciências. In: Castellar, S.M.V., Munhoz, G. Conhecimentos escolares e caminhos metodológicos. São Paulo: Xamã, 2012.