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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia Mecânica
 
Disciplina: PME2602 - Tecnologia e Desenvolvimento Social I
Technology and Social Development I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Apresentar e analisar parâmetros e indicadores sobre a realidade brasileira e mundial, considerando o ponto de vista da contribuição da tecnologia em diferentes contextos. Desenvolver e discutir conceitos e metodologia para realizar projetos que atendam a determinadas demandas sociais identificadas. Estabelecer procedimentos e desenvolver ferramentas tecnológicas para atuar em projetos que serão realizados durante o período da disciplina como estudos de caso. 

Goals:

Exposition, analysis of parameters and indexes about the technology impacts in different contexts in Brazil and other countries. Developing and discussing concepts and methodology to run projects to achieving social demands. Establishing procedures and developing technological tools to apply in projects conducted in the period of the course, as case studies.
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085281 - Antonio Luis de Campos Mariani
60828 - Douglas Lauria
 
Programa Resumido
Identificação, análise de problemas que sejam identificados como demandas sociais, ou a partir de organismos representativos de comunidades ou de instituições parceiras do Programa Poli Cidadã. Analisar e discutir aspectos relacionados com a forma de tratar os problemas e procurar soluções com apoio da tecnologia para realizar estudos de caso. Aplicar as ferramentas estudadas nos estudos de caso, nos quais cada grupo de alunos realiza a proposição de alternativas de solução. Promover atividades e trabalhos práticos em diferentes áreas com apoio de laboratórios de elétrica, mecânica e civil.

Abstract:

Identification, analysis of problems that are identified as social demands, or communities representative organizations, or partners institutions of Poli Cidadã Program. Analyze and discuss aspects related to how to address problems and seek solutions to support the technology to conduct studies cases. Apply the tools studied in the studies case, in witch each group of students propose alternative solutions. Promote activities and practical work in different areas with the support of electrical, mechanical and civil, laboratories.
 
Programa
- Introdução com apresentação dos participantes e do curso;
- Análise e proposição de solução de problemas;
- Recursos e renda. Análise comparativa: países desenvolvidos e menos desenvolvidos., ambiente urbano e rural;
- Tecnologias: industrial, intermediária e primitiva;
- Estudar e desenvolver metodologia e estratégias para levantamento de necessidades em comunidades e instituições.
- Levantamento de necessidades reais em comunidades de baixa renda e instituições, técnicas de abordagem e análise de informações em comunidades;
- Discussão sobre a aplicação das formas de tecnologia;
- Adequação de soluções aos recursos de execução;
- Estudos de casos, com participação de professores e profissionais convidados:
= Ferramentas de engenharia em temas como por exemplo: melhoria da qualidade de vida, geração de renda, meio ambiente e sustentabilidade, inclusão digital, água, saneamento e energia, tecnologia para portadores de necessidades especiais, soluções de bioengenharia (recursos hospitalares e para tratamento de saúde), cultura, lazer (como projeto e fabricação de brinquedos) e educação (ferramentas pedagógicas).
- Atividades práticas em laboratórios das áreas mecânica, civil e elétrica
- Trabalhos práticos: desenvolvimento de projetos específicos.

Syllabus: PME2602 - Technology and social development I

- Course and students introduction.
- Analysis and proposition of problems to be developed.
- Resources and income. Comparative analysis about developed and non developed countries, urban and rural environment;
- Industrial, intermediate and primitive technology.
- Study and development of strategies and methodology to search the needs in communities and institutions;
- Evaluation of the real needs in low income communities and institutions, techniques to interaction and information analysis in communities;- Discussion on the application of technologies;
- Resources and solutions adequacy;
- Study of cases, with invited professionals and professors:
= Engineering tools in matter as: life quality optimization; budget generation; environmental and sustainability; digital inclusion; water; energy and sanitation, technology for people with special needs, bioengineering solutions (hospital resources, health treatment), culture, hobby and education (pedagogical tools).
- Practical activities in mechanical, electrical and civil laboratories.
- Practical works: specific project developing.
 
Avaliação
     
Método
Trabalhos apresentando textos sobre temas específicos, questionários, avaliação de leituras, projetos resultado do estudo de caso.

Evaluation method:


Works presenting texts on specific topics, questionnaires, readings evaluation, projects, case study results.
Critério
Média ponderada das notas dos trabalhos realizados.

Criterion for approval:

Weighted average of the grade work evaluation.
Norma de Recuperação
A nota de recuperação será a média aritimética entre a nota final obtida na primeira avaliação e a nota de trabalho específico realizado na recuperação.

Norms for remedial work:

The remedial final grade is obtained considering the arithmetic average of the first evaluation final grade and the grade of a specific work.
 
Bibliografia
     
Lianza, S. e Addor, F. (org.).  Tecnologia e desenvolvimento social e solidário. Coleção sociedade e solidariedade. Editora UFRGS / Soltec. Porto Alegre, 2005
Rede de tecnologia social. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Fundação Banco do Brasil. Rio de Janeiro 2004.
Kaminski, P. C.. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Livros Técnicos e Científicos Editora. Rio de Janeiro. 2000
Thiollent, M. (org.). Pesquisa-ação e projeto cooperativo na perspectiva de Henri Desroche. EdUFSCAR, São Carlos. 2006.
Nicolescu, B.. O manifesto da transdisciplinaridade. Ed. Trion, São Paulo. 2001
Patrício, N. S., Piffer, M. I. e Gil, F. O.. Disciplina com foco social: uma proposta para o ensino de engenharia. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE 2008. São Paulo, 2008.
Toffoli, S. M., Lauria, D., Piffer, M. I. e Mariani, A. L. C. Engineering students in needed communities: an engineering education tool. In: International Conference on Engineering Education – ICEE 2007, Coimbra, Portugal. 2007.
 

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