O curso tem como objetivo proporcionar ao aluno uma visão da dinâmica de voo como a integração entre as forças aerodinâmicas, de inércia e de tração acopladas à equação de movimento de uma aeronave caracterizando seu comportamento em voo. Conceitos e métodos da avaliação do comportamento em voo da aeronave são apresentados. São desenvolvidos conceitos de estabilidade estática, comportamento dinâmico e resposta de controle. A linearização da equação do movimento de uma aeronave é desenvolvida para avaliação dinâmica do movimento. Efeitos na estabilidade e controle devido aos sistemas de controle reversível e irreversível são estudados para que o aluno tenha visão do projeto de sistema de controle. Após ser apresentado o conteúdo fundamental de dinamica de voo, o aluno terá contato com requisitos militares e civis de qualidade de voo e suas inter-relações com o projeto aeronáutico. Assim o aluno terá, além da visão do comportamento em voo da aeronave, uma visão de projeto.
Sistemas de eixo e equação de movimento de aeronaves: sistemas de coordenadas, equações de movimento de aeronaves (estado estacionário e pertubado). Forças e momentos para estado estacionário. Forças e momentos para estado pertubado. Estabilidade e controle para estado estacionário. Estabilidade e controle para estado perturbado.Qualidade de voo e seus requisitos.
Sistemas de eixo e equação de movimento de aeronaves: sistemas de coordenadas, equações de movimento de aeronaves (estado estacionário e pertubado). Forças e momentos para estado estacionário: forças e momentos aerodinâmicos e de tração longitudinais, matriz de estado estacionário de forças e momentos longitudinais, forças e momentos aerodinâmicos e de tração latero-direcionais, matriz de estado estacionário de forças e momentos latero-direcionais, matriz de estado completa ( longitudinal e latero-directional), Modelamento de equações de movimento em ambiente Matlab/Simulink. Forças e momentos para estado pertubado: forças e momentos aerodinâmicos e de tração longitudinais, matriz do estado pertubado de forças e momentos longitudinais, forças e momentos aerodinâmicos e de tração latero-directional, matriz do estado pertubado de forças e momentos latero-directional, matriz de estado completa ( longitudinal e latero-directional). Estabilidade e controle para estado estacionário: introdução estabilidade estática e seus critérios, características de estabilidade e controle para vôo em linha reta, características de estabilidade e controle para vôo em manobra, efeitos de sistema de controle na estabilidade e controle, introdução a sistemas de controle de voo irreversíveis. Estabilidade e controle para estado perturbado: introdução à estabilidade dinâmica e resposta e seus critérios, estabilidade dinâmica e resposta longitudinal, estabilidade dinâmica e resposta latero-direcional.Qualidade de voo e seus requisitos: qualidade de voo e faixas de pilotagem, requisitos de qualidade de voo civil e militar, características de sistemas de controle de voo, relação entre qualidade de voo e projeto.
Bibliografia Básica: 1- Roskam, J., Airplane Flight Dynamics and Automatic Flight Control - Part I & Part II, DAR corporation, 1995. 2- Etkin, B. and Reid, L. D., Dynamics of Flight – Stability and Control, John Wiley & Sons, Inc., 1996. Bibliografia Complementar: 1- Nelson, R.C., Flight Stability and Automatic Control, McGraw-Hill International Editions, 1989. 2- Morris, S.L., Bossert., E.D., Hallgren, W.F., Introduction to Aircraft Flight Mechanics, AIAA Education Series, 2003. 3- Lan, C.E., Roskan, J., Airplane Aerodynamics and Performance, DARcorporation Publisher, 1997. 4- Barnard, R.H., Philpott, D.R., Aircraft flight, a description of the physical principles of aircraft flight, Longman, 1991. 5- Artigos diversos em periódicos (citados pelo professor durante o curso).