Este curso tem como objetivo proporcionar ao aluno uma visão da ciência das células a combustível como uma integração de diferentes mecanismos de transporte, bem como dos métodos experimentais de promoção e de diagnóstico destes mecanismos, com ênfase em células do tipo eletrólito polimérico. Ao final deste curso o aluno deverá: (i) compreender as vantagens e desvantagens das células a combustível e dos diferentes tipos de células; (ii) ser capaz de realizar cálculos sobre a termodinâmica e eficiência de células a combustível operando com diferentes combustíveis; (iii) entender como os vários componentes das células a combustível interagem e ser capaz de explicar os diferentes mecanismos de transporte que operam; (iv) compreender os métodos de preparação do conjunto membrana eletrodo e os métodos experimentais de diagnóstico deste; (v) ter uma compreensão adequada da lógica por trás da economia do hidrogénio; (vi) através de aulas de demonstração, no período final do curso, ter uma visão de como uma célula a combustível é fabricada e opera na prática.
Introdução aos diferentes mecanismos de transporte em células a combustível, com ênfase em células a combustível do tipo eletrólito polimérico. Transporte de massa, transporte de momento, transporte de carga elétrica, transferência de calor. Métodos experimentais para caracterização do transporte de reagentes. Métodos experimentais de diagnóstico de células a combustível e sua importância no desenvolvimento de células a combustível de elevada densidade de potência, alta eficiência, baixo custo e alta durabilidade.
1. Introdução aos diferentes mecanismos de transporte em células a combustível, com ênfase em células a combustível do tipo eletrólito polimérico; 2. transporte de massa, transporte de momento, transporte de carga elétrica, transferência de calor; 3. Características das camadas/canais de transporte de gás frente ao transporte de reagente e produto; 4. Impactos da espessura e das propriedades de transporte da camada catalítica sobre o desempenho da célula e sobre o grau de utilização de catalisador; 5. Métodos experimentais ex situ para a caracterização do transporte de reagentes e a importância destes no desenvolvimento de dispositivos práticos com elevada densidade de potência e durabilidade; 6. Impactos da distribuição de reagentes sobre o grau de utilização do catalisador e durabilidade de dispositivos práticos; 7. Efeito de contaminadores sobre o transporte de espécies em células a combustível; 8. Métodos experimentais de diagnóstico de células a combustível; 9. Importância de métodos experimentais no desenvolvimento de células a combustível de elevada densidade de potência, alta eficiência, baixo custo e alta durabilidade; 10. Importância de métodos experimentais na comparação entre dispositivos práticos de células a combustível de diferentes fabricantes; 11. Caracterização experimental do transporte de massa no eletrodo e do transporte de íons no eletrólito (membrana e camada catalítica); 12. Aplicação: comparativo de um veículo elétrico a célula a combustível.
LivroTexto: 1. Gou B, Na W, Diong B. Fuel Cells: Modeling, Control, and Applications. CRC Press; 2017. 2. Barbir F, editor. PEM Fuel Cells (Second Edition). Boston: Academic Press; 2013. 3. Linardi M. Introdução a Ciência e Tecnologia de Células a Combustível. Artliber, 2010. 4. Vielstich W, Yokokawa H, Gasteiger HA. Handbook of fuel cells: fundamentals technology and applications. Oxford: Wiley; 2009. Artigos Científicos (enfatizando o cenário Brasileiro): 1. Thales Novaes de Andrade e Bruno Rossi Lorenzi, Política energética e agentes científicos: o caso das pesquisas em células a combustível no Brasil. Sociedade e Estado 2015, 30, 727. 2. Gustavo A. Riveros‐Godoy, Carla Cavaliero, Ennio Silva, Analysis of electrolytic hydrogen production models and distribution modes for public urban transport: study case in Foz do Iguacu, Brazil. InternationalJournalof Energy Research 2013, 37, 1142. 3. Eli C. L. Ferreira, Fabrício M. Quadros, José P. I. de Souza e Auro A. Tanaka, Desenvolvimento de conjunto membrana-eletrodos para célula a combustível de metanol direto passiva. Química Nova 2010, 33, 1313. 4. Hartmut Wendt, Marcelo Linardi e Eliana M. Aricó, Células a Combustível de Baixa Potência para Aplicações Estacionárias. Química Nova 2002, 3, 470. 5. Hartmut Wendt, Michael Götz e Marcelo Linardi, Tecnologia de Células a Combustível. Química Nova 2000, 4, 23. 6. Edson A. Ticianelli e Ernesto R. Gonzalez, Célula a Combustível: Uma Alternativa Promissora para a Geração de Eletricidade. Química Nova 1989, 12, 208.