Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Minas e de Petróleo
 
Disciplina: PMI2023 - Economia Política Mineral I
Mineral Political Economy I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
O objetivo desta disciplina é fornecer uma visão sobre política e legislação mineral e da Economia Mineral e Industrial do setor mineral do Brasil e comparativo a outros países. Visa também dar uma visão mais aprofundada sobre os insumos minerais para a indústria.
 
Docente(s) Responsável(eis)
89591 - Jose Renato Baptista de Lima
 
Programa Resumido
Introdução à economia dos recursos minerais. Participação da mineração e do PMB - Produto Mineral Bruto no PIB. Política mineral e o Código Mineral: histórico, evoluções, comparação com outros países.
Legislação e Direito Mineral do Brasil. Histórico, evolução, particularidades. Os minerais como insumos industriais. Importância tecnológica, social e econômica dos minérios. Demanda, preços e comercialização. A economia mineral e industrial aplicada à mineração brasileira no contexto mundial: participação exportação, importação e balanço de suprimento-demanda. Implicações de arcabouco geológico e da fisiografia na natureza dos minérios brasileiros. Infra-estrutura para o aproveitamento dos minerais. Recursos e potencial brasileiros em matérias-primas para siderurgia e ligas: minério de ferro, manganês, níquel, cromo, tungstênio, nióbio, silício e metais menores; em minérios para a indústria de não ferrosos: alumínio, estanho, cobre, chumbo, zinco e outros; em insumos energéticos: petról
 
Programa
Introdução à economia dos recursos minerais. Participação da mineração e do PMB - Produto Mineral Bruto no PIB. Política mineral e o Código Mineral: histórico, evoluções, comparação com outros países.
Legislação e Direito Mineral do Brasil. Histórico, evolução, particularidades. Os minerais como insumos industriais. Importância tecnológica, social e econômica dos minérios. Demanda, preços e comercialização. A economia mineral e industrial aplicada à mineração brasileira no contexto mundial: participação exportação, importação e balanço de suprimento-demanda. Implicações de arcabouco geológico e da fisiografia na natureza dos minérios brasileiros. Infra-estrutura para o aproveitamento dos minerais. Recursos e potencial brasileiros em matérias-primas para siderurgia e ligas: minério de ferro, manganês, níquel, cromo, tungstênio, nióbio, silício e metais menores; em minérios para a indústria de não ferrosos: alumínio, estanho, cobre, chumbo, zinco e outros; em insumos energéticos: petróleo e gás natural, urânio(tório), carvão, rochas, oleígenas e turfa; em metais preciosos; ouro, prata, platina platinóides; e em minerais industriais: fertilizantes(fosfatos, nitrogenados e potássicos), calcário, fluorita, amianto, areias, pedra britada, argilas e outros. Descrição das principais minas, jazidas, caracterização das respectivas reservas e recursos.
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, apresentações de trabalhos competitivamente entre pares com julgamento pelo grupoe pelo professor, visitas técnicas e estudos dirigidos com consulta a diversas mídias incluindo Internet.

Critério


A = (2P + T):3 >= 5,0
P = média das notas das provas
T = média das notas dos trabalhos

Norma de Recuperação


1 prova oral e 1 prova escrita. 1ª semana do semestre subsequente.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério das Minas e Energia. Departamento Nacional da Produção Mineral. Principais depósitos minerais do Brasil. Brasília, DNPM, 1985-1991. 4V. MACHADO, I.F. Recursos minerais: política e sociedade. São Paulo, Eggard Blucher, 1989. TINSLEY, C.R.; EMERSON, M.E.; EPPLER, W.D., ed. Finance for the minerais industry. New York Society of Mining Engineers of the AIME, 1985. UNITED STATES. Department of the Interior, Bureau if Mines. Mineral facts and problems. Washington, 1985. (Bureau of Mines. Bulletin, 675). VOGELY, W.A Economics of the mineral industries. 4.ed. New York, AIME, 1985.(Seely W. Mudd Series). Diversos "sites" da Internet (USGS, DNPM,  entre outros).
 

Clique para consultar os requisitos para PMI2023

Clique para consultar o oferecimento para PMI2023

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP