Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Minas e de Petróleo
 
Disciplina: PMI3019 - Poesia para Engenheiros
Poetry for Engineers

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina objetiva desenvolver a criatividade do aluno de Engenharia e auxiliar na redação adequada de textos em Português, apresentando as novas regras da Língua Portuguesa e usando a Poesia como base das aulas expositivas, de modo a incentivar o aluno a redigir poemas, trabalhos e artigos.
 
The discipline aims to develop the Engineering student's creativity and assist in the adequate writing of texts in Portuguese, presenting the new Portuguese rules and using poetry as a basis of lectures in order to encourage students to write poems, papers and articles.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
639301 - Ana Carolina Chieregati
54290 - Sergio Medici de Eston
 
Programa Resumido
Poesia. Poetas brasileiros e portugueses. A nova ortografia da Língua Portuguesa. Como redigir corretamente poemas, artigos e textos em Português.
 
Poetry. Brazilian and Portuguese poets. The new orthography of the Portuguese language. How to correctly write poems, articles and texts in Portuguese.
 
 
Programa
1. A Poesia e a Engenharia; 2. Principais poetas portugueses; 3. Principais poetas brasileiros; 4. A nova ortografia e gramática da Língua Portuguesa; 5. Como redigir poemas; 6. Como redigir textos e artigos em Português; 7. Erros frequentes em Português; 8. A Poesia dos grandes filósofos. Metodologia: aulas expositivas, recitações e redação.
 
1. Poetry and Engineering; 2. Main Portuguese poets; 3. Main Brazilian poets; 4. The new orthography and grammar of Portuguese Language; 5. How to write poems; 6. How to write texts and articles in Portuguese; 7. Frequent mistakes in Portuguese; 8. The Poetry of the great philosophers. Methodology: lectures, recitations and writing.
 
 
Avaliação
     
Método
Provas escritas, redação de poemas e textos.
Critério
M = (P + T)/2; sendo P = nota da prova; T = média das notas dos poemas e textos.
Norma de Recuperação
MF = (M + R)/2; sendo MF = média final; M = média obtida pelo aluno na primeira avaliação; R = nota obtida pelo aluno na prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
• AZEREDO, J.C. (coord.) Escrevendo pela nova ortografia: como usar as regras do novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Instituto Antônio Houaiss. São Paulo: Publifolha, 2009. • BERARDINELLI, C. Cinco séculos de sonetos portugueses: de Camões a Fernando Pessoa. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. • EMEDIATO, W. A fórmula do texto: redação argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008. • FERNANDES, J.A. Dicionário de rimas da Língua Portuguesa, 7ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2000. • FIORIN, J.L. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006. • FIORIN, J.L. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2007. • FOSTER, T.C. Para ler literatura como um professor: um guia ágil e curioso que ensina a ler nas entrelinhas; tradução Frederico Dantello. São Paulo: Lua de Papel, 2010. • GOLDSTEIN, N. O texto sem mistério: leitura e escrita na universidade. São Paulo: Ática, 2009. • KOCH, I.G.V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2011. • KOCH, I.G.V. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2014. • KOCHE, V.S.; BOFF, O.M.B.; MARINELLO, A.F. Leitura e produção textual: gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis: Vozes, 2014. • PINTO, J.N. Os cem melhores poetas brasileiros do século. São Paulo: Geração Editorial, 2004. • RODRIGUES, S. Viva a língua brasileira! Uma viagem amorosa, sem caretice e sem vale-tudo, pelo sexto idioma mais falado no mundo – o seu. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. • SACCONI, L.A. Dicionário de dúvidas, dificuldades e curiosidades da língua portuguesa. São Paulo: Harbra, 2005. • SACCONI, L.A. Novíssima gramática ilustrada Sacconi. 24a edição. São Paulo: Nova Geração, 2011. • SCHOPENHAUER, A. A arte de escrever. Tradução Pedro Süssekind. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2007. • SOARES, M.; CAMPOS, E.N. Técnica de redação. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2011. • SORRENTINI, N. A poesia vai à escola. São Paulo: Autêntica, 2007. • SOUZA, L.M.; CARVALHO, S.W. Compreensão e produção de textos. Petrópolis: Vozes, 2014.
 

Clique para consultar os requisitos para PMI3019

Clique para consultar o oferecimento para PMI3019

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP