Desenvolver a capacidade empreendedora dos alunos de engenharia. Apresentar os conceitos básicos e abordar o empreendedorismo no mundo de forma a potencializar as inovações nas diversas áreas da engenharia. Aumentar as competências gerenciais necessárias para formação de empreendedores.
Apresentação do empreendedorismo em startups, pequenas e grandes empresas. Ecossistema do empreendedorismo e o perfil empreendedor. Descoberta de clientes, desenvolvimento de clientes e desenvolvimento de produtos. Vantagens e desvantagens de ser empreendedor. Planos de Negócio incluindo Modelos de Negócio, Business Canvas e Lean Canvas, Estudo de viabilidade, Planejamento Financeiro e Financiamento público e privado. Introdução a Propriedade intelectual e patentes, Sustentabilidade e empreendedorismo social e O papel do empreendedorismo na sociedade e economia.
1. Empreendedorismo em startups, pequenas e grandes empresas. 2. Ecossistema do empreendedorismo e o perfil empreendedor 3. Descoberta de clientes, desenvolvimento de clientes e desenvolvimento de produtos 4. Startup enxuta 5. Design Thinking 6. Vantagens e desvantagens de ser empreendedor 7. Modelos de Negócio, Business Canvas e Lean Canvas 8. Estudo de viabilidade 9. Planos de Negócio 10. Planejamento Financeiro 11. Financiamento público e privado 12. Propriedade intelectual e patentes 13. Sustentabilidade e empreendedorismo social 14. O papel do empreendedorismo na sociedade e economia
ANTONELLI, C. The economics of innovation, new technologies and structural change. Oxford: Oxford University Press, 2014. BENNEWORTH, P.; DESSY IRAWATI, R. 1 The social dynamics of innovation networks. The Social Dynamics of Innovation Networks, p. 1, 2014. BLANK S. The Startup Owner's Manual: The Step-By-Step Guide for Building a Great Company. K & S Ranch. 2012. CHASTON, I.; SCOTT, G. J. Entrepreneurship and open innovation in an emerging economy. Management Decision, v. 50, n. 7, p. 1161-1177, 2012. CHRISTENSEN, C. The innovator's dilemma: when new technologies cause great firms to fail. Boston: Harvard Business Review Press, 2013. DIAMANDIS, P.H.; KOTLER, S. Abundância: o futuro é melhor do que você imagina. Alta Books Editora, 2018. HALL, J. Entrepreneurship and innovation at the base of the pyramid: a recipe for inclusive growth or social exclusion?. Journal of Management Studies, v. 49, n. 4, p. 785-812, 2012. ISMAIL, S.; VAN GEES, Y.; MALONE, M. S. Organizações Exponenciais: por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito). Alta Books Editora, 2018. KURATKO, D. Entrepreneurship: Theory, process, and practice. Cengage Learning, 2013. LOCKWOOD T. Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value. Allworth Press. 2010. Manual do Sebrae de Empreendedorismo, 2007. MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração: edição compacta. São Paulo: Atlas, 2006. OSTERWALDER A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers. Wiley. 2010. PARKER, S. C. Theories of entrepreneurship, innovation and the business cycle. Journal of Economic Surveys, v. 26, n. 3, p. 377-394, 2012. RIES, E. Startup enxuta: Como os Empreendedores Atuais Utilizam a Inovação Contínua para Criar Empresas Extremamente Bem-Sucedidas. São Paulo: Texto Editores, 2011. TEECE, D. J. Business Models, Business Strategy and Innovation. Long Range Planning, v. 43, p. 172-194, 2010.