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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola Politécnica
 
Engenharia de Minas e de Petróleo
 
Disciplina: PMI3818 - Atividades de Pesquisa em Engenharia de Minas e de Petróleo
Research Activities in Mining and Petroleum Engineering

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
A disciplina visa oferecer aos alunos um número de atividades como palestras, participação em debates, organização ou participação em eventos técnicos-científicos, oficinas de elaboração de pesquisas científicas, elaboração de trabalhos práticos, maquetes didáticas, preparação de experimentos práticos e outras atividades técnico-científica de reconhecida relevância como complemento a sua formação em Engenharia, aplicadas à engenharia de minas e a de petróleo.
 
The course aims to offer to students a number of activities such as lectures, participation in debates, organization or participation in technical-scientific events, scientific research workshops, elaboration of practical work, didactic models, preparation of practical experiments and other technical-scientific research of recognized relevance as a complement to its training in Engineering, applied to the mining and petroleum engineering.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
89591 - Jose Renato Baptista de Lima
62813 - Patricia Helena Lara dos Santos Matai
 
Programa Resumido
Desenvolver nos alunos através de atividades extra-aula, teóricas e práticas o interesse na pesquisa científica, possibilitando que estes tenham contato com diferente profissionais e experiências para que estes desenvolvam capacidade crítica e não se limitem apenas a atividade passiva de assistir aulas mas que procurem a pluralidade na forma de adquirir conhecimentos, sob diferentes primas e experiências.
 
Provide students with an interest in scientific research through extra-classroom, theoretical and practical activities, enabling them to have contact with different professionals and experiences so that they develop critical capacity and provide to them experiencies are not limited to the passive activity of attending classes but that seek to plurality in the form of acquiring knowledge, under different profissionals and experiences.
 
 
Programa
A disciplina visa trazer conceitos científicos e despertar nos alunos o interesse na pesquisa científica através da participação em eventos e práticas que complementem e conduzam o aluno a uma visão diferente daquela dos bancos escolares, trazendo um enfoque diferente e complementar as aulas teóricas ministradas pelos docentes do curso. Acredita-se que desta forma, a pluralidade de formas de adquirir conhecimento, sob diferentes primas e experiência possa ser extremamente enriquecedora para os estudantes.
 
The aim of the course is to bring scientific concepts and awaken in students the interest in scientific research through participation in events and practices that complement and lead the student to a different vision from that of the school professors, bringing a different approach and complementing the theoretical classes taught by the professors of the course. It is believed that in this way, the plurality of ways of acquiring knowledge, under different poit of views and experience can be extremely enriching for students.
 
 
Avaliação
     
Método
M = (E + RF + A)/3 M = média final; E = nota dos relatórios das atividades práticas; RF = Relatório Final; A = apresentação oral do resumo do Relatório Final
Critério
Aprovação: M >= 5.0
Norma de Recuperação
R = (2*Prec + M)/3 R = nota da recuperação; Prec = nota da Prova de Recuperação; M = Média Final da Disciplina
 
Bibliografia
     
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Referências bibliográficas NBR 6023. Rio de Janeiro, 2002. 19p. CERVO, A. L.; SILVA, R.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 2006. 176p. ECO, H. Como se faz uma tese. 18. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003. 192p. GALIANO, A. G. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra. 1986. 220p. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176p. KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria e prática da pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1997. SKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT: comentadas para trabalhos científicos. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2008.
 

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