Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Politécnica
 
Engenharia Metalúrgica e Materiais
 
Disciplina: PMT2419 - Conformação Mecânica dos Materiais
Mechanical Conformation of Metals

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
Conceitos básicos de conformação mecânica dos materiais metálicos e não metálicos- Teoria e prática básica de conformação de materiais
 
Docente(s) Responsável(eis)
69459 - Ronald Lesley Plaut
 
Programa Resumido
Conceitos básicos: estados de tensão-deformação; deformação elástica, plástica e viscoelástica de ligas metálicas, polímeros/elastômeros, vidros e cerâmicos. Descrição básica dos processos/equipamentos de fabricação: (a quente e a frio), forjamento (a quente e a frio), extrusão (a quente e a frio) trefilação, estampagem e repuxamento; aplicações destes processos para: ligas metálicas (ferrosas e não ferrosas), vidros (e fibras de vidro), polímeros/elastômeros, cerâmicos, madeiras e fibras de carbono, Aplicações típicas, propriedades e estrutura dos materiais conformados mecânicamente: ligas metálicas, polímeros (termoplásticos e termorígidos), cerâmicos (e cerâmicos metálicos), vidros (fibras de vidro), borrachas (naturais e sintéticas), fibras de carbono e compósitos.Produção de papel.
 
Programa
Conceitos básicos: estados de tensão-deformação; deformação elástica, plástica e viscoelástica de ligas metálicas, polímeros/elastômeros, vidros e cerâmicos. Descrição básica dos processos/equipamentos de fabricação: (a quente e a frio), forjamento (a quente e a frio), extrusão (a quente e a frio) trefilação, estampagem e repuxamento; aplicações destes processos para: ligas metálicas (ferrosas e não ferrosas), vidros (e fibras de vidro), polímeros/elastômeros, cerâmicos, madeiras e fibras de carbono, Aplicações típicas, propriedades e estrutura dos materiais conformados mecânicamente: ligas metálicas, polímeros (termoplásticos e termorígidos), cerâmicos (e cerâmicos metálicos), vidros (fibras de vidro), borrachas (naturais e sintéticas), fibras de carbono e compósitos. Produção de papel.
 
Avaliação
     
Método
Slides e transparências para as aulas Computador para trabalho e exercícios
Critério
A = (3P + T)/4 = 5,0 sendo: P = média de 2 provas com P = (P1 + 1,5P2 + 2P3)/ 4,5 T = nota do trabalho Um exame de 4h de duração sobre todo programa, realizado na primeira semana letiva do semestre seguinte. Critério (A + E)/2 > = 5,0 com E = nota do exame.
Norma de Recuperação
A > = 5 aprovado 4 < = A < 5 recuperação A< 4 reprovado
 
Bibliografia
     
(VAN VLACK, L.H. Princípios de ciência do materiais. São Paulo, Edgard Blucher Ltda., 1970. Traduzido por L.P.C. Ferrão. (2) GUY, A.G. Ciência dos materiais. São Paulo, Livros Técnicos e Científicos, 1980. Traduzido por José Roberto G. da Silva. (3) RUOFF, A L. Introduction to materials science. (4) HIGGINS, R.A Propriedades e estruturas dos materiais de engenharia. São Paulo, DIFEL Difusão Editorial S.A., 1982. Traduzido por Joel Regueira Teodósio e outros.
 

Clique para consultar os requisitos para PMT2419

Clique para consultar o oferecimento para PMT2419

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP