Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Politécnica
 
Engenharia Metalúrgica e Materiais
 
Disciplina: PMT2505 - Soldagem e Junção de Materiais
Welding and Junction of Materials

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
Conhecer os processos de união de materiais e a sua influência no desempenho das uniões.
 
Docente(s) Responsável(eis)
56524 - Sérgio Duarte Brandi
 
Programa Resumido
1)Processos, equipamentos e consumíveis para soldagem : Introdução; Terminologia correlata; Processos, equipamentos e consumíveis para soldagem: classificação dos processos de soldagem; exemplos de aplicação dos processos de soldagem. Processos de soldagem de materiais metálicos: Soldagem oxigás.; Brasagem e soldagem branda; Soldagem a arco: Física do arco elétrico; Equipamentos de soldagem.; Processos de soldagem com proteção gasosa: Processo de soldagem TIG (Gas Tungsten Arc Welding GTAW; Processo de soldagem MIG/MAG (Gas Metal Arc Welding GMAW);Processo de soldagem com eletrodo tubular.(Flux Cored Arc Welding FCAW); Processos de soldagem com proteção de escória: Processo de soldagem com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding SMAW), Processo de soldagem ao arco submerso (Submerged Arc Welding SAW); Processos de corte (à frio: corte com jato de água; à quente: oxicorte, corte com eletrodo de carbono, corte a plasma e corte a laser); Custos na soldagem.
 
Programa
1)Processos, equipamentos e consumíveis para soldagem : Introdução; Terminologia correlata; Processos, equipamentos e consumíveis para soldagem: classificação dos processos de soldagem; exemplos de aplicação dos processos de soldagem. Processos de soldagem de materiais metálicos: Soldagem oxigás.; Brasagem e soldagem branda; Soldagem a arco: Física do arco elétrico; Equipamentos de soldagem.; Processos de soldagem com proteção gasosa: Processo de soldagem TIG (Gas Tungsten Arc Welding GTAW; Processo de soldagem MIG/MAG (Gas Metal Arc Welding GMAW);Processo de soldagem com eletrodo tubular.(Flux Cored Arc Welding FCAW); Processos de soldagem com proteção de escória: Processo de soldagem com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding SMAW), Processo de soldagem ao arco submerso (Submerged Arc Welding SAW); Processos de corte (à frio: corte com jato de água; à quente: oxicorte, corte com eletrodo de carbono, corte a plasma e corte a laser); Custos na soldagem. Processos de junção de materiais cerâmicos: brasagem metal/cerâmica; TLP; laser. Processos de soldagem de materiais poliméricos: Processos envolvendo movimento relativo entre partes: Processo de soldagem por ultra-som., Processo de soldagem por atrito, Processo de soldagem por vibração linear; Processos envolvendo aquecimento externo: Processo de soldagem por placa quente, Processo de soldagem por gás quente, Processo de soldagem por implante resistivo ou indutivo. Escolha do processo de soldagem ou junção. 2) Fundamentos de junção de materiais: Soldabilidade de materiais; Materiais de base; Fundamentos de soldagem de materiais metálicos: Transferência de calor na soldagem. Solidificação da poça de fusão. Defeitos na junta soldada. Aplicação em alguns materiais metálicos : Soldabilidade dos aços carbono e baixa liga, Soldabilidade dos aços inoxidáveis e Soldabilidade do alumínio e suas ligas. Fundamentos da junção de materiais cerâmicos. Fundamentos da junção de materiais poliméricos. 3) Qualidade e produtividade na soldagem: Ensaios não-destrutivos. Simbologia de soldagem e ensaios não-destrutivos. Qualificação de procedimentos de soldagem e de soldadores/operadores. Automação em soldagem.
 
Avaliação
     
Método
Provas
Critério
MF = (P1 + P2 + P3)/3
Norma de Recuperação
- Prova escrita na primeira semana de aula do semestre posterior ao oferecimento da disciplina
 
Bibliografia
     
Livro texto: “Metalurgia e processos de soldagem”, coord. Emílio Wainer, S.D. Brandi e Fábio D. Homem de Mello, Editora Edgard Blucher, 1992.

Outras bibliografias:
1.Welding Handbook. American Welding Society (AWS), 8a. edição, vol. 1, 2 3 e 4, 1991.
2.Welding, Brazing and Soldering, ASM Metals Handbook, vol. 6, 9a. edição, pg. 21 “Principles of joining metallurgy” e pg. 823 “Weld discontinuities”, 1995.
3.“Lincoln Procedure Welding Handbook”, Lincoln Electric Co, 1987.
4.“Metallurgy of welding”, J. F. Lancaster,
5."Welding Metallurgy”, Linnert, vol2, AWS, 1967.
6."Joining plastics in production", M.N.Watson, The Welding Institute, 1988.
7.Engineered Materials Handbook, ASM, vol 3 pg. 1-150 e vol 4 pg. 477-546, 1990
8.“Welding Metallurgy'”, Sindo Kou, 2a. edição, Editora: Wiley & Sons, 2002.
9.“Welding Metallurgy and weldability of stainless steels”, John C. Lippold and Damian J. Kotecki, Editora: Wiley & Sons, 2005.
10.“Bases métallurgiques du soudage”, H. Granjon,Ed. Eyrolles, 1991.
11.Revistas especializadas da área e de áreas conexas.
 

Clique para consultar os requisitos para PMT2505

Clique para consultar o oferecimento para PMT2505

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP