Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Escola Politécnica
 
Engenharia Metalúrgica e Materiais
 
Disciplina: PMT2513 - Materiais para Aplicações em Altas Temperaturas
Materials for High Temperature Applications

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2003 Desativação:

Objetivos
Os principais objetivos do curso são: Discutir os fenômenos que ocorrem em altas temperaturas nos materiais; Apresentar as principais classes de materiais utilizados em altas temperaturas e Discutir aplicações e alguns casos de falhas de componentes em altas temperaturas.
 
Docente(s) Responsável(eis)
2085124 - Angelo Fernando Padilha
 
Programa Resumido
1. Breve revisão dos mecanismos de deformação plástica e de endurecimento. 2. Os ensaios de fluência (creep test), de ruptura por fluência (stress-rupture test) e de relaxação de tensão. 3. O fenômeno de fluência.4.Outros fenômenos importantes em altas temperaturas. 5. Principais classes de materiais utilizados em altas temperaturas.
 
Programa
1. Breve revisão dos mecanismos de deformação plástica e de endurecimento. 2. Os ensaios de fluência (creep test), de ruptura por fluência (stress-rupture test) e de relaxação de tensão.3. O fenômeno de fluência.3.1 A curva de fluência.3.2 Os principais mecanismos e equações envolvidos em cada estágio da curva de fluência.3.3 Fratura em fluência.4. Outros fenômenos importantes em altas temperaturas.4.1 Estabilidade microestrutural.4.1.1 Engrossamento da microestrutura (Ostwald ripening).4.1.2 Precipitação de fases intermetálicas.4.2 Oxidação.4.3 Carbonetação 4.4 Corrosão a quente (hot corrosion).4.6 Fadiga térmica.4.7 Resistência ao choque térmico.5. Principais classes de materiais utilizados em altas temperaturas.5.1 Aços inoxidáveis.5.2 Superligas à base de níquel, cobalto ou ferro.5.3 Metais e ligas refratários.5.4 Cerâmicas avançadas.5.5 Recobrimentos (coatings).6. Alguns exemplos de falhas de componentes em altas temperaturas.
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas com auxílio de audiovisuais, seminários e discussões.
Critério
Média aritmética (M) de uma prova (P), uma nota de seminário (S) e uma nota de trabalho em grupo (T): M = (P+S+T)/3
Norma de Recuperação
1 (uma) prova
 
Bibliografia
     
1.S. D. Antolovich e outros(Eds.); Superalloys 1992. TMS, Warrendale (USA), 1992.2. A. F. Padilha e L. C. Guedes; Aços Inoxidáveis Austeníticos. Editora Hemus, São Paulo, 1994. 3. D. W. Richerson; Modern Ceramic Engineering - Properties, Processing and Use in Design. Marcel Dekker Inc., New York, 1992.4. S. W. Whang e outros (Eds.); High Temperature Aluminides & Intermetallics. TMS, Warrendale (USA), 1990.
 

Clique para consultar os requisitos para PMT2513

Clique para consultar o oferecimento para PMT2513

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2017 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP